sábado, 8 de junho de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- Neemias 5
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Quando os problemas externos são resolvidos na obra de Deus, os problemas internos aparecem (Neemias 5:1-5). Durante as épocas de crises, os judeus mais ricos emprestaram dinheiro aos mais pobres e os exploravam com os juros; quando estes não pagavam o empréstimo, a propriedade era reavida a eles e os pobres se tornavam escravos dos ricos. Alguns princípios devemos extrair deste relato:

1. Toda vez que alguém estiver diante de uma situação em que pessoas são dependentes, ainda que todos afirmem ser cristãos, problemas internos aparecerão. Não que Neemias ou outro líder deixe algum furo, é que a natureza humana é corrupta, destrutiva e exploradora. Satanás ataca os relacionamentos na igreja, ele quer nos afastar da comunhão entres os irmãos. Ele quer destruir o povo de Deus!

2. Ninguém deve ignorar os conflitos internos: Você pode imaginar o que teria acontecido se Neemias não tivesse resolvido o problema interno? (vs. 6-13). Os conflitos internos que não são resolvidos podem agravar ainda mais a situação que os problemas externos.

3. É preciso repreender quem está com ideias equivocadas no meio do povo de Deus: Para isso é preciso estar preparado para lidar com emoções negativas de maneira construtiva, isso só pode acontecer equilibradamente sendo guiado totalmente pelo Espírito Santo. Se a ira não vier de Deus contra a injustiça virá do lugar errado e fará mais estrago do que bem!

Quando alguém fala com autoridade do Céu até a elite de uma nação ouve com atenção. É isso o que acontece com aqueles que, antes de falar com as pessoas fala com Deus, antes de se levantar contra os grandes da sociedade se ajoelham diante do maior ser do Universo. Perante a crueldade dos líderes do povo judeu, Neemias os repreendeu em uma audiência pública em que ordenou que os judeus mais ricos repusessem o que haviam tomado dos mais pobres (Neemias 5). A repreensão de um servo de Deus visa o arrependimento daqueles que alegam servir a Deus, mas O desonram com Suas atitudes (v. 9); então, o arrependimento invadiu o coração dos líderes da nação (vs. 12-13). Os ricos concordaram em fazer o que Neemias pediu. Arrependimento que não gera mudança de atitude é falso. Arrependimento sem conversão não agrada a Deus. Deus quer ver as pessoas com atitudes corretas, puras e nobres; e, isso só é possível mediante a ligação entre arrependimento e conversão. Você já teve uma experiência que ultrapassou a conversão até atingir a conversão? Você já deixou uma atitude errada por uma certa, ao ser confrontado por alguém enviado de Deus? Você é humilde para ser tão corajoso a tal ponto de mudar de atitude quando alguém te repreende para o teu bem? Você está disposto a abandonar o orgulho e a abrir mão de vantagens ilícitas ao ser confrontado por esta mensagem? Você deixa Deus moldar completamente o teu caráter?

Quem teme a Deus tem atitude diferente de quem não O teme muito. Ao ser promovido Neemias dá um excelente exemplo de como um servo de Deus comporta ao ser promovido (Neemias 5:14-19). Quando mais alto o posto, um servo de Deus é esmagado pela responsabilidade de representar Deus ao povo. Todo o bem que Neemias fez, ele o fez por causa de seu temor a Deus (v. 15). Como falta pessoas que temam mais a Deus nos dias atuais! Quem é sensível à voz de Deus se torna sensível à necessidade alheia, principalmente daqueles que sofrem injustiças (v. 18). O fato de existir muitas pessoas insensíveis às mazelas humanas se deve ao fato de não serem sensíveis à doce e amorosa voz de Deus. A estupidez revela o quanto o cristão não dedica tempo a Deus. Pessoas ríspidas e grosseiras precisam passar mais tempo diante dAquele que convida a todos a aprender de Sua humildade e mansidão de coração (Mateus 11:29). Neemias recusou-se aceitar salário durante 12 anos na política por amor ao povo de Deus e, ainda supriu do próprio bolso uma pensão alimentícia regular a 150 oficiais judeus depois que foi promovido à governador. Assim,

1. Ao ser promovido, nunca abuse dos privilégios, mas aproveite a oportunidade para auxiliar mais pessoas necessitadas;
2. Ao ser promovido, peça sabedoria para abrir mão de certos direitos a fim de evitar a aparência do mal.
3. Sempre aceite uma promoção tendo a motivação e o objetivo correto. Seja um líder exemplo em tudo. Deixe Deus moldar tua vida!

 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...