A SÓS COM JESUS
26 de maio
Achado!
Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para a banda do sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Atos 8:26.
Por aquele caminho deserto que descia de Jerusalém a Gaza, viajava um homem próspero financeira e profissionalmente, mas vazio por dentro. A Bíblia o identifica apenas como eunuco, etíope, administrador principal da rainha dos etíopes.
Os eunucos eram homens privados de sua masculinidade e encarregados de cuidar do harém do rei. Este, sem dúvida, foi o início da carreira de nosso protagonista. Mas evidentemente, ele cresceu na sua carreira profissional e chegou a ser o principal administrador do reino. Homem culto, próspero, com saldo bancário, mas infeliz.
Tinha subido a Jerusalém buscando respostas para as inquietudes de seu coração. Mas em Jerusalém só tinha encontrado o formalismo hipócrita de ritos e cerimônias que tinham perdido sua razão de existir. Podem hoje as igrejas estar mais preocupadas com formalismos exteriores e deixar de dar as respostas de vida que o ser humano procura?
Aquele etíope retornava para casa vazio, do jeito que tinha ido. Era um homem muito sincero, que estudava a Escritura em busca de respostas para seu angustiado coração.
O verso de hoje diz que um anjo do Senhor apareceu a Filipe, dizendo: “Levanta-te, vai em direção do sul, pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza.” Podemos ver neste verso que a iniciativa da salvação é divina. É Jesus que busca o ser humano. Desde o Jardim do Éden foi sempre assim. O homem fugindo e escondendo-se de Deus e o Pai chamando: “Filho, onde está você?”
No texto de hoje Deus vê o eunuco buscando respostas e não o deixa em meio da confusão em que vive. Envia alguém para ajudá-lo. Deus sabe o caminho por onde o etíope transita. Ele sempre sabe tudo. Ele conhece sua vida, as inquietudes de seu coração e as perguntas que não o deixam ser feliz.
Muitas vezes pensamos que se alcançarmos nossos objetivos na vida profissional, econômica ou cultural, seremos realmente felizes. Em nosso desesperado instinto de alcançar o que nos propusemos, muitas vezes nos ferimos e ferimos as pessoas que mais amamos, e quando finalmente chegamos aonde pretendíamos, descobrimos que o coração continua vazio. Batemos às Portas, buscamos filosofias, analisamos religiões e nada parece satisfazer.
Você acha que Jesus é indiferente à busca sincera do coração humano? Não, Ele enviará, certamente, no momento oportuno um Filipe para ajudá-lo a descobrir o caminho e a encontrar a resposta.
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário