quarta-feira, 2 de julho de 2014

No meio das Nações - Ezequiel 5

Lições de Vida-
Comentários Bíblicos - Ezequiel  5
No meio das Nações
Assim diz o Senhor DEUS: Esta é Jerusalém; coloquei-a no meio das nações e das terras que estão ao redor dela. (Ezequiel 5:5)

Neste versículo 5:5  é apresentada a estratégica posição de Jerusalém situada bem no meio dos países do antigo Oriente Médio, na encruzilhada das principais estradas da Antiguidade. Sua localização singular constituía uma das grandes oportunidades para Israel. Ao Sul ficava o Egito;a nordeste a Assíria e Babilônia; e ao norte, os siros. Na costa, ficavam os filisteus, e um pouco mais distante, na direção norte, os fenícios, Mais próximo, a leste,estavam os moabitas e amonitas, e ao sul, os edomitas.

Deus colocou seu povo “ no meio das nações” e planejou que se tornasse numa grande força evangelizadora pela qual o conhecimento do Deus verdadeiro devia se espalhar pelo mundo todo. Era seu desejo que a nação de Israel fosse uma clara demonstração de superioridade da verdadeira religião sobre todos os falsos sistemas de culto. A experiência e a prosperidade de Israel deviam se tornar tão atrativas que todas as nações passariam a buscar o Deus dos israelitas. “ Deus proveu a Israel ‘toda a possibilidade de se tornar a maior nação da terra’. ” (PJ,288)

A lição se aplica aos cristãos. De forma individualizada, Deus os colocou como luz para os vizinhos. Ele espera da parte deles uma demonstração de superioridade do cristianismo diante do mundo. Deseja que seja uma religião tão atrativa que outros também a busquem.

Ela, porém, mudou em impiedade os meus juízos, mais do que as nações, e os meus estatutos mais do que as terras que estão ao redor dela; porque rejeitaram os meus juízos e os meus estatutos, e não andaram neles. (Ezequiel 5:6)

A rebelião é um ato deliberado premeditado e planejado. “Mais do que as nações”, isto deve ser entendido no sentido de que os israelitas tinham mais pecado porque possuíam mais luz. Deus julga as pessoas com base na luz e nas oportunidades recebidas ou nas que poderiam ter, caso as tivessem buscado.

Os que constituem a Igreja de Deus têm concentrada sobre si a luz acumulada de todos os séculos. Deus espera deles um padrão mais elevado do que das pessoas de qualquer época anterior. Se forem desobedientes e resistirem à luz, como fez Israel, sua culpa será proporcionalmente maior. (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia Volume 4 -página 648)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...