domingo, 18 de agosto de 2013

Lições de Vida Salmos 11



Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 11
O Senhor é forte refúgio
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Você já teve que apaziguar uma briga entre você e você mesmo? Você já viveu uma guerra entre a razão e a emoção? Você já teve uma experiência entre o pensamento e o sentimento? Quando a razão ou a mente dizia uma coisa e o coração e a vontade dizia outra? Davi descreveu sua acirrada guerra contra si mesmo. Ele lutou contra a vontade do coração de confiar nas próprias forças humanas e desconfiar de Deus. Seus sentimentos queriam depender de meios indiretos para sua própria segurança e perigo. Ele declara em Salmo 11:1 resolutamente que seu refúgio é o Senhor, mas sua alma diz para fugir a outro refúgio. A fé é testada, provada quando se tem oportunidade de agir contrário a ela. Ninguém nunca adulterou sem oportunidade de adulterar. Ninguém nunca mentiu sem ter necessidade. Ninguém transgrediu o sábado se nunca foi pressionado a trabalhar nele, etc, etc. É diante de uma mulher sedutora que alguém prova que é fiel. É perante um risco de falar a verdade que alguém mente. É diante de uma oportunidade boa de emprego onde exige trabalhar no sábado que terás de revelar fidelidade a Deus. A situação de desespero dá lugar a uma guerra entre a vontade carnal e a mente espiritual. Quem nunca se refugiou em Deus nunca travou ou travará tal guerra descrita por Davi. Quando surge a oportunidade, a vontade diz uma coisa, mas a mente firmada na Palavra de Deus diz outra. Se isso já aconteceu com você, quem venceu? Você fez a tua vontade ou a vontade de Deus?

Os princípios são bases para a vida de harmonia e felicidade, de paz e alegria. No salmo 11 Davi reconhece que os fundamentos de sua sociedade ruíram. O que ele diria sobre a nossa sociedade, se ele visse que o século XXI é marcado pelo divórcio? O que diria em nosso tempo quando a corrupção moral se tornou comum e a moralidade se tornou banal e por isso cresce acentuadamente a imoralidade social e sexual? O que ele diria se visse o cristianismo atual em acelerada decadência em cada nova igreja que surge no Planeta? Em nossa cultura somos levados a pensar que seguir princípios bíblicos levam ao fracasso. Muitos creem não valer a pena seguir o que a Bíblia diz; quem o faz não vence no vestibular, no mercado de trabalho, etc. Por isso os fundamentos da sociedade atual estão mais destruídos que os fundamentos da época de Davi. A violência descrita no verso 2 é pior hoje do que as flechas atiradas às ocultas pelos ímpios aos retos de coração. A luta de Davi consigo mesmo cessou apenas quando ele depositou toda sua confiança em Deus. Ele nos ensina que é preciso crer e depender da soberania de Deus quando os fundamentos estão destruídos (v. 4). É preciso conhece a Deus e Seus sentimentos (v. 5). É preciso aguardar com expectativa pelo juízo divino sobre o mal (v. 6); e, esperar com paciência a recompensa dos fieis, justos, que buscam o favor de Deus. Vale a pena confiar nEle ainda que todos os sentidos digam o contrário!

O pecado é o que é porque Deus não é só amor, é também justo e ama a justiça. O salmo 11 não um daqueles que inspiram quando estamos deprimidos, é um salmo que nos inspiram temor e reverência diante de um Deus intolerante com o pecado. Se Deus não fosse quem Ele é, o pecado não resultaria em problema aos pecadores impenitentes no dia do juízo. Antes que aprendamos o evangelho, é imprescindível que saibamos quem é Deus e como Ele considera o pecado. O versos 5 e 6 sugerem que aquela famosa frase “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador” deveria ser revista, repensada. O texto diz assim: “Iahweh examina o justo e o ímpio, Ele odeia quem ama a violência: fará chover, sobre os ímpios, brasas, fogo e enxofre e vento de tempestade, é a parte que lhes cabe” (BJ). Você entendeu o que dizem estes versos? Você entendeu que Deus é justo? Você entendeu que é que Deus ama e o que odeia? O verso 7 termina dizendo que “os corações retos contemplarão a Sua face”. Os de coração reto são aqueles que, ao ir à igreja não vão para reparar e ficar fofocando dos outros, mas para buscar ao Senhor em Seu santo templo (v. 4). Os retos são aqueles que são provados por Deus e permanecem ligados à justiça de Cristo Jesus, que preservam a fé mesmo num século sem fundamento moral nenhum. Convido você a buscar a face de Deus agora para poder ver a face de Jesus quando Ele vier fazer justiça e recompensar os justos.

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...