sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O Nome de Outro

 A SÓS COM JESUS

14 de janeiro

      O Nome de Outro

Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te, e come da minha caça, para que me abençoes. Gênesis 27:19.

 Jacó queria a primogenitura porque ela significava uma bênção especial. Há algum mal em querer receber a bênção divina? Não é a salvação a maior bênção de Deus, e não queremos todos alcançar a salvação? O problema de Jacó era que não entendia qual era o caminho certo para receber essa bênção. "Fiz o que me ordenaste", disse a seu pai, "levanta-te e come da minha caça, para que me abençoes.” Jacó pensava que Deus dava a bênção por merecimentos humanos. Será que existe hoje alguém pensando que a salvação é o prêmio por "ter feito tudo conforme me ordenaste"?

O pai perguntou: "Quem és tu, meu filho?” E Jacó teve vergonha de dizer: "Sou Jacó." Jacó significava: ladrão, trapaceiro, enganador, mentiroso. Era muito duro reconhecer tudo isso. Resultou mais fácil esconder-se atrás do nome de outro. "Sou Esaú”, disse. E naquele momento ele vestia as roupas do irmão e exalava o cheiro do irmão. Por que somos sempre assim? De um lado parecemos Esaú, do outro somos Jacó. Por fora, geralmente, está tudo bem, mas por dentro, não passamos de pobres Jacós, apresentando nossas "boas obras" para alcançar a salvação.

A história bíblica nos diz que Jacó foi a uma terra distante onde ficou 20 anos tentando alcançar a bênção. Foi vítima de enganos, mas apesar de tudo progrediu financeiramente. Progresso financeiro significa progresso espiritual? Jacó continuava vazio, procurando a bênção almejada que nunca alcançou.

Aquela noite, na beira do rio, ficou sozinho e chorou implorando a bênção. Foi ali que Jesus apareceu e lhe fez a pergunta que lhe fizera 20 anos atrás: "Como te chamas? Quem és tu?" Desta vez Jacó não tentou driblar, nem fugir como sempre o fizera. Caiu aos pés de Jesus e disse: "Eu sou Jacó". Sou um ladrão, trapaceiro e mentiroso. Mas Jesus colocou o dedo na boca do arrependido Jacó e disse: "Meu filho, tu não és mais Jacó, tu és Israel, príncipe de Deus."

Tudo Deus espera de mim e de você é isso. “Filho, pare de fugir, parede tentar driblar, reconheça quem você é. Então, Eu farei por você o quevocê não tem forças para fazer por si mesmo."

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...