terça-feira, 20 de agosto de 2013

Lições de Vida - Salmos 13

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 13-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A angústia faz brotar orações mais íntimas da alma humana. A dor é um dos meios mais eficazes de levar pessoas a busca mais intensa por Deus. O sofrimento aproximou mais gente de Deus que a alegria e a felicidade. Quanto mais tensas as aflições, mais as pessoas sentem a necessidade de Deus. Embora Davi sempre se dedicasse a Deus, nas suas horas mais escuras sua busca por Ele foi mais intensa. O salmo 13 é quando ele abre sua alma ao Senhor. Suas palavras indicam súplicas a Ele quando sua alma está se afogava no mais profundo e tenebroso mar de angústias. Sua atitude é exemplo de como age um crente quando parece demorar a ajuda de Deus. A preocupação não é se Deus o rejeitou, mas até quando terá de esperar por Sua resposta (vs. 1-2). Após despejar uma enxurrada de fortes emoções, de dores profundas e aflições intensas devido a situação de perseguição de inimigos, ele ora a Deus (vs. 3-4). Ele se ergue das cinzas das tristezas e faz três súplicas: “olhe”; “ouve-me”; e, “ilumina-me os olhos”. Isso mostra que Davi não estava acomodado, ou que pedia libertação sobrenatural somente com a ação divina. Ele queria que Deus lhe mostrasse o quê fazer. Sua atitude não é de orgulho, arrogância ou vaidade espiritual, mas humildade; ele leva a Deus suas angústias crendo que só Ele sabe o que fazer nas horas mais difíceis. A lição é: Confie em Deus, pois certamente cantarás louvores a Ele quando Ele agir em tua vida (vs. 5-6).

O desespero toma conta de alguém que, em meio ao sofrimento perde a esperança. Até um fiel servo ou ministro de Deus, em certos momentos da vida, se desespera profundamente. Isso não é errado, errado é ignorar Deus, desprezá-Lo e afastar-se dEle quando nunca deveria ter feito. Leia o Salmo 13! Olhe Davi, veja-o envolto nas mais densas tristezas, em duras perseguições e nos mais fortes ataques físicos e psicológicos. Embora aflito, aparentemente falando ao ar ao tentar comunicar-se com Deus, ele expressou confiança no constante amor divino (vs. 1-5). Davi confiou na fidelidade do amor de Deus. O servo de Deus confia nas promessas divinas, ainda que demorem cumprir-se. Ele sabe que não importa quão complexo sejam os problemas que lhe envolvem. Por conhecer a Deus, sabe que Ele preza pelos que se entregam a Ele e tomam posse da salvação (v. 5). Só conhece o coração compassivo, benigno e fiel de Deus quem passou tempo com Ele. Só quem já aceitou a salvação, entregando-se completamente a Deus, que sente segurança nEle quando nada mais é seguro. A experiência de quem já está salvo, pode levar a momentos indesejados na vida, até ao vale da depressão; em contrapartida, do desespero se ergue apoiando-se na plenitude da oração, a qual lança o indivíduo ao alto para louvar a Deus com uma canção (v. 6). Amigo, não fique aí chorando, depressivo; apoie-se na oração para que sejas lançado ao monte da adoração!

A vida só é miserável para quem não tem Deus como Seu auxílio, ajudador e salvador. Alguém disse que “Quem tem Deus tem tudo; mas, quem tem tudo e não tem Deus, não tem nada”. Davi, longe de casa, perseguido, escondendo-se em lugares insalubres, dormindo ao relento na areia do deserto, suplicando a Deus, encontrou certeza, a qual acalmou seu coração aflito (confira detalhes no Salmo 13). Do vale da depressão e da sombra da morte (v. 3) ao confiar em Deus, sua alma reviveu, a esperança renasceu e com coração agradecido, prometeu que elevaria a Ele uma canção. “Cantarei ao Senhor, pois me tem feito muito bem” disse ele. Compare o verso 1 com o verso 6. Veja que a oração, a fé, a certeza e a esperança de quem confiam em Deus é a melhor solução para a depressão do que propõem quaisquer indústrias farmacológicas. O texto não se refere a autoajuda – filosofia da qual as prateleiras das livrarias estão abarrotadas –, mas de ajuda do alto, do Deus todo poderoso, o Qual é Soberano sobre o Universo e amoroso com Seus servos. Davi, em meio ao emaranhado de problemas complexos, disse a Deus: “Meu coração se alegra na tua salvação” (v. 5). O objeto da alegria do cristão não depende da situação, mas da salvação. A palavra salvação é ação libertadora identificada pelo próprio nome do “Salvador” Jesus Cristo. Apenas depois de salva, uma pessoa exulta em meio à situação difícil, certa que Deus está agindo no sentido de fazer-lhe o bem (Romanos 8:28).

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...