domingo, 20 de julho de 2014

Alianças com o reino das trevas- Ezequiel 23

Lições de Vida

Alianças  com o reino das trevas

O capítulo 23 de Ezequiel teve o propósito de dissuadir os judeus que seria vã toda esperança de livramento de Jerusalém, porque por ele se revela que não poderiam contar com quaisquer alianças feitas com outras nações, para serem livrados de Babilônia, porque todas as nações estavam contra Judá naquela hora.

Eles haviam se prostituído com tais nações, imitando-lhes as obras, porque se encantaram com suas abominações e idolatrias, e deram as costas para o Senhor e os Seus mandamentos.

Todavia, não poderiam contar com a ajuda dos seus amantes, apesar de ter pecado com eles com grande lascívia, ou seja, por lhes terem satisfeito todos os seus desejos carnais, praticando as mesmas obras daquelas nações, vindo a agir até mesmo de maneira pior do que elas.

Então, o Senhor lhes mostrou como os seus próprios amantes a destruiriam.

Para que tal convicção ficasse firmada neles, porque no capítulo seguinte nós veremos Babilônia sitiando Jerusalém, foi proposta uma parábola de duas irmãs prostitutas, chamadas Aolá (palavra hebraica que significa “sua própria tenda”), e Aaolibá (palavra hebraica que significa “mulher da tenda”), sendo Aolá, Samaria (capital do Reino do Norte – Israel, que foi levada para o cativeiro pelos assírios, com os quais eles haviam se prostituído anteriormente fazendo alianças com eles), e Aaolibá, Jerusalém (capital do Reino do Sul – Judá, que não aprendeu do que sucedeu à sua irmã (Samaria - Israel) e continuou cometendo o mesmo tipo de prostituição que ela, e que seria portanto também entregue ao juízo dos seus próprios amantes, ou seja, as nações com as quais havia se prostituído.

Cristãos que fazem alianças direta ou indiretamente com o reino das trevas, e que se entregam a práticas mundanas que são integrantes do reino de Satanás, acabarão sendo oprimidos pelos mesmos poderes com os quais têm se prostituído espiritualmente.

Nunca se deve cometer o erro de se fazer alianças com o mundo, com o diabo e com o pecado, porque o fim sempre será a morte, ou seja, quebra da comunhão com Deus no caso dos cristãos, e ser oprimido por tais poderes infernais, e morte espiritual e eterna, no caso de ímpios que não se arrependem.

Há cristãos que dizem ao diabo para deixá-los em paz, para não se intrometer com eles e com suas famílias, que eles, da sua parte também o deixarão em paz. Isto é uma forma de se fazer indiretamente uma aliança com o diabo, e isto não terminará bem, porque o diabo não respeitará nenhuma aliança, assim como as nações pagãs não respeitariam, e de fato não respeitaram, nenhuma aliança que Israel havia feito com elas.

É preciso ter em perspectiva, que uma vez tendo entrado em aliança com o Senhor; o mundo, o diabo, a carne, o pecado, passam a ser nossos inimigos, e se nos deixarmos levar pelo leve pensamento que podemos nos deixar conduzir por eles, ou estarmos associados a eles, para termos alegria e paz, no final o que acharemos será tristeza e morte, tal como os judeus dos dias de Ezequiel encontraram.           

Pr Silvio Dutra
(adaptado)
Imagens do Google- editado por Palavra Eficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...