sábado, 22 de junho de 2013

Lições de Vida

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Ester 6
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Tem muita gente que se dá mal e não sabe por que! Nada dá certo, tudo parece complicado! Tudo que planeja dá errado! Os sonhos que parecem bons se tornam pesadelos ... Por quê? Só quem lê, estuda e medita profundamente na Bíblia, crendo que ela revela a profundidade dos segredos humanos, saberá responder as perguntas a respeito de seus fracassos! Mordecai não planejou obter nenhum reconhecimento e foi honrado. Por outro lado, Hamã tentou, de todas as formas, conquistar honra, poder e prestígio; porém, obteve o oposto do que almejou. A verdade é que a frustração impera no coração arrogante, invejoso e maldoso. A decepção reina no coração do egoísta, interesseiro e mal intencionado (Confira tudo isso em Ester 5). Como a vida seria bem melhor se as pessoas tivessem mais interesse em ler a Bíblia do que na vida alheia. Deus providencia o escape a todo aquele que nEle confia. A providência divina revela que o orgulho humano o engana mais do que aos outros. Hamã contou a humilhação que passou a sua esposa e conselheiros que, ao invés de lhe orientarem ao arrependimento, decretaram o seu fim (vs. 12-13). Quero te dizer, agora, que: Se você pertence a Deus, se você é da semente do Messias, os que tentam te prejudicar cairão, não prevalecerão contra ti; antes, os que tentam te derrubar, cairão! Mas, ore por eles! Eles precisam de tua oração, mais do que de um alerta de que será fatal continuar tramando contra um filho de Deus!

A verdade não deve ser dita sem sabedoria, desta forma ela pode até trazer maiores problemas que a mentira. A verdade não deve ser dita em qualquer lugar ou em qualquer momento; é preciso saber o lugar certo, com a pessoa certa, no ambiente certo, do jeito certo pela pessoa certa. Ester havia preparado um banquete para falar ao rei sobre o horrendo plano de Hamã, mas deixou para o dia seguinte (Ester 6:14). Entre um dia e outro, o rei teve insônia; então pediu que fosse lida a história de seu reino durante o seu governo. Consequentemente decidiu honrar Modecai por um bem feito por ele à vida do rei registrado no livro (vs. 1-3). Ainda que invisível, imperceptivelmente Deus conduz à história. Quero que você estude, medite, reflita neste relato: Como Deus é Soberano! Nossas lutas resultariam em vitórias, nossas aflições teriam fim e nossa angústia seria revertida em paz se confiássemos mais em Deus! Precisamos, mais do que aprender a lidar com as dificuldades, devemos confiar em Deus, ainda que não seja claramente nítida a Sua atuação. Precisamos aprender a falar a verdade, principalmente a da Bíblia, para não estragarmos tudo com nossa justiça que não passa de trapos de imundícia. Precisamos aprender a depender de Deus em tudo, durante todo o dia em todos os dias! Quem ora faz história com Deus, intervêm até mesmo no sono, nas decisões e ações dos maiores governantes do mundo. Creia, ore, jejue a faça confiando no Todo-poderoso!

O que eu desejo para os outros pode acontecer comigo e, o que desejo para mim pode acontecer aos outros. Aprofunde-se no estudo de Ester 6 e veja que nem toda conclusão do pensamento humano é bom, legítimo e correto. Os que honram e exaltam a si mesmos serão humilhados. O orgulho e a arrogância precedem à ruína. O desejo de poder, fazendo seu semelhante de base, desemboca em nenhum poder. Quem deseja humilhar os outros acabam passando por humilhação. Quem se promove à custas dos outros pode estar preparando seu assassinato. Quem dá conselho em beneficiar a si mesmo em detrimento dos outros, se dá mal. O conselho e sugestões de Hamã foram aceitos totalmente pelo rei que pediu tais coisas dele; ao agradar-se, o rei pediu a Hamã que honrasse a Mordecai seguindo cada passo de sua sugestão sem omitir nada (Ester 6:4-10). As intenções do coração não são conhecidas pelos homens, mas o são por Deus. Temos que tomar cuidado com insinuações e induções egoístas, arrogantes e cheias de si. Devemos desejar o bem do próximo, jamais o mal. Devemos amar ao próximo como a nós mesmos, nunca jamais devemos amar a nós mesmos um pouquinho mais que amamos o próximo, pois já seria orgulho e desenvolveria o egoísmo. Tais atitudes arrancaram Lúcifer e a terça parte dos anjos do Céu, e não entrará lá ninguém com tais atitudes! Fique de fora do orgulho e do egoísmo para não ficar de fora do Céu! Tenha um feliz sábado!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...