quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Salmos 102 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 102
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 102 – Quando você não consegue orar, quando a angústia te impedir de formular palavras, quando tudo parecer escuro e sem esperança... lembre-se de ler e estudar este Salmo; então, permita que ele seja uma expressão de suas emoções perante Deus.

“O subtítulo ‘Oração do aflito que, desfalecido, derrama o seu queixume perante o Senhor’ é único nos Salmos. Ele caracteriza o salmo e designa o propósito pelo qual foi composto” (CBASD).

• O crente sofre. Sente aflição. Experimenta a dor e o desespero. Ele não é insensível e nem blindado diante do sofrimento.
• O que o Salmo 102 ensina é a clamar a Deus em nossos momentos mais difíceis, a reconhecer nossa fragilidade e depender inteiramente da misericórdia e graça divina.

“O Salmo 102 é um dos mais tristes dentre os sete Salmos penitenciais. Ele parece ser a oração do exílio, composta na terra de seu cativeiro. Em tom elegíaco conta sobre a dor, a tristeza, a perseguição e o desânimo. Além disso, mostra esperança no retorno do cativeiro e na restauração do espírito. O poema oscila entre as duas ideias e termina com uma observação de confiança na eterna constância de Deus ao lidar com os seres humanos” (CBASD).

“A referência” aos versículos 25-27 no livro de Hebreus 1:10-12 “demonstra que essa ode prediz a aflição e a angústia do Homem-Deus”, diz Merrill Unger. Ao orientar Seus representantes no mundo, Jesus declarou: “Lembrem-se das palavras que Eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha Palavra, também obedecerão à de vocês. Tratarão assim vocês por causa do meu nome,  pois não conhecem Aquele que me enviou... Eu disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 15:20-21; 16:33).

Concernente ao tempo do fim, o Comentário Bíblico Adventista afirma: “Nos últimos dias os cristãos expressarão suas provas e a certeza do consolo celestial em tempos de angústia, como nunca houve” (CBASD).

Embora no Salmo 102 podemos encontrar a voz dos que enfrentam aflição, ele nos revela que Deus não é indiferente ao nosso sofrimento; na verdade, Ele está conosco, fortalecendo-nos para enfrentar aos diversos desafios da vida! Reavivemo-nos... – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...