A SÓS COM JESUS
8 de maio
O Perigo de Afastar-se de Jesus
Tendo eles partido para Cafarnaum, estando Ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho? Mas eles guardaram silêncio; porque pelo caminho haviam discutido entre si qual era o maior, Marcos 9:33, 34.
Os discípulos eram vítimas do pecado do orgulho. Não queriam Pratica- lo. Desejavam ser vitoriosos. Ao andar com Jesus descobriram o caminho para a vitória: permanecer constantemente em comunhão com Ele. Ao lado de Jesus é impossível praticar o pecado. “Tudo posso nAquele que me fortalece”, diz São Paulo. “Não existe comunhão entre a justiça e a injustiça”, acrescenta ele escrevendo aos Coríntios.
Os discípulos tinham aprendido por experiência própria esta grande verdade. Mas, às vezes, o pecado era tão atrativo, tão cheio de brilho, tão interessante, que eles se sentiam ofuscados pelo brilho da tentação. Aí começava a grande luta. Não era possível pecar ao lado de Jesus. Antes de cair em tentação era preciso afastar-se de Cristo e naquela ocasião, eles fracassaram.
Jesus os viu ficando para trás e conversando animadamente entre si. Quando chegaram a Cafarnaum, já em casa, Jesus lhes perguntou: “O que vocês discutiam pelo caminho? Por que ficaram para trás? Sobre que assunto de tanto interesse vocês falavam e não queriam que Eu ouvisse?”
E a Bíblia diz que eles ficaram calados, porque no caminho tinham praticado o pecado do orgulho.
O texto desta manhã confirma a grande verdade de que nossa única segurança é Cristo. Esses pobres discípulos não queriam machucar o coração de Seu mestre. Ficaram para trás esperando que Ele não visse o pecado que estavam praticando, o que eles não entendiam era que o que mais doía no coração de Jesus não era simplesmente o fato de praticarem o pecado, mas o de ficarem longe dEle.
Cada vez que enfrentamos a tentação, a nossa luta não é simplesmente para praticar ou não este ou aquele ato mau. A grande luta é para ficar ou não ao lado de Jesus. Ficando com Ele, Ele em nós, através de Seu Santo Espírito, santificará a nossa vontade e nos levará à vitória.
Não foi fácil para os discípulos aprender a grande lição de permanecer com Jesus numa vida de comunhão constante. Maria Madalena levou tempo patê aprender, mas depois de tantos fracassos e promessas não cumpridas, você vê-la sempre aos pés de Jesus. Pedro levou tempo para aprender o caminho da humildade, mas um dia você o vê morrendo crucificado de cabeça para baixo.
A comunhão com Cristo nos levará finalmente à vitória. Temos que insistir. Se um dia não conseguirmos, comecemos no dia seguinte.
Hoje você será um vitorioso se, ao longo do dia, viver em comunhão com Cristo. Faça dEle seu amigo. Segure Sua poderosa mão. “Sem Mim, nada podeis fazer”, diz Jesus.
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário