sábado, 1 de junho de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- Esdras 8
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

A Bíblia não é um guia prático para viagens, mas ela apresenta orientações para os filhos de Deus que desejarem fazer uma boa viagem. Sendo que muitos missionários e pregadores da Palavra de Deus viajam bastante, é importante aprender alguns princípios com Esdras que esteve numa viajem por cerca de cinco meses (Esdras 8):
1. Convoque todos os que estão com você para orar antes de iniciar a viagem: Alguns pensam que por serem servos de Deus não precisam orar, outros pensam que ter uma Bíblia no carro ou na bolsa/mala estará blindado contra os perigos da viagem, mas não é verdade; é importantíssimo suplicar a Deus por cuidado e proteção (vs. 1-21).
2. Organize a viagem com todos os que estão com você: Preste atenção a tudo, não deixe faltar ninguém e nem nada que seja importante. Leve tua Bíblia e outros livros religiosos (vs. 15-23).
3. Divida os objetos valiosos com aqueles que estão com você: Faça sua parte, cuide e proteja os pertences de valor; ao dividir, se for assaltado nem tudo será levado. Quando chegar verifique se nada se perdeu no caminho (vs. 24-34).
4. Adore a Deus quando chegar ao seu destino com segurança: Esdras e os que com ele estavam ofereceram sacrifícios a Deus (v. 35-36); ofereça uma oferta a Deus! Ao seguir estes princípios, certamente terás uma boa viagem! E, nunca se esqueça de que a melhor e maior viagem será daqui para o Céu! Nos vemos nessa!

Deus confiou-nos uma missão, devemos ir aonde Deus mandar e fazer o que Ele nos designar; do contrário cada cristão que se convertesse Deus o levaria para o Céu. Os cristãos ainda estão na terra para alcançar pessoas para Cristo. Jesus disse “Ide, fazei discípulos” (Mateus 28:19) o mesmo pedido que Deus colocou no coração de Esdras; o qual deveria ir, quando seu povo terminara o templo. O povo precisava saber como proceder no templo. Esdras é um exemplo de um grande líder de Israel que se dedicou incansavelmente para ensinar a Palavra de Deus a um povo que saíra do cativeiro. Hoje, devemos nos dispor a obedecer plenamente como Esdras, pois obediência parcial às palavras de Cristo a nós ainda é desobediência total; precisamos ir nós mesmos fazer discípulos de todos os povos para Cristo, ensinando-os a guardar todas as coisas... E, como a mão de Deus esteve sobre Esdras livrando-o de seus inimigos (Esdras 8:31), Jesus promete àqueles que aceitam o desafio da missão dizendo: “Certamente estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Deus procura discípulos verdadeiros que façam discípulos verdadeiros para Cristo, se desejamos ser tais discipuladores devemos orar e jejuar mais. Como disse D. L. Moody, “prefiro mais ser capaz de orar do que ser um grande pregador; pois Jesus não ensinou Seus discípulos como pregar, só como orar”. E..., é orando que aprendemos a fazer o que Deus quer que façamos.

Perigo, medo, insegurança? O que fazer ao lidar com tais sentimentos negativos ao fazer alguma coisa para Deus? Como avançar quando há desafios pela frente? Veja cinco passos em Esdras 8:
1. Ajunte e reúna quem está no teu grupo: Passe uma revista e investigue quem é que está com você, unam-se diante das dificuldades (v. 15).
2. Procure a presença de um líder religioso (pastor, ancião ou diácono): Esdras viu a grande necessidade que faz a falta de um ministro sábio diante dos desafios da vida e mandou chamá-los para acompanhar na jornada a Jerusalém (vs. 15-20).
3. Promova um jejum espiritual para que se humilhem diante de Deus: Humildade e dependência real só acontecem quando deixamos de lado o alimento que dependemos para viver e passamos a depender totalmente de Deus (v. 21).
4. Ore pela proteção divina sobre tudo e sobre todos: Orar em situações perigosas pedindo a proteção de Deus é melhor que os melhores seguranças do mundo ao teu lado (vs. 22-23).
5. Avance sob a poderosa mão de Deus: A mão de Deus é a expressão bíblica para expressar a presença e o poder de Deus a Seus servos. Nunca faça nada sem ter a certeza da aprovação e da presença de Deus; só assim você terá sucesso no que faz (vs. 31-32).
Faça isso e substitua o medo e a insegurança diante de quaisquer perigos e percalços da vida! Deus deseja teu sucesso, se é isso que você quer, então aprenda do Livro Sagrado!

 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...