sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 37


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 37
Comentários do Pastor: Koot van Wyk
Eliú, finalmente, chega ao fim de sua longa conversa. Ele compreende a Deus com uma visão praticamente panteísta.

Eliú é abalado pelas tempestades e a presença de Deus nelas. Ele diz: “Ouça o trovão de Sua voz majestosa, a qual sai da sua boca”. Sua luz ou seus raios vão até os confins da terra. Ele faz coisas grandes e maravilhosas que nós não conhecemos, mas a Sua voz será ouvida (vv. 1-5). Eliú diz que toda vez que chove, é porque Deus ordena. Se houver neve, é porque Deus enviou (versos 1-6). Algumas pessoas (chamadas deístas) acreditam que Deus pôs para funcionar o relógio das leis naturais e, em seguida, deixou a terra entregue a essas leis. O panteísmo diz que cada trovão é a voz de Deus.

Para Eliú, o potencial de saber que existe um Criador está na mão de cada ser humano. Negar a Sua existência é tolice. Eliú está certo nesse ponto.

A seguir, Eliu elabora um novo tema. Ele quer que Jó considere as maravilhas de Deus (versículo 14). Ele pergunta: Você conhece as ações de Deus? Você sabe como a luz da tempestade aparece? Sabe das maravilhas daquele que é perfeito em conhecimento? Você sabe como a terra é mantida quente e porque roupas são necessárias no inverno? Foi você que espalhou os céus? Onde você estava, Jó, quando Deus fez tudo isso? (Versos 15-18).

Então Eliú faz algumas observações muito cínicas: “Fora de nosso alcance está o Todo-poderoso, exaltado em poder; mas, em sua justiça e retidão, não oprime ninguém” (v. 23, NVI). Por traz das palavras de Eliú, não se pode deixar de ouvir a voz de Sataná. Os argumentos da rebelião no Céu são repetidos aqui na terra através da seguinte observação cínica acerca de Deus “por isso os homens o temem” (versículo 24). A última observação cínica de Eliú, similar ao pensamento de Lúcifer no céu o qual, depois, tornou-se Satanás aqui na Terra, “Ele não dá atenção a nenhum sábio de coração”, certamente não é bíblica.

Satanás usou a esses amigos de Jó, mas agora a máscara de Satanás cai e o próprio Deus irá entrar na conversa.
Querido Deus,

De repente sentimos que por vezes os amigos não são nada mais do que instrumentos de Satanás. As experiências amargas pelas quais passamos fazem com que a máscara de Satanás caia e passemos a vê-lo como ele realmente é. Nós amamos nossos amigos, mas não queremos nenhuma parceria com Satanás. É a você que procuramos. Amém.

Koot van Wyk

Universidade Nacional Kyungpook

Sangju, Coreia do Sul

Traduzido e adaptado por JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...