terça-feira, 17 de setembro de 2013

Lições de Vida - Salmos 41

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 41-#rpsp

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Maldade e amor hipócrita de "amigos da onça" são vistos na vida de pessoas de fé. A vida escondida em Deus nem sempre está isenta de "amigos" hipócritas e traidores. Desde o início do Saltério até o Salmo 41, os clamores por causa de inimigos dominaram as queixas e orações de Davi. No entanto, muitas destas aflições nos salmos são utilizadas pelos evangelistas como referência a Cristo. Então, em Salmo 41:9, o isolamento de Davi no sofrimento típico dos justos, está profetizado a aflição do Messias (conf. João 13:18-19). Assim, a experiência de Davi, prenuncia a experiência do Filho de Deus. Jesus foi traído por um de Seus doze amigos íntimos. Se até Jesus teve amigos hipócritas, não se iluda que alguém nunca vai “puxar o teu tapete” por ser cristão. No entanto, Jesus nunca te decepcionará. Em Cristo, crendo em Seu sacrifício, olhe para o Céu agora, anseie pela presença de Deus constantemente, creia que se fores íntegro e sincero Ele te susterá (v. 12); então, dirás em teu coração: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. Amém e amém”. Com estas palavras encerra a primeira sessão do saltério, hinário dos atribulados servos de Deus. Porém, a vida continua. A busca pelo reavivamento deve aumentar. Nossas forças devem estar em Deus e nEle confiar. Enquanto o reavivamento não vier, não podemos desistir. Meu sonho é que você e eu estejamos inflamados por Deus com o reavivamento por Sua Palavra. Portanto, avancemos!

Bem aventurado os misericordiosos, os que agem de misericórdia para com os necessitados. “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre”, é a premissa que abre a mensagem inspiradora do Salmo 41. Os que acodem ao necessitado verão a libertação, preservação, proteção e a bênção de Deus em sua vida. Davi deseja que a mesma alegria e satisfação que inundou o seu coração, inunde também o teu. Suas palavras não são meras falácias, são inspiradas pelo Espírito Santo. Os três primeiros versos nos ensinam três lições de vida:
1. Proteção divina é uma das bênçãos especiais conferidas àquele que atende ao pobre (v. 1).
2. Prosperidade e longevidade são recompensas de Deus àquele que honra ao pobre (v. 2).
3. Provisão divina e restauração da saúde são dispensadas àquele atendeu às necessidades dos necessitados, mas agora está no leito de enfermidade ou doente de cama (v. 3).
Não é que Deus age em troca de alguma coisa, é que esses princípios supracitados ferem o orgulho, a mesquinhez, a arrogância e a ambição - características naturais do coração humano. Assim, a religião verdadeira transforma o coração, que impulsionará o indivíduo a novas ações. Quem, assim, é convertido, torna-se compassivo, gentil, prestativo e empático; tais características resultam de um relacionamento com o Deus que age, protege, cuida, sustenta e cura. Na companhia de Deus, a vide é mil vezes melhor! Religião é relacionamento transformador!

O perdão promove cura. A cura que vem do perdão resulta de busca espiritual. Deus, que embora seja santo, ao pecador perdoa a sua culpa. Doenças resultam do pecado; ao reconhecer isso, Davi disse a Deus, sem titubear: “Senhor, tem compaixão de mim; sara a minha alma, pois pequei contra ti” (Salmo 41:4). O próprio pecado de Davi o levou à enfermidade (v. 08). Não há pior doença que o pecado, que fere profundamente a alma de quem o pratica. Por isso, não se deve pedir justiça a um Deus santo quando se comete pecado; peça Sua compaixão, misericórdia e graça. O perdão do pecado é dom da graça. Nosso Planeta está cheio de gente ferida e cheia de mágoa, simplesmente porque não perdoa e nem pede perdão; não busca a graça restauradora de Deus. Quem não perdoa ou pede perdão, adoece; por isso há tanta gente doente no mundo. Ah! Se todo doente orasse por perdão! Se clamasse com plena sinceridade a Deus: “Sara a minha alma, pois pequei contra ti”! Clamar por cura sem reconhecer a culpa é tentar enganar a Deus, o que é impossível. Pedir perdão e ser perdoado é sinônimo de libertação. O Salmo 41 expressa essa ideia. É preciso ter coragem de admitir ter errado e causado os próprios males. Uma pessoa pode falhar milhares de vezes, mas não será fracassada até que ponha a culpa em alguém. A cura vem em reconhecer a culpa, confessá-la a Deus e receber o bálsamo refrescante do perdão! O perdão é restaurador, experimente-o e tenha um abençoado dia!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...