A SÓS COM JESUS
13 de maio
Seu Passado Tem Futuro
Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). João 1:42.
As pessoas que eram olhadas por Jesus, eram vistas por dentro. Assim foi com Nicodemos, O jovem rico e tantos outros. Não importava o que os homens fizessem para se esconder; não importava o quanto eles tentassem disfarçar. Jesus conhecia os sentimentos mais íntimos e os despia diante deles próprios para poder vesti-los com as vestiduras brancas da Sua justiça.
O verso de hoje apresenta Jesus e Simão frente a frente: Jesus fixou O olhar nele e disse: “Eu sei quem você é, eu conheço seu presente, sei onde você mora, O que você faz e como você vive.” Assim são as coisas com Jesus. Nada existe que possamos esconder dEle. Ele conhece os nossos segredos mais íntimos, as feridas que nos doem, as cicatrizes que nos incomodam, os traumas e complexos que carregamos na vida.
Mas Jesus continua: “Eu também conheço o seu passado. Você é filho de João. Conheço suas raízes, seus antepassados, a herança genética que você traz, o ambiente social e familiar em que você cresceu. Sei por que você reage assim diante dos problemas da vida, sei por que você traz esse temperamento que já lhe causou tantas dificuldades na vida. Eu posso compreender você, posso entender o porquê de tanta amargura e ressentimento, mas quero que saiba que além de conhecer seu presente e seu passado, também conheço seu futuro e isto é realmente o que importa. Olhe para diante e veja as possibilidades futuras. Você será Cefas.”
Existe diante de cada pessoa um horizonte sem fim de possibilidades. O passado pode ter sido cruel com você, e o presente triste e escuro em que vive, pode ser de alguma forma o resultado de um passado, onde você teve pouca participação, mas que o afetou. Isso, porém, não é importante. O que realmente conta, o que realmente vale, é o futuro maravilhoso que Jesus apresenta a todos os que vão a Ele com fé.
Simão saiu do cais, era um homem rude e grosseiro, feito à beira-mar. Seu presente foi muitas vezes doloroso por causa da luta interna contra o temperamento impulsivo que carregava, mas o tempo mostrou que Jesus tinha razão ao mostrar-lhe um dia, as possibilidades futuras. Pedro sofreu a morte dos heróis da fé. Segundo a tradição, foi crucificado de cabeça para baixo, numa sexta-feira à tarde. Pouco importa. A verdade é que aquele simples pescador de passado escuro, saído do cais, chegou a ser um dos grandes discípulos e mártires do cristianismo. Seu nome já conquistou um lugar na galeria dos vencedores.
E quanto a você? Jesus também sabe quem você é e por que é assim. Mas, olhe esta manhã para o futuro glorioso que Ele tem preparado. “Ainda não se manifestou o que você poderá ser.” Lembre disso ao longo do dia.
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário