sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lições de Vida Salmos 30-


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 30-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Tristeza produz choro. Angústia produz desespero. Sofrimento produz aflição. Mas confiar em Deus produz esperança. Saber que o favor dEle dura a vida inteira, apesar do desfavor humano, produz perseverança. O Salmo 30 possui verdades profundas, é um louvor inspirado que revela a Deus agindo ativamente na vida humana. Ele é fruto das experiências difíceis do Rei Davi, e nos auxiliam em nossas experiências complexas. Ele passou por uma experiência de quase morte devido a uma enfermidade gravíssima; e, é nesse contexto que ele declarou: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (v. 5). Esta frase não é apenas um refrão ou mais uma rima de uma música composta por Davi. Ela revela esperança. É a certeza de que a noite de dor, angústia e sofrimento acabará como quando o sol dissipar as trevas ao amanhecer. As dúvidas, incertezas e nebulosidades da vida se dissipam quando nasce em nossa vida o sol da justiça, que é Jesus. Com Deus, as noites da alma recebe a luz divina para amanhecer um novo tempo, de alegria, paz e felicidade. Deus responde quando clamamos por Ele (vs. 10, 08, 2). Deus converte o pranto em prazer e transforma tristeza em alegria (v. 11). É por isso há dois imperativos:
1. Salmodiai ao Senhor (v. 4);
2. Daí graças ao Seu santo nome (v. 4);
Davi encerra dizendo, “... não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti. Ó SENHOR, tu és o meu Deus, eu te darei graças para sempre” (v. 12 [NTLH]). E você, por que não faz o mesmo agora mesmo?

Há perigo em ignorar as ações de Deus. É perigoso desconsiderar que Deus age, interfere e intervém na vida humana. É preciso reconhecer que orgulho, vaidade e arrogância surgem do coração que despreza a Deus. Leia o Salmo 30, de autoria de Davi, inspirado pelo Espírito Santo, que inspira a todos nós a louvar a poderoso Senhor do Universo. O louvor é a expressão máxima da gratidão por algo recebido de Deus. “Deus convida-nos a meditar na Sua misericórdia e no Seu amor incomparável, a fim de que sejamos inspirados com o louvor” (A Ciência do Bom Viver, pág. 492). O louvor nutre o relacionamento da criatura e o Criador. O Salmo em questão é um cântico de ação de graças. É um louvor ao Deus que livra do perigo (v. 1) da enfermidade (v. 2) e da morte (v. 3). Neste mundo não estamos livres destas coisas, mesmo como cristãos; por isso devemos buscar a Deus e reconhecer que dEle vem a proteção e a solução para nossas inquietações. Precisamos conhecer nossa verdadeira condição, do contrário não sentiremos nossa carência do auxílio de Cristo. Necessitamos compreender nosso perigo, do contrário não correremos para o refúgio. Precisamos sentir a dor de nossas feridas, ou não desejaremos cura. Por outro lado, quando dependemos tudo de Deus, o Senhor, ao experimentarmos o resultado dessa dependência, O exaltaremos (v. 1). Este Salmo relata-se a recuperação de um moribundo (vs. 1-3) e oferece-se o louvor a Deus por Sua manifestação (vs. 4-12). Louve a Deus com este Salmo!

Quando você permite Deus se manifestar em tua vida, você terá motivos para exaltá-lO, agradecer-Lhe e louvá-Lo com cânticos de ação de graças. Confira no Salmo 30, o qual Davi, com uma inspiração além de qualquer compositor ou poeta, eleva a sua alma para além das estrelas e oferece a Deus, que está no Céu, um coração agradecido. D. L Moody divide este salmo em quatro partes, o qual declara ser um louvor pela cura divina: [1] Louvor a Deus pelo restabelecimento (vs. 1-3); [2] Uma convocação para recordar os feitos de Deus (vs. 4-5); [3] O sofrimento em retrospecto causado pela independência de Deus (vs. 6-10); e, [4] O louvor a Deus renovado (vs. 11-12). Escatologicamente este salmo apresenta o fim do sofrimento e o louvor exultante dos salvos. A noite escura de pecado passará quando Jesus vier em glória e majestade nas nuvens dos Céus com todos os Seus anjos tocando fortemente suas trombetas. Ali será o que muitos chamam de “amanhã da ressurreição”; momento em que as lágrimas das despedidas de um ente querido se transformarão em alegria; momento em que haverá uma transformação total de todos, ninguém mais terá doença alguma, deficiência nenhuma e nem mesmo qualquer tipo de limitação. Iremos para um lugar perfeito, morar no Céu com Jesus! Esse dia será o melhor dia da vida daqueles que consagraram a vida a Deus. Nesse dia os salvos experimentarão a maior, mais plena e exultante alegria! Eu anseio por esse dia, e você?

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...