domingo, 17 de agosto de 2014

A quem você adora?- Daniel 3

Lições de Vida
Leitura Bíblica- Daniel 3
A quem você adora?
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

“Quando o Senhor não nos livra das tribulações, Ele nos acompanha ao longo delas” – escreveu William MacDonald ao comentar sobre este capítulo. Ao serem jogados na fornalha ardente (aquecida sete vezes mais), Sadraque, Mesaque e Abdenego só tiveram as suas amarras queimadas. Neste ponto, MacDonald aplica: “As aflições cumprem os propósitos divinos e nos libertam daquilo que nos prende”.

Além dessas aplicações, pode-se aprofundar ainda mais. O capítulo é maravilhoso, com mensagens valiosíssimas. Considere: O rei Nabucodonosor construiu uma estátua gigante e pediu que pessoas de todos os lugares se inclinassem a ela para adorá-la; três jovens se recusam por reconhecerem que somente Deus é digno de adoração. Desta forma, a questão gira em torno da adoração.

Nota-se um objetivo ecumênico no plano do rei. Um decreto de morte foi promulgado a quem não se unisse à religião de Babilônia. Um remanescente fiel ao único Deus verdadeiro não se rendeu à pressão e nem à ameaça imposta pelo rei. A estátua, além de representar deuses babilônicos, indicava o aspecto político do império – já que no capítulo 2, Daniel revelara que o sonho da estátua de vários metais simbolizava vários reinos, Nabucodonosor ignorou a Deus completamente ao construir uma estátua só de ouro.

Esta cena explica com detalhes as profecias de Apocalipse 13 e 14 onde, no fim, política e religião dão as mãos. Quando as bestas se unirem para obrigar todos adorarem a besta e sua imagem haverá um decreto de morte para quem não o fizer. A questão final, no tempo do fim é adoração.

A quem você adora? A tua atitude para com Deus hoje determinará a tua atitude com Ele nos tempos de tribulações, pressões e ameaças. Todavia, a quem você adora determinará o teu futuro: Os que jogaram os três hebreus na fornalha morreram somente por se exporem ao calor do fogo, o qual não queimou nem matou àqueles que adoraram a Deus mesmo em face da morte.

O testemunho ousado impacta aos pagãos. No fim do capítulo, “o rei fez uma confissão pública, buscando exaltar o Deus dos Céus acima de todos os outros deuses” (Henry Feyerabend).

Nesta nova semana, testemunhe de Deus adorando-O acima de tudo e de todos. Seja fiel, pois o impacto será grande – Heber Toth Armí
(adaptado)

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...