sexta-feira, 21 de junho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Ester 5


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Ester 5
Comentários do Pr. Jean Boonstra
Vestida com o esplendor de uma rainha, Ester apareceu sem aviso prévio no pátio em frente a seu marido. O coração do rei ainda sentia afeição para com sua rainha, e ele estendeu o cetro em sua direção. A primeira parte do plano tinha sido bem sucedida: como foi permitido a Ester tocar o cetro, ela sabia que sua vida havia tinha sido poupada. Agora seu próximo passo seria procurar salvar seu povo.

Fiel ao seu caráter impetuoso, o rei oferece a Ester em voz alta, para que todos na corte ouçam, qualquer coisa, até a metade do reino. Ester tivera três dias para formular o seu plano e, em cumprimento do mesmo, humildemente convida o rei e Hamã para um banquete em sua residência.

Após uma refeição de luxo, o rei reafirmou sua oferta de conceder a Ester qualquer coisa que ela pedisse. Ester respondeu, então, com um convite para um banquete no dia seguinte.

Por que Ester não falou naquela mesma hora? Será que ela perdera a coragem? Possivelmente este segundo banquete fazia parte do seu plano. Ela precisava preparar bem o coração do rei porque o seu pedido seria ambicioso. Ela iria pedir ao rei para reverter um decreto irreversível, desistir de uma soma enorme de dinheiro, reconhecer que seu braço direito era um assassino manipulador, e ao mesmo tempo admitir que ela o havia enganado sobre sua origem durante os últimos 5 anos. Uma boa noite de sono e um pouco mais de tempo eram sua única esperança de suavizar o que ela tinha a certeza que seria um duro golpe.

Hamã saiu do banquete alegre. Mas, ao passar pelas portas do palácio, sua indignação se inflamou. Mordecai estava no seu posto e,destemido, não se curvou a ele. O orgulho de Hamã foi ferido e toda a alegria se desfez.

Hamã reuniu sua esposa e amigos e orgulhosamente gabou-se de seu poder, posição, riquezas e número de filhos [dez, cf 9:12, 14]. Ele lhes contou sobre o banquete e como a rainha não convidara ninguém mais a não ser ele e o rei para um segundo banquete no dia seguinte. No entanto, ele lamentou que nada disso importava, enquanto Mordecai vivesse. Seus amigos sugeriram que ele providenciasse que Mordecai fosse enforcado. Hamã voltou a sentir-se bem com a idéia e mandou que se fizesse imediatamente a forca.

Hamã era um homem orgulhoso, e sua maior fraqueza era a sua incapacidade de apreciar as coisas boas da vida por causa de uma única pessoa que o irritava: Mordecai.

Quantas vezes nos parecemos com Hamã! A maioria de nós somos imensamente abençoados, e ainda assim, permitimos que fatos isolados, grandes ou pequenos, nos impeçam de sermos felizes. Pensamos assim: serei feliz quando: concluir esta tarefa; encontrar a minha alma gêmea;  o câncer da minha irmã estiver curado;  eu ganhar dinheiro suficiente; a minha saúde melhorar…

As dificuldades da vida não deveriam nos impedir de sermos felizes e apaixonados por Deus agora. Uma vida unida a Cristo pode fazer-nos felizes, mesmo em meio a lutas e dificuldades – algo que o orgulho e as circunstâncias favoráveis jamais podem  proporcionar.

Jean Boonstra

Voz da Profecia

Trad JAQ/JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...