sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lições de vida


Leia na Bíblia- Jó 2
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Nem sempre sofrer significa pagar por um erro! Em que Jó pecou? Nem todos sofrem por causa de algum pecado pessoal. O livro de Jó é um exemplo claro que doenças, perdas, pobreza, crises e tragédias não são sinônimos de falta de compromisso, ou falta de fé ou resultado direto de um pecado pessoal. Na verdade, Jó é uma prova concreta de que, mesmo perdendo tudo o que se adquire na vida e até mesmo a saúde, é possível permanecer fiel e temente a Deus. Depois que Satanás fez horrores com Jó, apresentou-se novamente a Deus no Céu. Há um segundo confronto dele com Deus, o qual resultou numa nova séria de tragédias na vida de Jó. Primeiro Deus lembra a Satanás que Jó permaneceu fiel mesmo em meio às terríveis provações (Jó 2:1-3). Satanás reprovou a Deus dizendo: “Estende agora a mão, toca-lhe nos ossos e na carne, e ele certamente blasfemará de ti na tua face” (vs. 4-5). Então foi-lhe permitido tocar na saúde de Jó até certo ponto – não na vida (v. 6). Ainda hoje Satanás tenta fazer pessoas blasfemarem contra Deus. Ele age em três áreas básicas, toca nos aspectos 1) financeiro, 2) familiar e, 3) saúde. São as três áreas mais críticas no mundo moderno. Satanás ainda não aprendeu a lição, mas ele não desistiu de tentar porque tem feito muitos fieis abandonarem a fileira da fidelidade passando a blasfemar de Deus. E você, já aprendeu a lição de não blasfemar contra Deus? Tem permanecido fiel, perseverante nos princípios divinos mesmo diante do sofrimento?

Há um mundo espiritual, invisível, em que acontecem coisas que não entendemos. Como Jó, sem que saibamos, Satanás e seus agentes podem estar nos atacando. Sem o nosso conhecimento, às vezes Deus permite que aconteçam certas coisas que nunca imaginamos. Sabemos o que se passava nos bastidores ao lermos os dois primeiros capítulos do livro de Jó, mas o homem de Uz nada sabia. Satanás não é uma invenção da imaginação humana, mas uma entidade viva e atuante; não num lugar geográfico distante chamado inferno, mas rodeando a terra e perturbando seus moradores. Ele está a todo instante tentando interferir na vida dos seres humanos a fim de causar-lhes sofrimento e, por fim, destruí-los. A Bíblia não tenta provar a existência de Satanás, ela parte da premissa de que ele existe, é real e sua presença é percebida nas desgraças da vida humana. Ainda que Satanás tenha poder de fazer o mal, quem sempre tem a última palavra é Deus (Jó 2:4-6). Aleluia! Por isso, não se desespere! Deus está no comando de todas as coisas; de todas, inclusive dos atos de Satanás (v. 6). O Deus do Universo é Soberano! Ainda que hoje Satanás se levante contra você, apegue-se mais e mais a Deus. Creia que Ele é infinitamente mais poderoso que todo o poder de Satanás e seus demônios juntos. Deus sabe o que faz e pode fazer o que quiser – confie, seja fiel, perseverante e dedicado a Deus! É possível adorar a Deus como Jó, ainda que estejas sofrendo! Jó provou que Deus estava certo!

Você sabia que Satanás é muito esperto, sábio e calculista? Pergunto: Por que Satanás não destruiu a mulher de Jó juntamente com seus dez filhos? Simples, ele usaria essa mulher para tentar Jó, o marido! Mulheres têm um poder de persuasão quase que sobrenatural tanto para o bem quanto para o mal; Satanás sabe muito bem disso! Nos planos dele, ela seria muito mais útil viva do que morta. Mulheres, tomem cuidado, e, homens também: Satanás não é bobo, não! A esposa, olhando para a situação deplorável de Jó, seu marido, pobre, doente, cheio de tumores malignos, magro, malcheiroso e com coceiras por todo o corpo, ordenou-lhe enfaticamente: “Amaldiçoa a Deus e morra!” Ele, porém, a repreendeu; chamou-a de louca, mas “em tudo isso não pecou Jó com seus lábios” (Jó 2:8-10). Para piorar, vieram três amigos de Jó que podem ser classificados como filósofos, sábios ou mesmo teólogos, os quais ficaram estarrecidos, pasmos diante do que viram do que restou de Jó. Ficaram sem palavras por sete dias, afligiram-se, lamentaram e lançaram pó ao ar. São eles: Elifaz, Bildade e Zofar (vs. 11-13). A verdade até aqui é que Satanás não tem razão quando crê que alguém só serve a Deus por interesse ou pelas recompensas. A questão agora é, por que você serve a Deus? É por interesse ou não? Você tenta tirar vantagens da religião? Encerro te dizendo que, é melhor confiar em Deus e perder tudo, do que perder a fé nEle! Hoje, experimente confiar mais em Deus!

 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...