quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lições de Vida - Salmos 14

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 14-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Como você se porta diante da vida? O que você pensa de ti mesmo? O que você pensa que os outros pensam de você? O que realmente eles pensam? O que Deus pensa de você? O Salmo 14 revela quatro tipos de atitudes, que representam quatro tipos de comportamentos diferentes. Veja só:

1. O SER HUMANO NÉSCIO: Como o néscio se comporta? (vs. 1-2):
a) Ele revela tolice, ignorância e incredulidade em suas palavras;
b) Ele promove a tolice, a ignorância e a incredulidade na sociedade;
c) Ele conduz a maioria a crer em suas vãs filosofias e teorias loucas.

2. O SER HUMANO CORRUPTO: Como o corrupto age? (vs. 3-4):
a) Pratica a impureza, a imoralidade que os tornam imundos perante Deus;
b) Come sem orar antes das refeições como os iníquos, transgressores da lei;
c) Vive na iniquidade, longe de Deus e de Seus princípios.

3. O SER HUMANO TEMEROSO: Como vive o temeroso? (vs. 5-6):
a) Age com medo, pavor de Deus e não por amor e respeito;
b) Faz o bem que deve fazer por obrigação, por medo de ir ao inferno;
c) Ignoram os pobres e necessitados ajudando-os a caírem em desespero.

4. O SER HUMANO QUE TEM FÉ: Como é o servo fiel de Deus? (v. 7):
a) É liberto do pecado para alcançar vitória sobre o mal;
b) É alegre e feliz independente das circunstâncias;
c) É próspero no aspecto físico, social e espiritual.
Com qual tipo você se identifica mais? O que você precisa para ser um homem ou uma mulher de fé?

Não importa quem és, algum dos 150 salmos se encaixa a tua situação. Há salmos para todos os gostos, alguém disse: Tem salmo até para ateu: O salmo 14. Não creio que o ateu iria gostar deste salmo, pois o onisciente Deus não faz rodeios quando, em Sua Palavra chama o ateu e o incrédulo de ignorante, ingênuo, tolo, insensato, néscio... Neste salmo Deus vai ao coração, à alma, ao íntimo do ser do ateu. E, a resposta divina para o ateísmo não é um problema mental, é um problema moral. Não é que alguém não possa crer em Deus, a questão é que alguém decide não querer crer nas evidências de Sua existência. O Raio X divino revela que o ateu desfruta, deleita-se e prefere se aprofundar no pecado do que buscar evidências de Deus (vs. 1-2). Seu problema não está na cabeça, mas no coração, no gosto pelo pecado, no prazer da imoralidade. Infelizmente Satanás tem levado alguns pregadores a crerem a religião não é emoção; então, se prega ao intelecto humano, quando na verdade deveria ser pregado ao coração. Porém, só se alcança o coração o sermão que houver sábia combinação divina do intelecto com o coração. A verdade é que a verdade nem sempre convence os céticos;, é preciso apelar à emoção com sabedoria para ganhar-lhes o coração. Há dois tipos de ateus, o declarado e o prático. O declarado assume sua crença de que Deus não existe; já o ateu prático acredita na existência de Deus, mas vive como se Ele não existisse. O que o Raio X de Deus revelaria sobre você?

Quando alguém chama o outro de néscio, tolo ou insensato é uma coisa, mas quando Deus chama deve dar-Lhe atenção. O néscio satírico pensa que o pecado é uma piada e zomba dele. O néscio secular não tem suficiente juízo para saber que o dinheiro ou as riquezas ou mesmo as boas obras não podem comprar a salvação de sua alma (Leia mais detalhes no Salmo 14). O insensato ou tolo não ora a Deus, confia em si mesmo; humilham os justos, são arrogantes, estúpidos e cruéis. Eles, porém, precisam saber que o juízo de Deus, algum dia os subjugará (v. 5), pois Deus vigia e guarda àqueles que Lhe pertencem (v. 6). Os fieis anelam, sonham e esperam pacientemente o dia em que o Soberano Senhor do Universo venha com poder resgatar a Seu povo (v. 7). No tempo do fim a perversidade e crueldade entre os seres humanos aumentarão intensivamente. Poucos serão os justos e tementes a Deus, pois eles não perderão as esperanças nAquele que cumpre o que promete. Deus favorecerá àqueles que o buscam com fervor. O juízo divino será em prol dos fieis, para libertá-los da opressão causada pela pressão dos incrédulos. Essa esperança nos motiva a continuar esperando unicamente em Deus, nosso Salvador e Redentor. Essa esperança reaviva nossa paixão pela Palavra que reforma nossa vida totalmente! Se é isso o que você quer, vive hoje intensamente esta esperança! Deixe-se moldar por ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...