sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lições de Vida - Salmos 2

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 2
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Até quando o mal dominará a política, a sociedade e os lares humanos? Até quando sofreremos injustiças, roubos e explorações dos outros? Leia o salmo 2, o qual pode ser dividido em quatro partes como segue:
1. O plano dos governadores do mundo em rebelar-se contra o Ungido do Senhor (vs. 1-3).
2. O plano do Deus Soberano do Universo, Ele reage confiantemente e estabelece o Seu Rei sobre Sião, Seu santo monte (vs. 4-6).
3. O Ungido de Deus reina, repete as promessas divinas e dominará por completo o mal, eliminando-o inteiramente para sempre do Universo (vs. 7-9).
4. O ungido apela aos pecadores de todas as classes a mudar de atitude, deixar de servir ao pecado, ao orgulho e às vaidades para servir a Deus (vs. 10-12).
A última parte do salmo aconselha os reis a curvarem-se diante do Rei do Universo caso queiram ser bem-aventurados, felizes. Esta última parte deixa bem claro que não só os grandes políticos da Terra, mas todas as nações deverá estar atreladas à obediência ligada a eleição de Deus e às Suas promessas a Davi e sua descendência, que chega até Jesus (Isaías 9:6-7; 11:1-10; Amós 9:11-15 e Miqueias 5:1-5). Deus enviou Seu Filho para nos libertar do meio de nossos terríveis pecados! Quer ser feliz? Deixe Jesus reinar em teu coração! Uma mensagem profunda alcança profundamente o coração humano e não o deixa como está. A verdade liberta!

Rebeldia, rebelião, retaliação, confrontação contra a justiça, terá fim? Uma conferência mundial do mal se reúne e alguém pode fazer alguma coisa para impedir da maldade proliferar na sociedade? O salmo 2 inicia revelando a conferência mundial do mal, que historicamente aponta ao ataque dos perversos contra Davi, o ungido do Senhor; em sua essência, esse ataque era ao próprio Deus que escolhera Davi como Seu representante na Terra; no entanto, do ponto de vista profético, os ímpios se unem contra Jesus Cristo, o Messias, o Ungido de Deus e a Sua igreja. Forças mundiais apostatadas levarão os poderes administrativos do mundo a se unirem numa causa comum, movendo guerra contra o povo de Deus. Para guerrear contra Deus, os ímpios promovem uma guerra contra Seu povo. O salmo 2 é a base para Apocalipse 19:15. A expressão “Ele as governará com cetro de ferro” pode ser mal compreendida se interpretada que Cristo governará de modo impiedoso sobre os impenitentes. Olhando atentamente para o contexto do salmo, primeiro Deus apresenta o comportamento padrão do mundo (vs. 1-3), depois envia Seu Filho, o Ungido (vs. 4-9), antes de julgar as nações rebeldes, irá aconselhá-las (vs. 10-12). Assim, a verdadeira prisão que encerra as pessoas, são elas mesmas; as quais precisam libertar-se de sua tacanhez de coração e de julgamento. Deus liberta, não aprisiona; o pecado aprisiona, não dá liberdade. Deixe Deus reger a tua vida e sejas verdadeiramente livre!

Quando a maldade e a injustiça prevalecem contra a bondade e a justiça na sociedade olhe com atenção às inspiradas palavras do salmo 2. Elas revelam a rebeldia dos perversos, os quais se unem para resistir à maravilhosa vontade de Deus (v. 1); o coração deles vive em plena loucura, rebelando-se contra a única solução sobre-humana provida pelo Céu (v. 2). Os perversos enxergam a religião negativamente, creem que ser religioso é estar preso à regras e mandamentos (v. 3). Porém Deus está vendo, Ele está no controle. Ele ri da rebelião e derramará sobre os rebeldes a Sua ira (vs. 4-5). Antes, porém, Ele declara Seu supremo plano: Entregar Seu precioso Filho, o Ungido, como Redentor, o Messias (v. 6). O filho de Deus é entronizado e recebe o domínio sobre todos os moradores do mundo (vs. 7-9). A partir daí há um convite a todos os moradores da Terra: Todos devem deixar-se ensinar por Cristo (v. 10); todos devem submeter-se à vontade dEle (v. 11); e, depositar toda esperança no Filho (v. 12) para que não serem esmigalhados com vara de ferro (v. 9, 12). Cristo é o refúgio contra a força destrutiva do pecado. Cristo é a proteção dos que deixam de confiar em si mesmos e passam a confiar nEle. Ele não é autoritário, que exige submissão absoluta; Ele é autoridade em solução quanto ao imenso e complexo problema do pecado. Assim, bem-aventurados são todos os que nEle se refugiam. O que você está esperando para render-se totalmente a Cristo?

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...