sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Lições de vida- Salmos 51


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 51-#rpsp

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
As pessoas erram sem querer ou mesmo querendo. É muito fácil cometer erros, falhar e pecar. Após entrar o pecado no mundo a natureza física e moral das pessoas tornou-se tão depravada que o combustível inflamável e o alimento para quaisquer pecados estão inerentemente impregnados dentro e fora do coração, da mente e da alma humana. Claro que muitos só reconhecem o erro e a falta alheia, isto é um dos sintomas do pecado; porém, toda pessoa que sinceramente olhar para si mesmo com olhares tão críticos quanto normalmente olha aos outros, perceberá que é pecador de nascença e tem habilidade nata para pecar (Salmo 51). Entretanto, enquanto você tiver como justificar, explicar e aliviar superficialmente a culpa do pecado e as consequências de suas ações, tua alma nunca buscará o poder restaurador do perdão oriundo da graça de Deus. Então, não permita um momento sequer que teu coração se acomode com o estado em que se encontra. Não se deixe endurecer pelo engano do pecado. Considere a graça, a misericórdia e a tolerância de Deus. Considere como você desconsiderou e desprezou o perdão, a bondade, a paz e a alegria que Deus quis te dar, simplesmente porque você quis acalentar um ou mais pecados no coração. Considere o que você está perdendo ao decidir abrir mão da graça; ou ao contrário, considere as vantagens de abrir mão do pecado e buscar o perdão de Deus e caia de joelhos e confesse agora todos eles! Que alívio encontrarás!

As pessoas têm dificuldades de aceitar leis, até mesmo as do lar. Tal tendência se vê na infância, na adolescência com mais força e materializada nos adultos. Rebeldia, revolta e insubmissão caracterizam a todos em todas as fases da vida. Sendo que até as leis civis são desconsideradas, ignoradas e quase sempre odiadas, que dizer da lei de Deus? Entretanto, a obra apropriada dos Dez mandamentos, “é desmascarar a culpa do pecado, despertar e humilhar a alma por causa dele, ser um espelho que reflita exatamente o pecado. Caso você se recuse a lidar com ele nessa base, não será pela fé, mas pela dureza de seu coração e pelo engano do pecado” (John Owen). Então se você quer se ver livre desta dureza de coração, precisas de um novo coração (Salmo 51:10). Então peça que Deus tenha misericórdia (v. 1) de ti e não te lances longe de Sua presença, nem retire de ti o Espírito Santo (v. 11). Peça para ser lavado de tuas iniquidades, perversões e transgressões (vs. 2-7). Suplique a Ele que torne a dar a alegria da salvação e te sustente com um espírito voluntário (v. 12). Seja transparente em tua oração a Ele (vs. 13-14). Para reconhecer essa necessidade precisas conectar tua “consciência à lei e proteger de todos os disfarces e exceções, até que ela reconheça a própria culpa com clareza e eficácia de entendimento, a fim de que, a partir daí, conforme diz Davi, seu pecado sempre o persiga” (J. Owen). É um pena que muitos cristãos desconsiderem a lei de Deus e a verdadeira obra do Espírito Santo!

Você perdeu a alegria, a paz, a felicidade e a vontade de viver? Faça o que precisa ser feito para restaurar tudo isso. O que se deve fazer? Leia o Salmo 51 e terás todas as respostas necessárias para restaurar a alegria de viver. Esse salmo se divide em cinco partes, nas quais estão as lições divinas de vida deixadas por Davi a nós, inspirado por Deus:
1. Confesse a Deus os teus pecados (vs. 1-6); apele a Deus por misericórdia ao reconhecer os teus pecados, erros, falhas, omissões e transgressões.
2. Purifique-se de teus pecados no perdão divino (vs. 7-10); para isso, clame a Deus a fim de que a) remova o teu pecado, b) restaure a tua alegria, e, c) renove teu espírito.
3. Implore a Deus a fim de que o Espírito Santo não se afaste de ti, preocupe-se mais com isso do que com tuas dívidas.
4. Comprometa-se com Deus ao descomprometer-se com o pecado (vs. 13-15); faça como Davi, a) comece a ensinar aos outros o caminho de Deus, b) cante sobre o perdão divino, e, c) louve ao Senhor por Seu amor.
5. Confie sempre em Deus e desconfie sempre do pecado (vs. 16-19); convença que Deus pode perdoar todo e qualquer pecado e a pessoa, família, igreja, cidade e país que render-se a Ele e não ao pecado será restaurada, transformada e edificada.
O que você está esperando para abrir mão do pecado e lançar mão da graça e do perdão de Deus? Busque, aceite e vive o perdão de Deus e tua vida será plena de alegria, paz, felicidade e prazer.

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...