sábado, 14 de setembro de 2013

Lições de Vida- Salmos 38


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 38-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O salmo 38 é o retrato de minha alma! Dê uma olhada, veja se não é da tua também! O único digno de alguma coisa boa é Deus; a única coisa que nós, pecadores, somos dignos, é da morte. Porém, ao estar lendo esta mensagem você não está morto. Mas deveríamos estar! Porém, Deus é misericordioso. Mesmo estando nós em pecados, Ele nos conserva com vida. Então, nada de pedir a justiça divina. Reconheça a tua miserável vida injusta e clame pela misericórdia dos Céus. Peça que Deus interrompa a Sua execução (v. 1). Reconheça que a dor, sofrimento e morte resultam do pecado (v. 3 ú.p) e a santidade de Deus afeta terrivelmente a pecaminosidade da carne humana (v. 3 pp). A presença de um Deus santo diante de um pecador é como flechas que cravam por todo o corpo (v. 2). O pecado sufoca, reprime, até matar (v. 4) inclusive o mais forte dos homens. O pecado fere, não somente a superfície do corpo humano, mas principalmente enche a alma de feridas, deteriora o íntimo das pessoas e provoca a loucura (v. 5). O pecado adoece, arruína e destrói o ser humano; pior que o pecado é o pecador que prefere viver o pecado antes que libertar-se dele para obter paz, restauração e vida plena. É por isso que hoje existem milhares de doenças como desajustes pessoais, traumas, amarguras guardadas e sentimentos de culpa que alfinetam a consciência do indivíduo. A pergunta é, por que as pessoas não correm para buscar o perdão de Deus? Por que ... e você, já correu para buscá-lo?
O pecado começa matando por dentro, mas antes ele anestesia o indivíduo; por isso, muitos nem percebem que estão morrendo. O indivíduo perde a percepção espiritual. O pecador não percebe a morte por atrás de cada pecado enquanto não vê suas terríveis consequências. No Salmo 38, o salmista, inspirado pelo Espírito Santo, percebe a gravidade de sua conduta (vs. 1-5). No verso 6 ele descreve como vivia em profunda tristeza. No verso 7 tem o motivo, nele não havia nada que prestasse. Por que ele havia chegado a tal situação?
1) Pecados não perdoados por não terem sido confessados (v. 4);
2) Ansiedades do coração por causa do pecado (v. 9);
3) Solidão e abandono resultado de suas escolhas (v. 11).
Esse Salmo revela isso devido a ser ele uma confissão completa de um pecador diante de Deus. Por isso, há transparência e sinceridade (v. 9). Quantas pessoas morrem miseravelmente no pecado, primeiro porque muitos de nós não as alertamos ou apresentamos o evangelho; segundo, porque não aceitam que Cristo morreu miseravelmente para tirar o pecador da miséria e desgraça. Quantas pessoas só precisam buscar o perdão para receber paz e restauração, mas não vão. Definham, vegetam, se arrastam, sofrem, lamentam, até morrerem. Por que ter dificuldades de aceitar o perdão se com ele vem paz, alegria e felicidade? Por que preferir a podridão do pecado antes que a restauração que vem da confissão e do perdão? A solução de Cristo é o perdão para a alma triste!

Muitas vidas estão ameaçadas. Pessoas vivem desgraçadamente, não largam as desgraças dos vícios e pecados. Caso você, sim, você mesmo, deseja outra vida, melhor, leia o Salmo 38 com atenção e oração. Você quer libertar-se da ansiedade, da culpa e da angústia que te sufocam? O segredo, em primeiro lugar, é, confessar teus pecados e reconhecer tuas fraquezas, motivo de tua tristeza (v. 18). Sem isso, não há como continuar! Você vai morrer na desgraça sem que nada mais resolva. Entretanto, se você deu o primeiro passo e se dispõe a dar o próximo, leia o verso 15: espere na graça e misericórdia divina. Então, logo após, clame a Deus por salvação (vs. 21-22). Há esperança para quem quer sair do desespero. Há graça para quem quer libertar-se da desgraça. Há perdão para você, se, do fundo de teu coração fluir sincera confissão. Não seja vítima da infelicidade e do sofrimento. Coloque-se em pé e busque em Deus alento. Ele pode reviver o que está morto. Pode reconstruir o que está destruído. Pode consertar o estrago causado pelo pecado. Ele cura feridas nas paredes do coração. Davi, nesse Salmo, em meio à súplica de perdão pela gravidade de seus atos, frisa a esperança de ser perdoado e aliviado do fardo da culpa por meio da graça do Deus a quem não só servia, mas dependia. E você, se dispõe abandonar teus pecados e buscar o perdão no Salvador? Então, tenha pressa como Davi (v. 22). Experimente essa esperança você também; eu a experimentei hoje mais uma vez!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...