terça-feira, 19 de agosto de 2014

Daniel 5 - Comentários

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Daniel 5
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Fé e religião não são hereditárias. Fé é um dom de Deus e religião é a prática da fé. Infelizmente muitos ignoram a verdadeira religião e não desenvolvem a fé no verdadeiro Deus. O que fazer? Não há nada a fazer, a não ser deixar tais pessoas receberem por sua própria ignorância.

Note que, aproximadamente “trinta anos haviam se passado desde o incidente narrado no capítulo 4 [a conversão do rei pagão ao Deus verdadeiro]. Nabudonosor morreu em 562, e o banquete deste capítulo acontece em outubro de 539” (Comentário Bíblico Atos). Belsazar, co-regente com Nabonido, confiantemente administrava o Império Babilônico, cujos muros “tinham quase 120 metros de altura e 30 de largura... Cem portões de bronze polido protegiam a cidade. Os armazéns de Babilônia estavam lotados. O Eufrates corria, trazendo abundância de água” (Henry Feyerabend).

Belsazar não aprendera com seu avô a respeitar a Deus, embora soubesse a respeito de seu testemunho. Pelo contrário, a autoconfiança o levou à arrogância. Como jovem prepotente, ele deu uma festa e ordenou que fossem usados os utensílios sagrados do templo de Salomão (vs. 1-2). Porém, Deus interrompeu a festa. Deus não se deixa escarnecer; quando Ele entra em cena, até o mais arrogante emudece mesmo numa festa estridente.
Deus fez aparecer apenas uma mão para escrever apenas três palavras soltas, o suficiente para dar fim à festa. Nas palavras de Jacques Doukhan, “a primeira lição que extraímos da visão da mão é que a delinquência produz seu próprio castigo”. E, não existe maior delinquência que ignorar Deus e Sua vontade.

O dia do juízo virá para todos, pior que os efeitos do juízo será a raiva de perceber que o Deus que se pensou nunca existir é real; o Todo-poderoso que dá a vida, exigirá de cada um o que fez com ela.

Este capítulo de Daniel, segundo Doukhan, constitui um momento decisivo no livro: “O reino dos medos e persas sucede ao de Babilônia em cumprimento parcial da profecia do capítulo 2”. Sendo que a profecia da estátua se cumpre ao pé da letra até aquele momento, o restante também se cumprirá – logo o reino de Deus virá!

Portanto,
1. Prepare-se, não seja incrédulo!
2. Atente para as profecias;
3. Confie em Deus –
(adaptado)
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...