quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Você Nunca Está Só

 A SÓS COM JESUS

12 de janeiro

      Você Nunca Está Só

   Guarda-me, ó Deus, porque em Ti me refugio. Salmo 16:1.

   Faz tempo. Eu ia de Madri para Paris no trem expresso Puerta del Sol, quando conheci uma história de solidão. Meu companheiro acidental de viagem era um espanhol de olhos tristes e rugas no rosto. Viajava com o olhar perdido através da janela.

   Vai a Paris?  -perguntei. Ele disse que não. Dirigia-se a Burgos, sua terra natal. Então me falou da tragédia de viver numa cidade grande como Madri.

   - Vim aqui com a minha família procurando trabalho. E nada. A gente se sente só, girando pelas ruas como um pião. Os cachorros, quando se encontram, pelo menos mexem a cauda. Mas os seres humanos nem ao menos se cumprimentam.

   Fez uma pequena pausa, e prosseguiu:

   - Uma noite, havia chovido muito e o barraco em que morávamos estava molhado por dentro. Meu filho pequeno estava com febre e não parava de chorar. Minha esposa, no hospital. Procurei os vizinhos, mas ninguém tinha tempo para me ajudar. Procurei um médico e ele disse que o lugar era perigoso àquela hora, e que somente iria se lhe pagasse o dobro. Dava vontade de morrer. Só... só, no meio de tanta gente!

   A experiência desse espanhol é a mesma de milhares de pessoas que andam pelas ruas das grandes cidades brasileiras. Perdido na multidão, cada indivíduo é um ser solitário e desesperado. Com razão, muitos psicólogos dizem que a mais terrível doença deste fim-de-século é a solidão.

   As cidades absorvem o ser humano. A corrida é intensa, desde o nascer do dia até altas horas da noite. Fique parado à tardinha no Viaduto do Chá, em São Paulo, ou na esquina da Rio Branco com 7 de Setembro, no Rio, e verá que as pessoas correm loucamente. Elas nos arrastam em meio a esse turbilhão. Ninguém conhece ninguém. Cada um vive sua história, cada um corre atrás de seu sonho.

   Se a gente parasse para pensar que existe um Ser que Se preocupa com cada indivíduo, Se interessa por nossos sonhos e percebe cada sorriso e cada lágrima, o mundo seria diferente. A solidão não teria mais vez.

MINISTÉRIO  BULLÓN - MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...