A SÓS COM JESUS
14 de maio
O Jesus da Quarta Vigília
Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. Mateus 14:25.
Os discípulos entraram em pânico. A noite estava escura, os ventos eram contrários e as ondas gigantescas inundavam a pequena embarcação. Aquele, homens bravios, a maioria deles acostumados a viver no mar, lutaram com todas as suas forças para sair da situação difícil. Afinal, não era a primeira vez que enfrentavam a fúria do mar. Conheciam as técnicas, e conheciam o mar, mas aquela noite era completamente diferente das outras noites. Houve um momento em que pensavam que tinham chegado ao fim da linha. Era até sarcástico. Homens nascidos perto do mar, crescidos no mar, habituados ao mar, morrerem justamente ali, no terreno que conheciam e dominavam. Às vezes, Deus nos permite que fracassemos precisamente no terreno que dominamos bem, para ensinar-nos a depender dEle.
O texto bíblico de hoje diz que Jesus apareceu na quarta vigília. Os judeus dividiam a noite em quatro vigílias. A quarta vigília era o período compreendido entre quatro e seis da manhã. Jesus não apareceu aquela hora sem um motivo específico. Aqui existe algo que precisamos aprender.
Não sei se você alguma vez passou a noite no campo. Não sei também se você alguma vez teve a curiosidade de observar a escuridão. À noite é escura, mas você já observou qual é o momento em que a noite fica mais escura? E precisamente minutos antes de o sol sair. Quando as trevas da noite se tornam mais densas, significa que a qualquer momento despontará a luz de um novo dia.
Segundo o verso de hoje, Jesus deve ter aparecido para Seus discípulos entre quatro e seis da manhã, justamente na hora mais difícil. Os discípulos haviam lutado a noite toda contra os ventos e as ondas, e agora estavam na hora mais escura. Tudo indicava que estavam perdidos. Humanamente, não havia salvação, estavam cansados, esgotados e desesperados. Foi aí que Jesus apareceu.
O que o Senhor Jesus quer dizer-nos é que Ele sempre aparece no momento extremo da necessidade humana. Quando parece que tudo está perdido. Quando os homens dizem que já não existe solução, quando você lutou e lutou, e chegou ao limite de sua resistência. Agora vejam a maneira como Jesus aparece: andando sobre o mar. Os discípulos podiam esperá-Lo de qualquer forma, menos andando sobre o mar, mas Jesus sempre aparece da maneira que menos esperamos, inverossímil, às vezes, contraditória até, mas Ele é Jesus e as coisas com Ele escapam da previsão humana.
Se para você hoje é um dia que se apresenta aparentemente difícil; se você pensa que não existe solução humana para seu problema; se sua empresa ou seu lar ou qualquer empreendimento parece estar afundando, e você chegou ao limite de suas forças, não desespere. Na quarta vigília da noite, sempre há lugar para Jesus. Ele aparecerá se você confiar, mas cuidado! Ele pode aparecer da maneira que você menos imagina. Está você pronto a aceitá-Lo?
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário