sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Lições de Vida Leia na Bíblia- Jó 37


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 37
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Quem acha que sabe tudo pode ser que não sabe nada! Quem confia em sua sabedoria está fadado ao fracasso. Eliú deveria ter reconhecido o mesmo que Luis Fernando Veríssimo reconheceu: “Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos nem suas vãs filosofias”, pois suas palavras são tão loucas como foram vãs as filosofias dos “sábios” amigos de Jó. Seu discurso foi o mais longo, porém foi vazio, repetitivo e prolixo. Em Jó 37 Eliú desejava que Jó, um homem de Deus, consagrado, dedicado ao Seu serviço, refletisse sobre a grandeza de Deus e sobre as maravilhas da natureza. Ele usava todos os recursos retóricos para humilhar Jó; Eliú queria que Jó soubesse quão pouco sabia, mas respeitasse o seu conhecimento acima do dele (vs. 14-15). Claro que tem coisas certas que Eliú disse; por exemplo, ele disse que “não podemos compreender o Todo Poderoso, o Deus de grande poder” (vs. 23 [NTLH]); conquanto, não é por causa disso que alguém possa distorcer a teologia. Neste capítulo termina a série de diálogos dos quatros “amigos”, todos tentando entender o que levou Jó ao sofrimento; eles ofereceram várias respostas. No entanto, em nenhuma de suas explicações se faz menção do diálogo de Deus com Satanás. Ninguém sabia de nada a respeito deste diálogo! Desta forma, se tem uma lição que fica clara para o leitor é que nenhum ser humano, por mais sábio ou intelectual que seja, por mais piedoso e consagrado que seja, sabe tudo; mas Deus sabe!

Há apologistas que defendem uma teologia incompleta; portanto, imperfeita. Se apegam a ela e considera errado todos quantos discordarem deles. No entanto, teologia incompleta tem colocado a reputação de Deus em risco. Em sua teologia, Eliú não admite um Deus que permite que o íntegro, o puro, sofra e julga que Deus não respeita os sábios de coração (Jó 37:22-24). Diante de uma teologia distorcida, Jó aguarda por informação adicional. Sendo que ele não possuía todas as informações ele as buscava em Deus, esperava nEle, anelava uma revelação do próprio Criador. Desta forma, Jó representa a todas as pessoas que foram apanhadas na história entre a cruel realidade e a falta de total revelação dos propósitos de Deus e mesmo assim permaneceram fieis. Aqui entram os numerosos mártires que não só perderam tudo, e não só viram a destruição de filhos e cônjuges por causa da fé, mas perderam a própria vida por não negar o compromisso com Deus. Mesmo sob a pressão de pessoas que se diziam sábias, ou que impressionavam com sua pompa política ou mesmo que se vangloriavam de sua teologia, os mártires não abriram mão do que criam. Estes ficaram sem respostas aqui, mas serão esclarecidos no Céu. Da mesma forma que Deus se revelou a Jó, se revelará a todo aquele que sofreu ou descansou através dos martírios. Até aqueles que não morrerem, se Deus quiser Ele pode se revelar ao sofredor, como se revelou a Jó, se assim achar necessário! A lição é, espere por Deus e você nunca será decepcionado!

A teoria é importante, mas a prática é melhor para facilitar a compreensão da teoria. Jó 37 é o último capítulo de discursos humanos. É a última fala de Eliú. Ele exalta a Deus, pelo menos em teoria, ainda que diz que treme diante dEle (v. 1). Parece que Deus esperava o momento certo para entrar na conversa dos cinco amigos. Parece que Deus esperava uma certa maturidade para se revelar a Jó, o que fará no capítulo seguinte. Ainda que teoricamente, Eliú fale sobre Deus, Ele destaca algumas verdades que Jó irá experimentar na prática. Tais verdades merecem a tua e a minha atenção:
1. Deus é super poderoso, Ele é especialista em situações complexas e impossíveis.
2. As coisas que Deus faz na natureza está além da compreensão humana, Ele não só faz o impossível, mas muito do que Ele faz é impossível à compreensão da mente finita.
3. Deus é Majestoso, Todo-poderoso, tremendo, magnífico, perfeito em conhecimento; Ele, somente Ele, pode operar grandes maravilhas na vida humana como opera na natureza!
Você conhece a Deus na teoria ou na prática? Você estuda a Bíblia para obter informações sobre Ele ou você passa tempo com Ele para se relacionar e conhece-Lo melhor? Ore a Ele, confie tua vida a Ele, creia que Ele, além de saber todas as coisas, pode fazer qualquer coisa. Entregue teu caso a Ele, por mais complicado, complexo ou impossível que pareça. Você vai se maravilhar com o resultado!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...