quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Lições de Vida - Salmos 21


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 21-#rpsp

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Há quem não consegue cantar; não celebra a salvação, não louva a Deus. Parece que nunca obtivera vitórias de Deus; pois, até mesmo todo um exército vitorioso de uma guerra irrompe em canção – nem que seja o Hino Nacional de sua nação. Disse Philip Yancey de alguns cristãos que, “alguns de nós parecemos tão ansiosos em fugir do inferno que nos esquecemos de celebrar a nossa viagem para o Céu”. O Salmo 21 tem verdades importantes: Davi, depois de enfrentar lutas em sua caminhada com Deus e alcançar a vitória em sua jornada rumo à morada celestial, celebra, canta e exalta a força do Senhor; ainda convoca outros a cantarem e a louvarem o poder de seu Deus (vs. 1, 13). Você já recebeu alguma coisa de Deus? Ele já respondeu alguma de tuas orações? Já te deu algo de que não merecias? Então cante louvores a Ele! Merrill F. Unger oferece-nos uma visão cristológica deste salmo, diz que no salmo “Prevê-se a glória majestosa de Cristo, 1-7, e celebra-se sua vitória sobre seus inimigos, 8-12. Então o Israel redimido cantará um hino, 13”. Se rei ou não, quem confia no Senhor e em Seu amor nunca vacilará (v. 7), mas sempre cantará e louvará o poder do Salvador (v. 13). Cante, louve, exalte, glorifique, adore, honre e celebre o Deus que age, que salva, que liberta e concede vitória a todo aquele que nEle confia!

Há um contraste entre quem busca a Deus e quem O ignora. O futuro de um é bom; do outro, ruim. Para quem confia em Deus há vida eterna; mas para quem O ignora há um fim eterno, morte sem volta. O salmo 21, depois de mostrar que aquele que procura o favor divino será abençoado, terá sucesso e uma coroa de ouro fino (v. 3), vida longa (v. 4), glória, honra, majestade (v. 5) e satisfação na presença de Deus (vs. 6-7) passa a contrastar com o fim dos que ignoram o favor dos Céus. Diz o salmista que os inimigos dos filhos de Deus e, consequentemente, também de Deus, serão capturados e aniquilados (vs. 8-12). Nenhum deles restará; quem aborrece a Deus não ficará impune. O juízo é fogo que consome – não como dizem os deturpadores da doutrina do inferno alegando ter vida no inferno. Não importa o que façam os maus para se escaparem “O Senhor os devorará na Sua indignação, e o fogo os consumirá” (vs. 9). Deus destruirá a semente do mal para sempre; quem preferir o pecado ao perdão terá sua posteridade destruída da face da Terra (v. 10). Não haverá escape para ninguém que pratica o mal (vs. 11-12). Alguém sabiamente afirmou: “Se o inferno fosse um lugar assim como muitos pseudo-teólogos dizem em seus sermões, a Bíblia estaria se contradizendo; o inferno não é um lugar, o inferno será um evento”. A Bíblia fala da destruição total dos pecadores que não buscarem solução real para o problema e as consequências do mal.

Agradecer a Deus depois de responder uma oração é dever de todo cristão. Louvor é expressão de gratidão pela resposta obtida da oração. A gratidão gera adoração em quem reconhece Deus como Autor das respostas de petições. Ellen G. White insta a cada cristão: “Cultivai a gratidão. Louvai a Deus pelo Seu admirável amor em dar a Cristo para morrer por nós. Nada lucramos em pensar em nossas mágoas. Deus convida-nos a meditar na Sua misericórdia e no Seu amor incomparável, a fim de que sejamos inspirados com o louvor” (A Ciência do Bom viver, pág. 492). No Salmo 21 Davi, na composição desta canção, agradece a Deus por responder sua oração. Deus lhe deu vitória sobre seus inimigos. Esse Salmo é uma resposta de gratidão ao salmo 20 no qual se eleva a Deus petições do coração. Assim, quem ousa orar deve ousar agradecer. Deus concede os desejos do coração do rei (21:2-12) e o rei concede a Deus a devoção de Seu coração (vs. 1, 13). Aprenda com Davi, faça uma aliança com Deus; diga-Lhe:
Cada vez que perceber uma necessidade, que eu expire uma petição, não reclamação!
Cada vez que perceber a necessidade em alguém, que eu interceda em oração!
Cada vez que perceber pecado em meu coração, que eu pratique a confissão!
Cada vez que perceber pecado do meu irmão contra mim, que eu conceda o perdão!
Cada vez que perceber a Tua mão na direção, que eu exulte em adoração!
Cada vez que perceber Tuas bênçãos, que eu expresse gratidão!!!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...