Reavivados
por Sua Palavra
Leitura
Bíblica - Oséias 4
Comentários de Yoshitaka Kobayashi
Sem amor, conhecimento de Deus e veracidade, o povo de
Israel só cresceu na prática da mentira, assassinato, roubo, falar palavrões e
adultério (4:1, 2). Deus viu que a prosperidade sem piedade e justiça não trazia benefício algum para as pessoas (4:3). A idolatria foi
progressiva: inicialmente o primeiro rei de Israel do Norte fez bezerros de
ouro para supostamente adorar o Deus de Israel. Depois, o rei Acabe e sua
esposa Jezabel introduziram a adoração de Baal em Israel. Na época de Jeroboão
II iniciou-se a adoração ao bezerro de ouro e a Baal dos sidônios.
Os falsos sacerdotes deveriam conhecer a vontade de Deus
mais do que o povo de Israel. Mas esses sacerdotes não se preocupavam com Deus.
Eles não eram levitas, tinham sido escolhidos de qualquer tribo e de entre todo
o povo por Jeroboão I, o primeiro rei (1 Reis 12:31).
Deus permitiu a prosperidade do reino. Mas à medida que
prosperaram também aumentou o pecado contra Deus (4:7). Oséias 4:10-14 destaca
o mal do culto a Baal. A prostituição religiosa era realizada durante esses
cultos na esperança de estimular Baal a abençoá-los e aumentar o seu gado e a
produção agrícola. No entanto, Deus iria interromper sua prosperidade
crescente, na esperança de que se arrependessem dos seus pecados e parassem o que
eles estavam fazendo (4:10).
Deus se preocupava também com a outra parte do seu povo,
isto é, o reino do sul. Ele queria manter Judá à distância do culto ao bezerro
de ouro e da adoração de Baal e de ser influenciado por sua nação fraterna,
Israel (4:15). Gilgal, Betel e Dã eram centros de culto religioso no norte de
Israel. Qualquer um desses templos era nada mais do que um “templo de
problemas”, como era Betel (ou Bete-Aven, como era chamado), que significa
“Templo de problemas” ou “Casa de impiedade.”
Deus não suportava chamar essas pessoas idólatras e
adúlteros de Seus. Eles prosperaram sem arrependimento. Eles amavam os cultos
de prostituição de fertilidade. Viria sobre eles o julgamento divino
representado pela palavra “redemoinho” (4:19 NVI).
Deus é paciente, mas também é justiça. Disponhamo-nos a
amá-Lo e obedecê-lo sabendo que isto será para o nosso próprio bem!
Yoshitaka Kobayashi
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/hos/4/
http://www.palavraeficaz.com/
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