sexta-feira, 28 de junho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 2


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 2
Comentários do Pr. Koot van Wyk 
Neste capítulo, Satanás tem acesso ao céu, depois da queda de Adão e Eva, para conversar com Cristo (ver História da Redenção, p. 26). Se ele teve acesso ao céu, isso ocorreu na época de Abraão, época em que Jó viveu.

Desde que Satanás roubou este planeta, a Terra se tornou a única ovelha perdida, mas Deus está plenamente consciente do que vem acontecendo aqui. Ele conhecia Jó e o sofrimento e também a vitória dele sobre o sofrimento. Quando Deus, através de Cristo, perguntou a Satanás de onde ele viera, ele disse: "De andar de um lado para o outro e para cima e para baixo, na Terra." Ele estava muito ocupado projetando o mal e desastres, não apenas para Jó, mas para toda a humanidade.

Jó pertence a Deus, como nós também pertencemos a Ele. Deus estava orgulhoso de Jó e perguntou a Satanás se ele havia observado Jó, "homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal" (verso 3). Coloque-se na situação de Jó e aprenda de sua experiência. Deus permite que Satanás atue contra Jó, mas não o abandona. De fato, Deus enviou o seu Filho para vir e morrer por Jó, para que Jó possa viver, o que Ele também fez por todos nós, para que possamos viver. Por causa disso, todos os filhos de Deus e os anjos não caídos verão o amor de Deus e exultarão de alegria.

Séculos mais tarde, quando os rabinos Rashi e Ibn Ezra buscaram interpretar o versículo 4 [“Então
Satanás respondeu ao Senhor: ‘Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará
pela sua vida.’ ” ARA] eles não sabiam o que fazer com ele. A palavra que Moisés usou aqui não foi “pele”, mas a palavra egípcia "pôr fim". Satanás quer dizer que se Jó pudesse ser trazido próximo da morte, as bênçãos dadas por Deus mostrariam um resultado diferente. Por essa razão, Satanás queria que Deus lhe permitisse tocar a pele de Jó com uma doença (verso 5). Deus permitiu a Satanás fazer isso e também deixou que trouxesse desastres sobre bens de Jó, o que Satanás fez (versículo 7).

Satanás obteve apoio da esposa de Jó, que lhe procurou fazer crer que ele estivesse tão próximo da morte que ele deveria amaldiçoar a Deus e morrer. Isso seria o que hoje é chamado de "eutanásia", ou seja, levar alguém à morte para evitar o sofrimento. Jó recusou a sugestão de eutanásia de sua esposa (verso 10). Em seguida, os amigos de Jó, Elifaz, Zofar e Bildade vieram vê-lo. Chocados com o que viram, eles esperaram sete dias para falar a Jó sobre a causa de seu sofrimento.

Querido Deus,

Muitas pessoas inocentes estão sofrendo e Tu sabes porquê elas sofrem. Mas Tu também sabes que nada se compara com as bênçãos e dádivas que Tu lhes darás quando da Volta de Jesus e após. Inclua-nos, portanto, em seu reino de Graça. Amen.

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Trad JAQ/GASQ
Fonte: http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...