terça-feira, 18 de junho de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- Ester 2
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Fazendo uma reflexão mais profunda que uma mera leitura superficial em Ester 2, extraio algumas verdades que merecem a tua atenção: Primeiramente, a lição inicial de Ester 2 é que a raiva é inimiga da razão. Antes, num ato de raiva, o rei agiu impulsivamente; enquanto bêbado, expulsou Vasti de seu palácio para depois ter de sentir saudades dela. Quando a raiva passa, percebe-se a loucura de uma decisão impensada, cruel e precipitada. Sim, loucura. Bebedeira, raiva, orgulho, ressentimento, impulsividade, e coisas semelhantes a estas são todas oriundas do pecado, são princípios práticos preparados por Satanás às pessoas que não se rendem a Deus. O rei não voltou atrás em suas atitudes, não pediu perdão e não se arrependeu do que fizera ainda que estivesse, agora, tomado de saudades de sua esposa Vasti. O medo de ser humilhado, uma certa compreensão do perigo e a lei irrevogável dos medos e persas não permitiram ao mais poderoso rei de então tomar uma atitude nobre e sábia; entretanto, a forma de tentar resolver sua carência, foi seguir os conselhos dos mesmos que o fizeram expulsar a mulher que lhe era a razão de sua saudade. Enfim, quem se deixa levar pelos sentimentos e conselheiros sem sabedoria do Céu comete tantos erros quanto sejam possíveis. Tome cuidado, seja sábio, busque a verdadeira sabedoria nas inspiradas e sagradas letras da Palavra de Deus.

Tem algumas coisas a aprender do concurso de candidata a Miss em Ester 2. Uma sugestão dos conselheiros (v. 2); um concurso de beleza, muitas moças virgens (vs. 3-8), uma vencedora substituta de Vasti são relatados neste capítulo. No concurso, uma judia, Hadassa (Ester), está entre as enviadas a comparecer diante do rei. Jovem órfã, por'em criada pelo primo Mordecai, estrangeiro de Judá. Hegai, eunuco responsável pelo harém se agrada da beleza e simpatia de Ester e lhe mostra favor especial (v. 9). Ester foi escolhida pelo rei, porém ela mantém um segredo: sua nacionalidade (vs. 10-11, 20). Homens são atraídos pela beleza, a qual, creio eu, certamente se põe na mesa; porém, a maior e mais valiosa beleza é a beleza de caráter. Deus fez cada pessoa diferente uma da outra, cada um tem seu gosto, e foi Deus quem fez assim. Os feios para uns podem ser bonitos para outros. Outra coisa, nem toda beleza acaba; pois, ao meu ver, nem todos os idosos são velhos feios. Cada um preserva a sua beleza, baseada na forma em que cada um a encara. A beleza é determinada pelo padrão de cada pessoa; e, desejo que todos encarem a beleza do padrão do ponto de vista divino: há diversidades como as digitais dos dedos, porém toda pessoa é formada à imagem e semelhança de Deus, mesmo com distorções do pecado. Olhe no espelho e agradeça a Deus porque você foi criado parecido com Ele! Não se iluda com o padrão midiático, creia no padrão de beleza divina!

Quem é salvo por Deus está disposto a salvar a vida dos outros. Quem ama a Deus dispõe-se a amar até aqueles que não creem ou confiam em Deus. Quem dedica sua vida ao serviço do Deus do Universo busca justiça, promove o bem e não omite a verdade. Logo depois que Mordecai tornou-se oficial do palácio, salvou a vida do rei persa, embora ele fosse judeu (Ester 2:21-23). Um funcionário fiel a Deus será fiel aos homens; Mordecai, ao ouvir uma conspiração dos guardas do palácio para assassinar o rei Assuero, relatou tal informação a rainha Ester, a qual relatou ao rei. Consequentemente os dois guardas foram enforcados e todo o episódio devidamente relatado nos arquivos reais. Nos ouvidos de alguém comprometido com o que faz, a injustiça se torna justiça; a conspiração revelada se torna em uma conspiração relatada. Hoje precisa-se de gente disposta a promover o bem, a eliminar fofocas e acabar com as conspirações. Não se deve compactuar dos pecados alheios. Como diz uma frase já bem conhecida de Martin Luther King. Jr. "“O que preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. Precisamos de mais Mardoqueus nos dias em que vivemos. Não de mais rebelião, oposição e confrontos; mas de alguém sábio, que age num patamar mais elevado que a baixaria e a revolta da multidão. Tome uma atitude de lutar sabiamente pelo bem, dependendo da sabedoria de Deus!
 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...