quinta-feira, 17 de julho de 2014

Retrospectiva da desobediência-Ezequiel 20

Lições de Vida
Retrospectiva da desobediência e suas consequências
Ezequiel 20

Em Ezequiel 20, Deus faz uma retrospectiva da desobediência de Seu povo e das consequências disto.

Os primeiros versículos do capítulo nos mostram a elite de anciãos de Israel que vivia na idolatria, em fracassos moral e espiritual, querendo consultar o Senhor, por intermédio do Profeta, sobre as circunstâncias punitivas, que pairavam sobre Israel como Nação.

Pela boca do profeta, Deus faz sucinto relatório testemunhando seu amor e honra por Israel, como está no verso cinco: “Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que escolhi a Israel, levantei a minha mão para a descendência da casa de Jacó, e me dei a conhecer a eles na terra do Egito, e levantei a minha mão para eles, dizendo: Eu sou o SENHOR vosso Deus;” Ezequiel 20:5.

A ênfase de Ezequiel está nas tentativas de Deus trazer a nação de volta para Ele. “Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer viverá por elas.”(Ezequiel 20:11).

Todos os mandamentos e estatutos de Deus foram dados para nosso bem, para vivermos em paz e prosperarmos por eles. A atitude de alguém que busca a orientação de Deus e espera recebê-la, deve ser atitude de submissão e de obediência aos seus mandamentos.

Apesar da repetida apostasia de Israel, Deus permanece fiel a seu povo. Ele tem grandes planos para a sua futura restauração.Ezequiel 20:12 e 20 destaca que há uma aliança eterna  semelhante a uma aliança de casamento que deve ser para sempre.

O profeta Ezequiel novamente tem uma tarefa difícil e em uma parábola profetiza contra a Cidade Santa, Jerusalém. (Ezequiel 45-49)

 “A cidade de Jerusalém, na terra da Judeia, a qual é cheia de pessoas, como uma floresta de árvores; mas estas estéreis e infrutíferas, como geralmente são as árvores de lenha; e um aglomerado de pessoas más, comparáveis a feras que frequentam as florestas.”(Ez 47 a 49).

Essa floresta, que é Jerusalém, será queimada. Tanto as árvores secas e as verdes, ou seja, todos os tipos de pessoas, pobres e ricos, bons e maus. Não só Jerusalém saberá que o Senhor fez aquilo, mas até as nações vizinhas. As pessoas não deram crédito às profecias de Ezequiel.

Fica as lições deste capítulo para nós hoje, Deus espera que a nossa obediência a Ele seja motivada pelo amor e por uma apreciação inteligente do Seu caráter, pois nossa bondade própria nunca nos fará merecer um favor divino.  Precisamos ser fiéis aos seus mandamentos  para vivermos com saúde física, mental e espiritual.

Precisamos  reconhecer o amor de Deus para que não nos contaminemos com ídolos. Quando desobedecemos , Deus permite que experimentemos as consequências devastadoras para nos lembrar  da gravidade de nossos  pecados. Que  nossos infortúnios hoje, nos conduza a refletir no caráter de Deus e sua Lei e nos leve ao arrependimento antes que seja tarde demais!



Aprender com os erros dos outros, nos ajuda a evitá-los, mas se errarmos não há o que temer. Os olhos de Deus estão sobre nós para perdoar e não condenar. Se a Ele nos voltarmos certamente receberemos Sua benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...