quinta-feira, 6 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Neemias 3
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Na realização rápida de um projeto é necessário mobilizar muitas pessoas, o qual na igreja recebeu o título de “mutirão”. Alguns creem que Neemias é o pai do mutirão. Nos 32 versículos de Neemias 3, é citado nominalmente 38 trabalhadores e 42 grupos diferentes de trabalhos são identificados. Embora numa mobilização para realizar a obra de Deus todos são convidados a participar, sempre há uma minoria que não está disposta. Como não foi diferente com Neemias, ele fez questão de citar isso para que nenhum líder avalie seu desenvolvimento tendo como base pessoas indiferentes (v. 5). Deste capítulo destaco dois princípios práticos para o avanço da obra de Deus:

1. O sucesso da igreja de Deus no mundo leva em conta o princípio da colaboração do maior número de pessoas. Quando o povo de Deus trabalha unido não tem oposição que lhe resista; as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, mesmo que existam alguns lobos dentro dela.

2. O sucesso da missão da igreja leva em conta o princípio da valorização. É preciso saber valorizar todas as pessoas para ver a obra de Deus avançar de modo correto, temos de interessar por aqueles que servem a Cristo, não criticá-los ou ignorá-los.

Então, trabalhemos unidos. Não permitamos que inimigos invistam tentando paralisar a obra de Deus. Imagine se cada membro de cada igreja unisse para pregar o evangelho da mesma forma que o povo de Neemias se uniu para restaurar o muro de Jerusalém!?

Como coordenar e conseguir cooperação para realizar algo para Deus? Neemias, um grande líder nos ensina algumas atitudes extremamente importantes ao executar um trabalho digno ao Senhor (Neemias 3):

1. Não se conforme com a situação de sua igreja, bairro ou cidade: Faça um plano de fazer avançar o evangelho. Um grande projeto missionário só pode começar bem se for bem planejado.

2. Não ignore o talento, habilidade e personalidade das pessoas: O progresso do projeto evangelístico se dá ao colocar pessoas certas no lugar certo para fazer a coisa certa.

3. Não aceite que ninguém trabalhe individualmente: O trabalho em grupo é um dos segredos do progresso e do sucesso; as expressões “junto a ele”, “ao seu lado”, “junto dele” mostram que todos devem trabalhar em harmonia. Cada membro do grupo deve completar um ao outro, nunca competir, disputar e brigar uns com os outros.

4. Não dificulte o trabalho em equipe: As expressões “defronte de sua casa e defronte de sua morada” revela que as pessoas não devem perder tempo com distância.

Assim, unidos, se o todo prospera, o individual também prospera. Quando a igreja vence, cada membro dela também vence! A união faz a força, vence os obstáculos e alcança grandes resultados que se todos trabalhassem independentemente não aconteceria nem a metade.

Como alcançar sucesso na liderança de um projeto espiritual? Baseado em Neemias 3 o líder deve ter algumas características primordiais que garantem o sucesso em projetos eclesiásticos:

1. O líder tem de ter mais QE do que QI: A inteligência emocional é muito mais importante do que conhecimento intelectual; para liderar não adianta ter a mente cheia de informação se o coração estiver vazio de amor. Saber lidar com as pessoas é o melhor jeito de liderar; respeitar os líderes é o melhor jeito de responder! Ninguém vai longe sozinho!

2. O líder precisa transmitir informações claras e inspiradoras: O líder deve motivar as pessoas na hora certa, chamar pelo nome, apreciar as grandes e pequenas coisas. Encorajamento sincero e honesto não tem custo nenhum e tem resultados incalculáveis.

3. O líder precisa envolver a todos: O líder não deve deixar ninguém de fora (vs. 1, 8-9, 12, 14-16, 22, 26, 28, 32), nem mesmo as mulheres não podem ficar de fora (v. 12) ... envolva a todos mesmo sabendo que não haverá unanimidade (v. 3). É preciso saber alegrar-se mais com os que apoiam do que entristecer-se com os indiferentes.

Quando o povo de Deus confia nEle e em Seus líderes e se empenham com afinco no trabalho evangelístico, o impossível acontece rapidamente! Você já imaginou o que aconteceria se todos nós uníssemos para compartilhar o evangelho pela web? Faça a tua parte!
 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...