quinta-feira, 15 de agosto de 2013

RPSP-Salmo 8


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 8
Comentários: Pr Randy Roberts

Alguma vez você já se sentiu insignificante? Você consegue se lembrar das circunstâncias em que isso aconteceu? Eu posso. Uma vez, quando estava visitando o Museu Aéreo e Espacial de Washington, DC, assisti ao filme IMAX 3-D no telescópio espacial Hubble. A imensidão do espaço que eu vi quase me paralisou. Enquanto eu estava lá, sentado, tentando compreender a imensidão do universo, eu recordava constantemente as palavras do salmista: “Quando contemplo os seus céus, obra dos seus dedos, a lua e as estrelas que você fixou em seus lugares, pergunto: Que é o homem, para que você se importe com ele?”(Salmos 8:3-4, NIV).

Nós não sabemos as circunstâncias ou a situação em que Davi compôs esse Salmo. No entanto, à medida que o lemos, podemos imaginar que este Salmo tenha tomado forma em sua mente enquanto ele era ainda bastante jovem e tomava conta das ovelhas do seu pai. No deserto, à noite, sozinho, olhando para o céu cheio de estrelas, Davi deve ter se sentido bem pequeno, e percebido quão insignificante ele era. No entanto, ao perceber a sua insignificância, ele também percebeu a grandeza, a imensidão de Deus, e expressou isto neste Salmo.

Este é o primeiro Salmo unicamente de louvor, o primeiro hino, encontrado no livro de Salmos. Ele é singular entre os demais salmos de louvor porque dirige-se a Deus na segunda pessoa. [Obs. No original hebraico pode ser visto que foi empregada a segunda pessoa]

“Você estabeleceu a sua glória nos céus… (v. 1)

Você estabeleceu uma fortaleza contra os inimigos… (v. 2)

Você os coroou de glória e honra… (v. 5)

Você colocou tudo sob os pés deles” (v. 6)

Neste Salmo, por diversas vezes, o salmista dirige-se a Deus diretamente. Na verdade, este é o único hino em todo o Antigo Testamento, completamente voltado para Deus.

Este Salmo destaca uma verdade muito importante: quanto mais reconhecemos a grandeza de Deus, mais compreendemos a nossa finitude. E quanto mais reconhecemos a nossa “pequenez”, mais conseguimos compreender a “grandeza” de Deus.

“Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o Seu nome em toda a terra!” (Salmo 8:1, NIV).
Randy Roberts
Pastor Titular
Igreja da Universidade de Loma Linda
Traduzido por JDS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...