segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 28/2/2022

✍ Deus, minha Rocha, Tu me protegesse tantas vezes de possíveis desastres em minha vida. Tu me conduziste por meio da névoa dos pensamentos impuros de volta para uma mente correta diante de Ti. Tu me resgataste da cova dos meus próprios procedimentos. Obrigado, Deus, por enviares Teus anjos para me guardarem todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.

📖   Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; Salmos 91:11

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Jesus ou à Jumenta?

 A SÓS COM JESUS

28 de fevereiro

      Jesus ou à Jumenta?

Então o Senhor fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes? Números 22:28.

   Balaão era um homem confuso. Precisava de uma mensagem especial para despertá-lo. Mas não havia nenhum pastor por perto, não havia nenhum pregador, nem professor de Bíblia. Tudo que havia era uma jumenta e Deus entregou a mensagem àquela jumenta e ela falou. 

   Os homens, porém, correm o perigo de esquecer o Deus da mensagem e seguir a jumenta, e a jumenta também corre o perigo de pensar que ela é o que realmente importa. 

   Quando era jovem ouvi a história do jumentinho que carregou Jesus na Sua entrada triunfal em Jerusalém. Todo mundo gritava hosanas, todo mundo se encurvava e agitava palmas, enquanto Jesus passava, mas o jumentinho pensou que as homenagens eram para ele. 

   Aquela noite o jumentinho chegou a sua casa e disse a seus pais: “A partir de hoje vocês têm que me tratar com maior consideração, porque sou muito importante. Esta manhã, fui à cidade e todo mundo se inclinou diante de mim e agitou palmas para me homenagear.” 

   Os pais — disse a história — ficaram intrigados com a notícia e no dia seguinte acompanharam-no à cidade para ver se era verdade o que o filho contava. 

   Para decepção do jumentinho, desta vez ninguém olhava para ele e havia gente que até o golpeava para que se retirasse do caminho. 

   Ai dos mensageiros que, esquecendo o Deus da mensagem, permitem que o orgulho e a suficiência própria tomem conta de si. 

   E aí dos homens que, esquecendo o Senhor da mensagem, concentram sua atenção no mensageiro. 

   Não somos seguidores de homens. Jesus deveria ser o centro de nossa atenção. Jesus crucificado, ressurreto e prestes a voltar. Os homens poderão nos falhar, nos decepcionar a até nos trair. Jesus, nunca. Construir o discipulado num homem é edificar na areia. Jesus é a Rocha dos Séculos. Só nEle estaremos seguros. 

   Sou seguidor de Jesus ou estou seguindo homens? Esta é uma pergunta para ser respondida hoje. 

   Vá com Jesus, siga a Estrela da Manhã. Ele o conduzirá ao porto seguro.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Gênesis 46 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 46

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 46 – Precisamos entender o que está por trás de Gênesis para compreender a mensagem de Deus ao Seu povo. 

“O propósito de Gênesis era dar à nação de Israel uma explicação sobre sua existência no limiar da conquista de Canaã”; a tarefa de Moisés “como autor inspirado e profético foi tornar claro ao seu povo como e por que Deus o tinha trazido à existência. Também desejava que os israelitas soubessem qual era a missão deles como um povo sacerdotal da aliança e como sua situação presente cumpria promessas antigas”, observa Eugene H. Merrill.

A teologia de Gênesis deveria alcançar os miseráveis escravos israelitas sobrevivendo na escravidão egípcia e ultrapassar fronteiras geográficas e étnicas – até chegar a nós. Ao olharmos para as origens do Céu e da Terra, dos ciclos do tempo, do matrimônio/família, da fé, da religião, do pecado, da rebelião, da corrupção, etc. entenderemos a redenção planejada pelo Criador.

“Deus havia revelado a Abraão que ele receberia a terra de Canaã (Gn 12:1, 5, 7; 13:15), que seus descendentes deixariam essa terra por um tempo (15:13), mas seriam libertados da sua terra de opressão para voltar à terra da promessa (15:16). Essa terra seria deles para sempre (17:8) como uma arena dentro (e a partir) da qual se tornariam instrumento de bênção para todas as nações da Terra (12:2-3; 27:29). José entendeu isso e viu em sua própria peregrinação no Egito a preservação de seu povo por Deus (45:7-8). Deus o tinha enviado para lá a fim de salvá-los da extinção física e espiritual (50:20). Viria o tempo, disse, em que Deus Se lembraria de Sua promessa a Abraão, Isaque e Jacó e os faria voltar a Canaã (50:24)”, acrescenta Merrill.

Com essa visão panorâmica do livro, podemos obter uma visão panorâmica da história humana. O Criador vai levar àqueles que aceitarem Seus propósitos a desfrutar de novos Céus e nova Terra (Apocalipse 21 e 22).

O preparo que Gênesis deveria operar nos israelitas, deve operar nos adventistas pelo resgate final deste mundo opressor.

No Céu, desfrutaremos de um encontro com José e todos os seus familiares. Melhor do que fez o Faraó, Deus providenciará todos os meios para que cheguemos num lugar muito melhor do que o Egito. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 27/2/2022

✍ PAI BONDOSO, obrigado por ter surpreendente cuidado e preocupação comigo. Apesar dos meus muitos pecados, ó Senhor, Tu Te inclinaste para tocar-me em Amor e Graça. Cura-me minha rebelião; restaura em mim a tua mansidão e esperança. Ajuda-me a manter minha vida centralizada na cruz de Cristo. Amém

📖  pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Salmos 91:2

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

A Dor Que Cura

 A SÓS COM JESUS

27 de fevereiro

      A Dor Que Cura

    E fazei caminhos retos para os vossos pés, para que não se extravie o que é manco, antes seja curado. Hebreus 12:13. 

   Estava numa tarde cinzenta na Estação da Luz, em São Paulo, procurando um táxi para dirigir-me ao Bairro de Belém, onde estava dirigindo uma campanha evangelística, quando fui surpreendido por Helena, uma policial, que me ofereceu carona. No caminho ela contou-me que havia me conhecido num dos momentos mais trágicos de sua vida, quando até desejava morrer por causa da morte de seu filho de 16 anos. Na ocasião ela disse que a mensagem pregada aquele dia tinha-a ajudado a entender que valia a pena confiar em Deus e continuar vivendo. 

   Muitas vezes contei este incidente ao introduzir a mensagem do porquê do sofrimento, mas há poucos dias minha secretária tirou-me de uma reunião, dizendo que alguém precisava urgentemente falar comigo. 

   Era Helena, a policial do vestido branco e do revólver 38. Estava desesperada. 

   — Por quê, Pastor? — foi a sua primeira pergunta. — Meu outro filho de 15 anos de idade acaba de morrer num acidente de trânsito e não consigo entender o porquê. 

   Dizer o que para uma mulher golpeada tantas vezes pela tragédia? Alguns dias depois escrevi para ela uma carta de ânimo e conforto, mas o sofrimento de Helena não consegue sair da minha cabeça. 

   Esta manhã, lendo minha Bíblia achei o verso de Hebreus 12:13. No capítulo 12 de Hebreus encontramos uma exortação à constância, paciência e santidade. O verso 11 diz: “Nenhuma disciplina no presente parece ser causa de gozo, mas de tristeza, mas depois, dá fruto aprazível de justiça aos que nela são exercitados.” Depois menciona os “caminhos retos para que não se extravie o que é manco”. 

   Há um caminho glorioso para você, Helena, embora em meio às lágrimas e à dor você não consiga enxergar. Existe um caminho do qual você não pode sair. Esse caminho é Jesus e muitas vezes a dor e a tristeza batem à porta de nosso coração porque Deus está nos chamando para esse caminho glorioso que tem reservado para nós.

   A meditação de hoje é para todas as Helenas que não conseguem entender o porquê do sofrimento a fim de que “levantem as mãos caídas e os joelhos paralisados” (verso 12) e consigam glorificar o nome de Deus em meio aos espinhos da dor, da tristeza e da saudade.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

José perdoa seus irmãos - Gênesis 45

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 45

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 45 – A graça permeia as páginas do primeiro livro da Bíblia. Sem ela, só haveria desgraça neste planeta corrompido e maculado pelo pecado. 

• Antes de considerar as lições deste capítulo, considere as preciosas palavras do apóstolo Pedro: “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados” (1 Pedro 4:7-8).

• O sábio foi bem claro quando, inspirado pelo Espírito Santo, declarou: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Provérbios 28:13). 

• Jesus foi enfático: “Se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês” (Mateus 6:14-15).

José havia perdoado seus irmãos antes mesmo da chegada deles. O que ele não sabia, é se a forma deles agir havia mudado. Mas, neste capítulo, tudo foi esclarecido. Aqui “a história de José chega ao clímax. O eloquente discurso de Judá tocou o seu coração e os sentimentos represados não podiam mais ser contidos, pois ele tinha alcançado o limite do seu autocontrole. José destampa sua alma e abre as comportas do seu coração quando, em meio a abundantes lágrimas, dá-se a conhecer a seus irmãos. O medo da revelação é transformado em evidências de perdão e graça, e o temor da vingança se converte em presentes generosos. A ação maldosa dos irmãos de José, governadas por ciúmes e ódio, é transformada pela providência divina em livramento da morte para eles e o mundo, e aquela providência carrancuda escondia a face sorridente de Deus”, analisa Hernandes Dias Lopes.

Após lidar com José, seus irmãos deveriam contar a verdade ao pai deles. Quão difícil deve ter sido o retorno glamoroso deles para casa após um vulcão por serem confrontados com vergonhosas lembranças secretas. Encarar a verdade pode não ser nada confortável, mas certamente será libertador. “Portanto, confessem os pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5:16).

O perdão é fruto da graça divina e faz grande diferença quando utilizado em meio às desgraças da existência! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 26/2/2022

✍ DEUS DE PAZ, descanso em Ti e somente em Ti encontro refúgio para as tensões e frustrações da vida. Abençoa-me, Pai, com constante paz mental e tranquilidade  de alma. Sem Ti, certamente, serei assolado pelas dificuldades da vida. Mas Contigo estou seguro, em paz, e posso descansar. Eu te agradeço em nome de Teu Filho. Amém.

📖    Tu dominas o revolto mar; quando se agigantam as suas ondas, tu as acalmas. Salmos 89:9

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Nunca é Tarde Para Dizer Sim

 A SÓS COM JESUS

26 de fevereiro

      Nunca é Tarde Para Dizer Sim

    Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares. Salmo 71:9.

   Em janeiro de 1985 retornei ao Peru para visitar meus pais e irmãos. Foi doloroso ver meu velho e cansado pai, apagando-se lentamente, Tinha rejeitado a Jesus durante 34 longos anos. Tinha sempre fugido e inventado desculpas, embora sentisse que o Espírito Santo o estava chamando. 

   De repente, um câncer assassino começou a devorar sua vida, e aí, entre lágrimas e dores reconheceu que não estava lutando contra a esposa, nem contra os filhos, nem contra a Igreja, mas contra Jesus. E na calada da noite, sozinho, entre lágrimas caiu de joelhos e aceitou o Senhor Jesus. 

   Na noite de Natal daquele ano, meu pai disse: “Filho, tenho um presente para você, você não sabe, mas há mais de um ano que eu entreguei minha vida a Jesus, e estive só esperando que você chegasse para me batizar.” 

   No sábado seguinte, entrei no tanque batismal e batizei meu próprio pai. E aí, da água ele disse: “Estou feliz porque sei que Deus me aceitou, mas estou triste porque já estou velho e entreguei minha vida a Deus quando já tenho mais forças para fazer nada por Ele.” 

   “Não me rejeites no tempo da velhice”, clamou Davi. Deus nunca rejeita. Está sempre com os braços abertos esperando o momento da decisão, suplicando e chamando. 

   Meu pai fechou os olhos, dois meses depois, mas o fez com a bendita esperança da ressurreição. Seu corpo desceu ao sepulcro acabado pelo câncer, mas em meu coração brilha a esperança de vê-lo ressuscitado e transformado para louvar o nome de Jesus ao lado da família cristã, por toda a eternidade. 

   Deus ama a você e está batendo à porta de seu coração. Se você é jovem, esta é a hora para dizer: “Eis-me aqui”. Mas se o tempo passou e você já é um homem idoso, Ele o ama igualmente. 

   Nunca é tarde para dizer sim a Jesus. Abra-Lhe o coração hoje e diga: “Senhor, Te aceito. Resisti muito tempo, tentei fugir, corri, mas não dá mais, estou aqui, aceita-me,”

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Afligidos pela culpa - Gênesis 44

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 44

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 44 – A confiança perdida é difícil ser restaurada; contudo, não impossível quando Deus atua no coração humano. Este capítulo é a esperança para problemas antigos, de relacionamentos arruinados.

José prova seus irmãos com o objetivo de ver se havia alguma transformação na vida deles. As provas foram meticulosamente pensadas (Gênesis 44:1-13) evidenciando que estavam transformados (Gênesis 44:14-34). José queria ver honestidade nas atitudes deles, que antes se mostravam cruéis, frias, indiferentes, injustas e desleais (Gênesis 42:19-20, 33-34; 43:33-34). Além das provas mostrarem que os terríveis filhos de Jacó foram transformados, elas ajudaram a completar a obra de Deus no coração deles.

Os irmãos de José eram afligidos por um forte sentimento de culpa. Diante de qualquer dificuldade, o peso da culpa assolava o coração deles (Gênesis 42:13, 21, 32), além de terem a consciência avivada pela dor emocional quando Jacó espremia as gangrenas de sua alma estrangulada pela suposta morte de seu filho querido (Gênesis 42:35-38; 43:1-9, 14). O medo invadia o coração deles até mesmo quando coisas boas lhes aconteciam (Gênesis 43:18). 

Deus é Mestre em curar nossas emoções arruinadas! A transformação do coração que os irmãos de José precisavam experimentar para crescerem e amadurecerem na vida, nós também precisamos. Por isso, assim como José provou a seus irmãos, o nosso irmão Jesus também nos prova, não apenas para que mostremos o quanto somos transformados, mas também para conduzir-nos a mais maturidade (1 Pedro 1:6-9, 13-17).

Como a família de Jacó no passado, a igreja de Deus no presente vive como peregrina neste mundo corrompido pelo pecado. Portanto, da mesma forma que os filhos de Israel aprenderam humildade e reverência diante das autoridades (Gênesis 44:14, 16, 18, 32-33), os modernos filhos de Deus devem aprender a respeitar devidamente as autoridades (1 Pedro 2:11-14), se humilhar e desvencilhar-se de toda ansiedade, confiando que Deus está agindo; e, no tempo certo, Ele exaltará aos humildes (1 Pedro 5:6-7), como fez com José. Os sonhos de José foram a didática usada por Deus para moldar o coração dos filhos de Israel (Gênesis 37:5-11; 44:14, 18), mostrando que Ele é o Soberano na história humana.

Precisamos permitir que Deus conduza nossa vida e execute Seus planos em nós. Precisamos da intervenção dEle em nossa história! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 25/2/2022

✍ PAI SANTO, sou um pecador a Teus olhos e venho em humilde arrependimento. Cobre-me com Tua bondade e justiça, com Tua alegria e paz. Quero ter um relacionamento justo Contigo, ó Deus — nada mais importa na vida. E sei que posso ter esse relacionamento Contigo por meio de Jesus. Amém.

📖   Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição! Salmos 1:6

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

O Desafio e a Promessa

 A SÓS COM JESUS


25 de fevereiro

      O Desafio e a Promessa

    Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8.

   O casal de velhinhos que levou minha mãe ao conhecimento do evangelho não sabia praticamente ler nem escrever, mas tinha uma vida maravilhosa de comunhão com Cristo. Libertos da ignorância e da escravidão do pecado, aqueles anciãos tinham experimentado na vida a paz que só Cristo pode dar. Eram felizes, a gente podia perceber isso na maneira como eles viviam, e tendo conhecido um Salvador maravilhoso, não podiam guardar isso para si. Testificaram. Viveram a vida testificando e um dos frutos desse testemunho foi a minha mãe, que teve nove filhos e vinte netos, todos seguindo a Jesus. 

   Você pode imaginar a dimensão do testemunho desses velhinhos? Deus quer que cada cristão seja uma testemunha. A palavra testemunho aparece 13 vezes nos Atos dos Apóstolos. O livro de Atos não contém a biografia ou as experiências maravilhosas de um ou outro apóstolo em particular; o livro de Atos é o registro de uma igreja que testemunhava. Ninguém ficava calado. Todos anunciavam “o que temos visto e ouvido” (I João 1:3). 

   O desafio de Atos 1:8 foi dado a uma igreja temerosa e triste, porque se aproximava o momento da partida do Mestre. O desafio de ser testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até o último lugar da terra parecia um trabalho impossível de ser feito. 

   Isto, unido ao pensamento de que Cristo só voltaria quando esse trabalho fosse terminado, criava nos discípulos uma sensação de perda definitiva. Mas o que eles começaram a entender aquele dia é que Deus nunca dá um desafio sem ser acompanhado por uma promessa: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”. Então, e só então. Me sereis testemunhas. Testemunhar não é algo que se faz como atributo humano. Testemunhar é também um fruto que brota na vida de quem, pela comunhão com Cristo, tem a presença do Espírito Santo controlando voluntariamente sua vida. 

   Hoje você terá ao longo do dia a oportunidade de relacionar-se com pessoas. A maioria não conhece a Jesus, vivem angustiadas, tristes e vazias. Você tem a resposta que atormenta o coração delas. Você conhece a Jesus. Por que não testificar para elas?

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Submissão a Deus - Gênesis 43

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 43

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 43 – Você conhece a profecia da túnica de José? 

Veja, “...ganhar uma vestimenta especial (provavelmente tingida de cores raras e enriquecida de adornos) foi uma mensagem para os irmãos de José. Significava que ele era o favorito de Jacó para ocupar a chefia do grupo após sua morte”, explica Rodrigo Silva.

Parece que, inconscientemente, Jacó fazia uma profecia sobre José. Embora a túnica fosse rasgada pelos irmãos, o sonho de Deus dado ao irmão humilhado não poderiam ser destruídos. Tanto a projeção de Jacó a José sobressaindo a seus irmãos, quanto os sonhos que José tivera na infância, fluíam para tornarem realidade. Evidentemente, não era o poderoso Faraó, nem mesmo José, que estava no controle de tudo; certamente era Deus – como continua sendo Ele que conduz à história para que todas as profecias fluam para a segunda vinda do Messias.

“Quando José chegou”, diante dos irmãos lá no Egito, “eles o presentearam com o que tinham trazido e curvaram-se diante dele até o chão” (Gênesis 43:26). Contudo, isso não levou José ao orgulho, e a humilhar seus irmãos que o humilharam. Ao contrário, na escola de Deus, José aprendeu a humildade. José é o ícone da humildade no Antigo Testamento, algo que acontece com cada cristão que realmente se converte ao Mestre mais humilde que pisou nosso planeta (Filipenses 2:5-11).

O segredo da vida é entender que “onde Deus é tudo, o ego é nada”, como expressou Andrew Murray. E, acrescentou, “que Deus nos ensine que nossas opiniões e palavras e sentimentos com respeito aos outros homens são Seu teste de nossa humildade diante dEle é o único poder que nos capacita a ser sempre humildes com os homens. Nossa humildade tem de ser a vida de Cristo, o Cordeiro de Deus, dentro de nós”.

O poder pode corromper muitas pessoas que o alcançam, mas não corrompe àqueles que estão sob o poder do Deus do Onipotente. O poder nas mãos de alguém que se submete humildemente a Deus se torna num poderoso canal de bênçãos para beneficiar várias pessoas.

A submissão a Deus leva os indivíduos a desfrutar dos mistérios de Suas provisões. Desta forma, o que era caos e confusão será visto como providência de Deus em Sua Universidade!

Cresçamos espiritualmente! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 

🛐Vamos Orar?

DIA 24/2/2022

✍ DEUS DE AMOR, estou procurando ouvir Tua voz, pois desejo fazer Tua vontade. Quero estar sintonizado com Tua mente e com Teu Espírito. Por favor, vence minha teimosia e orgulho, Pai, para que eu possa ouvir Teu chamado e obedecer prontamente. Espero Tua direção. Em nome de Jesus, meu querido Senhor. Amém.

📖  Eu ouvirei o que Deus, o Senhor, disse: Ele promete paz ao seu povo, aos seus fiéis! Não voltem eles à insensatez! Salmos 85:8

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Não Desanimar

 A SÓS COM JESUS

24 de fevereiro

      Não Desanimar

    Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62.

   Conheci Dirceu num momento dramático de sua vida. Apaixonou-se por Jesus, entregou-Lhe o coração sem reservas e o Mestre transformou sua vida completamente. 

   O inimigo lançou todos os dardos contra sua vida. Seus negócios foram a pique, perdeu carros, casas, terrenos, tudo. Meses depois encontrei-me com ele e, sabendo da situação que atravessava, perguntei-lhe quase com temor: 

   -Como vai? 

   - Às coisas não andam bem, Pastor — foi sua resposta - mas continuo amando meu Senhor Jesus. Prefiro todo o sofrimento presente do que a terrível angústia de viver sem Cristo. 

   “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”, disse Jesus. 

   Se você, meu amigo, aceitou a Jesus e foi batizado há pouco tempo na sua igreja, então sem dúvida está atravessando aqueles momentos difíceis em que todas as forças do inimigo se concentram para derrubá-lo e fazer que olhe para trás. Mas, lembre-se: Você não está sozinho. Milhares de anjos estão contemplando sua luta. É possível que você esteja passando pelo fogo. Mesmo suas roupas podem pegar fogo, mas você escapará ileso. É a promessa de Deus. 

   Depois da provação, sem dúvida você estará mais maduro. Você terá aprendido a depender menos de seus recursos humanos e estará confiando mais no poder de Deus. 

   No caminho para o reino dos Céus existe muita gente ferida e cansada porque olhou para trás, ou para O lado, em lugar de olhar para Cristo. “E constante empenho de Satanás conservar a atenção desviada do Salvador, e evitar assim a união e comunhão da alma com Cristo, Os prazeres do mundo, os cuidados, perplexidades e pesares da vida, as faltas alheias, ou nossas próprias faltas e imperfeições - para uma destas coisas ou todas elas procurará ele distrair a atenção. Não vos deixeis desviar por seus estratagemas.” - Caminho a Cristo, pág. 71. 

   Que Deus o ajude para que neste dia, mesmo sendo tentado a olhar para trás, olhe só para Cristo - “O Autor é Consumador de sua fé. ” Conserve um Cântico em seu coração, coloque uma fita de música inspiradora em seu carro e ande com Deus.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

O plano de Deus - Gênesis 42

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 42

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 42 – O plano de Deus visava capacitar José para salvar sua família, a fim de salvar o mundo. O treinamento de José ministrado por Deus não era apenas para a administração do Egito diante da fome, mas transformar a família na qual o Messias descenderia.

Não é fácil transformar nossa natureza pecaminosa. Por mais que Deus tentasse, Seus alunos aprontavam demais. Além dos diversos erros de Abraão, Isaque e Jacó, os filhos de Israel (futuros líderes do povo de Deus) enganaram e assassinaram os siquemitas – que após estuprarem a irmã Diná, os irmãos tentaram concertar o erro fazendo acordo com Jacó (Gênesis 34:1-31). Sem somar o que os irmãos fizeram com José (Gênesis 37:1-36), observe também as vergonhosas atitudes imorais de Judá e seus filhos (Gênesis 38:1-26). Muitos fogem da escola de Deus sem se preparam para as provas da existência.

Aprovado na escola da vida tendo a Deus como Professor, José superou “uma tentativa de sedução; um plano diabólico; ingratidão ignóbil; a prisão com todos os seus horrores. Todavia, sua impecável varonilidade, sua fidelidade em fazer o que era reto, sua lealdade ao Deus de seus pais levaram o jovem ao palácio – ele tornou-se governador na terra dos faraós”, destaca Frederick G. Owen.

As dificuldades são as provas da universidade da vida. Diante da fome ao chegar à Terra Prometida, Abraão abrigou-se no Egito (Gênesis 12:10-20); mesmo que Deus tenha-lhe frustrado, mais tarde seu filho Isaque intentara a mesma coisa diante da fome, mas foi impedido por Deus (Gênesis 26:1-6). 

Portanto, seria preciso esperar o tempo certo no plano de Deus para descer ao Egito (Gênesis 15:13-14). As coisas estavam se encaixando como Deus havia predito em sonhos a José e ao Faraó (Gênesis 37:5-11; 41:15-36).

Jacó enviou dez filhos a buscar mantimento no Egito – o celeiro do mundo (Gênesis 42:1-5). José, governador daquele Império, identificou seus irmãos (que não o reconheceram) e os colocou à prova para ver se haviam mudado suas crueldades (Gênesis 42:6-38).

O relato inspirado revela que, apesar da fortíssima influência do mal, Deus cuida da história deste mundo imoral. Suas estratégias e ações visam abençoar e salvar pecadores! Ele conta com pessoas como José, dispostas a colaborarem com Seus planos para esses últimos dias nos quais vivemos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 23/2/2022

✍ DEUS MISERICORDIOSO, oro por Teu perdão e misericórdia. Sei que preciso ser avivado da apatia que permiti em determinadas áreas minha vida espiritual.  Por favor, renova meu espírito, Senhor. Coloca novamente dentro de mim um fogo que aqueça o coração dos que me rodeiam. Oro isso em nome de Jesus, meu amoroso Redentor. Amém 

📖   Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:2

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Semelhantes a Ele

 A SÓS COM JESUS

23 de fevereiro

      Semelhantes a Ele

    Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Mateus 5:48.

   Esta declaração, que tem atormentado muita gente, é praticamente o resumo do sermão do Monte. No verso 45 Jesus apresenta o ideal de Deus para nós: “Que sejais filhos de vosso Pai”. Os filhos geralmente se parecem com o pai, no caráter. Pais e filhos têm uma convivência diária e permanente e quase sem perceber os filhos seguem as pisadas do pai. 

   No Sermão do Monte, Cristo está combatendo a “perfeição” humana. Os judeus se preocupavam tanto com os detalhes mínimos da letra que tinham perdido o espírito da lei de Deus. Amavam a sua gente, eram gentis e corteses, praticavam atos de “misericórdia” entre eles, mas nem olhavam para os gentios e na melhor das hipóteses os olhavam com desprezo. 

   Jesus os desafia no verso 46: “Que recompensa tereis se amais aos que vos amam? Não fazem também assim os publicanos?” Então vem a ordem: “Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste.” Vosso Pai, aquele verso 45, que “faz sair o sol sobre bons e maus, que faz chover sobre justos e injustos”. 

   Embora o verso de hoje se refira à perfeição de caráter em geral, o contexto nos mostra que Jesus fala em especial da perfeição no relacionamento com as pessoas, com os que não são de nossa raça, com os que não pertencem a nosso grupo social, com aqueles que pertencem a outra religião têm filosofias diferentes das nossas. 

   Pode você olhar com amor para um “punk” ou um homossexual que defende na TV a posição de que o homossexualismo não é um pecado e sim uma nova opção? 

   Pode você ser capaz de orar por um neonazista ou por um líder desonesto? “Que mérito tem”, pergunta Jesus, “se você ama aos que o amam?” Se o Pai que está nos Céus ama aos bons e aos maus, seja você perfeito como Seu Pai Seja capaz de aceitar e amar as pessoas como são. 

   E duro, não é? Mas o Pai também prometeu: “Eis que estarei convosco todos os dias até à consumação dos séculos.” Como? Pela presença do Espírito Santo em nossa vida. Santificando a nossa vontade, purificando nossos sentimentos e reproduzindo cada dia em nossa vida Seu caráter, para nos tornarmos mais semelhantes.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Treinamento Espiritual - Gênesis 41

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 41

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 41 – Muitas pessoas vivem 10, 20 ou 30 % do que poderiam. Muitos não aprendem na escola da vida a fim de viver neste mundo de hostilidade, corrupção e perversidade os grandes planos divinos. A vida de José revela que uma história marcada pela atuação de Deus, é uma tremenda inspiração para buscarmos os planos que Deus têm para nossa vida.

Deus havia dado sonhos a José em sua infância, quando ele ficou conhecido como o sonhador (Gênesis 37:19); na prisão, Deus usou José para desvendar os sonhos do chefe da padaria e do chefe dos copeiros do Faraó (Gênesis 39:6-22). Incompreensivelmente, o chefe dos copeiros não retribuiu o favor lembrando-se de José; “ao contrário, esqueceu-se dele” (Gênesis 39:23).

Porém, Deus o fez lembrar ao permitir que o Faraó, chefe do chefe dos copeiros, tivesse sonhos também; ao saber sobre quão perturbado estava o Faraó diante da incapacidade dos magos e sábios, o chefe dos copeiros lembrou-se de José (Gênesis 41:1-28). Os sonhos do Faraó revelam que Deus Se manifesta até mesmo a pessoas pagãs, incrédulas e descrentes nEle; mas usa pessoas como José a fim de testemunhar dEle para estas pessoas!

Um treinamento espiritual esteva acontecendo com José o tempo todo. Deus é o conhecedor da história e o provedor neste mundo em declínio; Ele “mandou vir fome sobre a Terra e destruiu todo o seu sustento; mas enviou um homem adiante deles, José, que foi vendido como escravo. Machucaram-lhe os pés com correntes e com ferros prenderam-lhe o pescoço, até cumprir-se a sua predição e a palavra do Senhor confirmar o que dissera. O rei mandou soltá-lo, o governante dos povos o libertou. Ele o constituiu senhor de seu palácio e administrador de todos os seus bens, para instruir os seus oficiais como desejasse e ensinar a sabedoria às autoridades do rei” (Salmo 105:16-22).

Nem todos passam com boas notas nas provas da escola da vida como José. Somente quem busca a Deus, é aprovado e amadurece para se tornar benção nos altos postos da sociedade. 

As provas não apenas nos tornam aptos para grandes realizações, mas também humildes para servir a Deus diante dos homens. Só assim alcançaremos 100% do que Deus tem para nós.

Sejamos bons alunos, excelentes aprendizes! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 22/2/2022

✍ AMADO DE MINHA ALMA, Tu és o único de quem eu preciso. Anseio por ti, para que tu enchas meu coração e minha vida com sentido. Anseio ser satisfeito espiritualmente. Quero estar na Tua presença, agora e para sempre. Não permita que eu me afaste de Ti, ó Senhor. Mantém-me perto de ti por meio de Cristo, que me comprou com Seu sangue. Amém

📖  A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. Salmos 84:2

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Ele Não Esqueceu Você

 A SÓS COM JESUS

22 de fevereiro

     Ele Não Esqueceu Você

    Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor Se esqueceu de mim. Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não Me esquecerei de ti. Isaías 49:14 e 15.

   Tínhamos concluído um acampamento de jovens, no Parque de Exposições em Brasília, DF, e todos preparavam as mochilas para ir embora. As barracas estavam sendo desmontadas. Em breve, ficariam só lembranças do que tinha sido uma semana maravilhosa na vida de quase 20 mil jovens. 

   Então vi, sentada na cerca da arena central, uma garota de uns 16 anos. Parecia uma estátua. Não se mexia; imóvel, olhava fixamente para um ponto indefinido do horizonte. 

   — Oi, Já está com saudades do acampamento? — perguntei aproximando-me dela. Olhou para mim com indiferença, como se não me conhecesse. Tentava ser dura, demonstrar que não estava sofrendo, mas não conseguia, as lágrimas estavam lá, dando volta em seus olhos, e, mais do que as lágrimas, o grito silencioso de um coração carente, jovem demais para enxergar as cores da vida. 

    — Por que tudo que é bom tem que acabar? — perguntou angustiada. — O sonho acabou, achei aqui amigos bacanas. Senti que havia gente que se importava comigo, mas o sonho acabou, por que tem que ser sempre assim? 

   Depois, falou de sua vida (apenas 16 anos) e concluiu: “Ninguém gosta de mim, ninguém se importa comigo.” 

   Alguma vez essa pergunta já passou por sua cabeça? Vivemos num mundo contraditório. As pessoas vivem apinhadas em apartamentos, mas parece que ninguém conhece ninguém. Você entra no metrô, estação Sé ou Jabaquara, quatro da tarde, e tem a impressão de ser uma sardinha enlatada, mas quem está se importando se os seus pés doem porque você andou o dia todo procurando emprego? Ou quem se interessa em conhecer o vulcão de tristeza que parece explodir dentro do seu peito? 

   Já se sentiu como um objeto usado pelas pessoas? Já foi tratado assim, até pelas pessoas mais próximas de você? Ninguém se importa com você? Ninguém gosta de você? 

   Nunca se esqueça da promessa de Deus: “Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do Seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não Me esquecerei de ti.” Isaías 49:15.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

É possível ser fiel - Gênesis 40

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 40

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 40 – Em meio a tantas histórias frustrantes desde a queda no Éden, José aparece mostrando que, capacitado por Deus, é possível ser fiel, comprometido com os princípios do Céu.

A vida de José é como oásis em meio à aridez de uma sociedade corrupta; é como flor branca numa água fétida de esgoto. José é alguém na contramão da vida lidando com pessoas que vivem à espreita para derramar sangue, em que cada um caça seu irmão para tirar a vida. É a esperança numa sociedade mergulhada na perversidade; é também a expectativa do Céu para um mundo em declínio, onde as pessoas estão sempre ávidas para fazer o mal. José é uma inspiração aos crentes de cada geração perversa.

José prova que o ambiente não é desculpa/obstáculo para aqueles que desejam viver para Deus. Tanto no seio da própria família como na mansão de Potifar, o poder do mal não corrompeu ao jovenzinho diferente. 

José rebelou-se com a tradição de perversidade, vivendo piamente diante de Deus, mesmo enfrentando terríveis adversidades. Ainda que parecia que o mal sobressaía sobre o bem – como no Dilúvio (Gênesis 6:1-7) –, Deus conduzia cada detalhe da história a fim de um dia poder conceder a vitória a todo remanescente fiel que viveu como escória da sociedade!

José é um contraste numa sociedade drasticamente maligna. Ele é bondade em meio às pessoas cruéis. Ele é paciente, mesmo em face às acusações infundadas sobre sua pessoa. Ele é humilde mesmo convivendo com gente delinquente. Mesmo preso inocentemente, ele praticava o bem, até para aqueles que praticaram o mal e estavam juntos na prisão.

Como nossa sociedade precisa de jovens, adultos e idosos como José! 

Carecemos de gente que tenha ousadia para ser diferente, e fazer a diferença em meio às pessoas estúpidas e indiferentes à justiça; de gente que reflitam Deus nas mansões de grandes personagens e até mesmo nas cloacas deste mundo onde sobrevivem os perversos. Todos precisam de esperança... são carentes de bondade...

Precisamos de gente que seja leal a Deus a tal ponto de demonstrar lealdade às pessoas a sua volta; de gente que leia a Bíblia e leve Deus tão à sério como José, mesmo frente às desgraças de uma sociedade desprovida do bem...

...Reavivemo-nos!!! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 21/2/2022

✍ SENHOR DA MINHA VIDA, quero seguir Tua direção na batalha contra Satanás. Sei que Contigo ao meu lado posso vencer os pecados e os fracassos. Ajuda-me a permanecer firme na fé, Pai, e a derrotar o diabo. No poderoso nome de Jesus, o vencedor, eu oro. Amém.

📖  Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Duas Vezes Pai

 A SÓS COM JESUS

21 de fevereiro

      Duas Vezes Pai

    Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15.

   Servir por obrigação é uma coisa, e servir por amor é outra, completamente diferente. Nos colégios internos acontece com frequência algo que ilustre muito bem o que estou tentando dizer. 

   As garotas que trabalham na lavanderia passam camisas como parte de suas obrigações. O que significam essas camisas para elas? Trabalho, remuneração e dever, nada mais. Mas imagine você que um dia uma garota começa a gostar de um rapaz e por coincidência, enquanto está trabalhando na lavanderia, chega às suas mãos a camisa do rapaz que ela gosta. Como você acha que a moça vai tratar essa camisa? om certeza vai passá-la com muito carinho, vai ser cuidadosa com cada cantinho da camisa e se puder, vai até colocar um pouco do perfume dela. 

   Onde está a diferença? No amor, é claro e é justamente a essa experiência que o Senhor Jesus deseja levar-nos. 

   Antes de conhecê-Lo éramos escravos do pecado, dos temores, das dúvidas e preconceitos. Obedecíamos de alguma maneira por temor de perdermos ou de sofrer as consequências de nosso erro. Mas um dia, chegamos a conhecê-Lo e entendemos Seu amor maravilhoso. Como Ele deixou tudo e veio a este mundo para salvar-nos, como Ele nos ama e está disposto a aceitar-nos do jeito que somos, então, nos apaixonamos por Ele, somos conquistados pela atração da Cruz e, voluntariamente nos tornamos escravos de Seu amor. 

   Não são mais correntes de escravidão que nos atam. Não obedecemos mais por temor ao castigo do patrão. Somos atados por cordas de amor. Amamos, e porque amamos queremos ver nosso Senhor Jesus sempre sorrindo. Seus pensamentos passam a ser nossos pensamentos e Seus sentimento os nossos. A Lei não está escrita apenas em tábuas de pedra, seus princípios foram gravados com amor em nosso coração e à medida que os dias passam vemos cada vez mais Seu caráter refletido no nosso. As pessoas percebem que somos cada vez mais semelhantes a Jesus. Então brota do coração um canto de júbilo: “Aba Pai, que quer dizer, duas vezes Pai.”

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Um exemplo José - Gênesis 39

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 39

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 39 – Após os negros capítulos revelando o estado deplorável da natureza pecaminosa em Gênesis 34 e 38, juntando com outros tenebrosos de homens e mulheres de Deus, muitas vezes ficamos questionando o porquê dessas histórias vergonhosas serem trazidas à nossa memória.

Ellen White nos ajuda: “Homens a quem Deus favoreceu, e a quem confiou grandes responsabilidades, foram algumas vezes vencidos pela tentação, e cometeram pecado, mesmo como nós, presentemente, esforçamo-nos, vacilamos, e frequentemente caímos em erro. Sua vida, com todas as suas faltas e loucuras, estão patentes diante de nós, tanto para a nossa animação como advertência. Se eles fossem representados como estando sem faltas, nós, com a nossa natureza pecaminosa, poderíamos desesperar-nos pelos nossos erros e fracassos. Mas, vendo onde outros lutaram através de desânimos semelhantes aos nossos, onde caíram sob a tentação como o temos feito, e como todavia se reanimaram e venceram pela graça de Deus, acoroçoamo-nos em nosso esforço para alcançar a justiça. Como eles, embora algumas vezes repelidos, recuperaram o terreno, e foram abençoados por Deus, assim nós também podemos ser vencedores na força de Jesus” (PP, 238).

José é um exemplo de que, pelo poder de Deus, aquele que deseja viver no temor do Senhor, poderá se erguer da imoralidade e viver corretamente diante de Deus e dos homens. José é uma exceção num mundo tomado por imoralidade e corrupção.

José é um ícone em meio à depravação mostrando como um jovem pode manter puro o seu caminho (Salmo 119:9-11), mesmo quando tudo conspira para sua destruição (Romanos 8:28-39). Vendido pelos irmãos aos ismaelitas, revendido como objeto no Egito, foi trabalhar na casa de Potifar, oficial de Faraó e capitão da guarda egípcia. Embora fosse escravo trabalhador, confiável e responsável, a mulher de seu senhor armou uma contra ele – que escolheu servir a Deus. Inocente, foi parar na prisão, rendendo-nos preciosas lições:

• Cada lágrima bem aproveitada pode ensinar-nos extraordinárias verdades.

• Adversidades despertam em nós capacidades que em circunstâncias favoráveis permaneceriam adormecidas.

• Adversidades podem ser usadas como trampolins rumo à maturidade.

• Experiência não é o que nos acontece, é o que fazemos com o que nos acontece.

• Paciência e perseverança fazem que, miraculosamente, adversidades se tornem universidades da vida.

Em meio às dificuldades, aprendamos preciosas verdades! Cresçamos espiritualmente! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 20/2/2022

✍ DEUS SÁBIO, curvo-me diante de ti em fraqueza e fragilidade. Sem Ti nada sou; fico desamparado e sem esperanças.  Preciso da tua força a cada momento, ó Deus, para viver neste mundo de forças malignas. Ajuda-me a depender de Ti, e somente de Ti. Por meio de Jesus, Meu Redentor. Amém. 

📖 E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". Neemias 8:10

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Por Que Confessar?

 A SÓS COM JESUS

20 de fevereiro

      Por Que Confessar?

    O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13. 

   Ninguém precisa viver atormentado por um erro do passado, porque na Cruz do Calvário foi pago por Cristo o preço por todos os pecados de todos os homens de todos os tempos. O perdão está providenciado. Teologicamente não é quando confessamos os nossos pecados que Deus providencia O perdão. O perdão já foi providenciado no Calvário. 

   Mas a vida cristã não é apenas uma exposição de Teologia. É um relacionamento pessoal com Cristo. Teologicamente todos os pecados de todas as épocas podem estar perdoados, mas eu tenho que aceitar pessoalmente a validade deste perdão para mim. Eu tenho que aceitar, e a confissão não é outra coisa que dizer: “Sim, Senhor, eu aceito Teu perdão porque eu sou um pecador e preciso de Ti.” 

   Existe um grande perigo em dizer: “Eu não preciso confessar meus pecados para que Deus me perdoe, porque no Calvário já foi providenciado o perdão.” Esta declaração é verdadeira e é falsa. Universal e teologicamente verdadeira, mas pessoalmente falsa. 

   De que adianta ter um milhão de dólares no banco se não assinar o cheque? O dinheiro existe, está ali, na minha conta bancária, mas é preciso eu me apoderar dele e colocá-lo no meu bolso para poder pagar as minhas dívidas.

   Quando olhamos para a Cruz do Calvário e vemos morrendo um Deus de amor, feito homem, sem gemer, sem reclamar, apenas morrendo em silêncio e por amor, quando vemos Seu olhar, sem condenação, sem critica, esperando, sofrendo e amando, então o coração humano não tem outra saída senão cair de joelhos e dizer: “Senhor Jesus, eu sou um pecador, não mereço todo esse sofrimento por mim, mas eu preciso de Ti, aceita me coma estou e gera em Mim o poder necessário para sair desta situação.” 

Então, e só então o perdão providenciado na cruz é valido para o homem e esse é o começo de uma vida de prosperidade.

MINISTÉRIO  BULLÓN - MEDITAÇÃO DIÁRIA

Pecados Alheios - Gênesis 38

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 38

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 38 – Duras críticas aos pecados alheios podem estar escondendo nossos próprios pecados. Este capítulo está repleto de imoralidade, perversidade, engano; e, cinicamente, de busca por justiça por gente injusta.

Geralmente desejamos que executem justiça aos que erram, mas exigimos ser tratados com misericórdia. Somos duros e inflexíveis contra os outros, mas queremos flexibilidade e misericórdia quando falhamos. 

Infelizmente, aqueles que erram não admitem ou reconhecem seus erros até serem confrontados ou encurralados... Essas, e outras verdades, encontramos no relato de Judá e Tamar.

Distanciamento familiar, jugo desigual (comunhão) de quem serve a Deus com quem não O serve, jugo desigual no relacionamento conjugal, infidelidade nos compromissos (2 Coríntios 6:14), e, decisões imorais...  resultam em tragédias que deveriam alertar-nos para a desgraça do maldito pecado. O pior é que o pecado torna os indivíduos insensíveis a Deus, desprovidos de senso moral próprio, mas com aguçado senso de justiça contra o próximo (Romanos 2:1-3).

Maldade, imoralidade e subterfúgio ligados à depravação sexual recheiam este capítulo do povo de Deus. Judá é o líder da tribo da qual descenderia o Messias. Tamar, mulher pagã, foi incluída na genealogia do Salvador (Mateus 1:3). Perez, “o primeiro dos gêmeos nascido de Tamar, fruto de prostituição e incesto, entrou, porém, na linhagem messiânica, que perpassou por Boaz e Rute e chegou ao rei Davi (Rt 4:18-22; Mt 1:3)”, destaca John MacArthur.

A verdade bíblica nua e crua deve servir de Raio-X de nossa vida, visando que busquemos reavivamento e reforma espirituais!

Ellen White expõe que a Bíblia “registra as faltas de homens bons, daqueles que se distinguiram pelo favor de Deus; efetivamente, suas faltas são apresentadas de modo mais completo do que as virtudes. Isto tem sido objeto para admiração de muitos e tem dado aos incrédulos ocasião para escarnecerem da Bíblia. É, porém, uma das mais fortes provas da verdade das Escrituras, não serem os fato explicados de maneira que os favoreça, nem suprimidos os pecados de seus principais personagens... Houvesse a Bíblia sido escrita por pessoas não inspiradas, e teria sem dúvida apresentado o caráter de seus homens honrados sob uma luz mais lisonjeira. Mas, assim como é, temos um registro exato de suas experiências” (PP, 238).

Reavivemo-nos na Palavra de Deus (Hebreus 4:12), alicerçados no Messias! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Ressuscitados Para Uma Nova Vida

 A SÓS COM JESUS

19 de fevereiro

      Ressuscitados Para Uma Nova Vida

    Tendo sido sepultados juntamente com Ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que O ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12.

   Conheço muitos homens e mulheres maravilhosos, que vão de vez em quando à igreja, apóiam a família em tudo, acreditam em Jesus e Sua mensagem, mas não tomam a decisão do batismo. Meu pai era um deles. 

   O argumento que constantemente usam é que ainda não estão preparados para tomar uma decisão tão séria. Eles olham para sua própria vida e vêem que há muita coisa que deve ser ajustada e corrigida para poderem ser batizados. 

   O verso de hoje nos mostra que a experiência do cristão não termina com o batismo. O batismo não é o certificado que a igreja dá a quem demonstrou que pode cumprir todas as normas estabelecidas na Palavra de Deus. O batismo é praticamente o começo da experiência cristã. Depois dele somos “ressuscitados mediante a fé no poder de Deus”. 

   A partir do batismo começa a experiência ímpar de companheirismo e vitória com Cristo. Cada dia é um dia de aprendizagem. Fomos ressuscitados para uma nova vida e passamos a ser como crianças que estão aprendendo a andar. 

   Você já teve um filho pequeno que aprendeu a caminhar? Não caiu ele muitas vezes antes de dominar a arte de caminhar? E o que você fazia cada vez que ele tropeçava e caía? Corria para castigá-lo porque não tinha conseguido ou encorajava-o e animava-o a tentar outra vez? 

   Deus é um pai de amor disposto a ver crescer e amadurecer Seus filhos na nova experiência de andar com Ele. 

   Se você está esperando viver uma vida “perfeita” para tomar a decisão do batismo, saiba que você nunca decidirá porque sozinho nunca alcançará O ideal de Deus para você. 

   O batismo não é o fim do curso, é o início da experiência com Jesus, é a declaração pública de que você O ama e quer viver com Ele o resto de sua vida. Como no casamento, a vida a dois é uma escola que não tem formatura. Vamos aprendendo diariamente com os acertos e com os erros, mas conseguimos enfrentar sustentados pelo amor que nos une à outra pessoa. 

   Se você está no vale da decisão, faça deste dia, seu grande dia. Abra seu coração e diga: “Senhor, decido hoje entregar-me definitivamente a Ti e preparar-me para participar do próximo batismo.”

MINISTÉRIO  BULLÓN*

*MEDITAÇÃO DIÁRIA

Lar Disfuncional - - Gênesis 37

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 37

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 37 – Parece que Moisés esteve nos preparando para a maior história do Gênesis. Antes de avançar, observe esta nota de Ellen White ajudando-nos a lembrar do contexto de José.

“Jacó tinha pecado, e havia sofrido profundamente. Muitos anos de labuta, cuidados e tristeza ele os havia tido desde o dia em que seu grande pecado fê-lo fugir das tendas de seu pai. Como fugitivo sem lar, separado de sua mãe, a quem nunca mais viu, trabalhando sete anos por aquela que amava, apenas para ser vilmente enganado; labutando vinte anos ao serviço de um parente ávido e ganancioso, vendo sua riqueza aumentar, e seus filhos crescerem em redor de si, mas encontrando pouca alegria na casa contenciosa e dividida; angustiado pela desonra de sua filha, pela vingança dos irmãos da mesma, pela morte de Raquel, pelo crime desnatural de Rúben, pelo pecado de Judá, pelo engano e malícia cruéis praticados para com José – quão longo e tenebroso é o catálogo de males que se estende à vista! Reiteradas vezes colheu ele o fruto daquela primeira ação errada. Em frequentes ocasiões viu repetir-se entre seus filhos os pecados de que ele próprio fora culpado. Mas, amarga como fora a disciplina, cumprira ela a sua obra. O castigo, se  bem que atroz, produzira ‘um fruto pacífico de justiça’” (PP, 237-238).

O lar de José era disfuncional. Seus irmãos eram caracterizados pelo ódio, raiva, inveja, falsidade e assassinato. Além de José ser o filho da esposa preferida de Jacó, José era o preferido também por ser diferente de seus irmãos. Isso... e, mais dois sonhos que



projetavam José a líder da família, faziam seus irmãos ferverem de raiva mortífera. 

Jacó, encanecido, agiu despreocupadamente, enviando seu filho preferido a buscar informações do trabalho dos outros filhos – promovendo mais ódio nos irmãos que não ganharam nenhuma túnica colorida igual a de José. 

Vendido aos ismaelitas, e tido como morto pelo pai... Tudo parecia indicar o fim de José!

Indubitavelmente, pequenos erros acarretam grandes problemas; contudo, por mais problemática que seja sua família, não é motivo para acomodar-se numa vida fracassada. Ainda que tudo conspirasse contra José, o fato dele estar do lado de Deus, o fracasso não era seu destino. Esse mesmo Deus está à nossa disposição! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

🛐Vamos Orar?

DIA 18/2/2022

✍Eterno Pai, Tu és o refinador da minha fé. Tu és o fogo dentro da minha alma que purifica meu coração e minha mente. Ensina-me  a aceitar o sofrimento com alegria, a saber que ele me purificará e me capacitará a viver para Ti cada dia. Coloco minha confiança em Ti por meio de Cristo. Amém. 

📖 Bendigam, ó povos, o nosso Deus; façam ouvir a voz do seu louvor. É ele quem preserva com vida a nossa alma e não permite que resvalem os nossos pés. Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos refinaste como se faz com a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; puseste uma pesada carga nas nossas costas; fizeste com que os nossos inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso. Salmos 66:8-12

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

A Igreja de Deus

 A SÓS COM JESUS

18 de fevereiro

      A Igreja de Deus

    Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17. 

   Em 1973 eu era pastor entre os índios da tribo Campa, no interior da Amazônia peruana. Estávamos preparando uma grande reunião com os irmãos índios de todas as aldeias e encerraríamos aquele encontro com um grande batismo.

   Como convidado para aquela reunião viria da capital um pastor aposentado. Para chegar ao lugar do encontro era necessário viajar um dia de ônibus, quatro horas de caminhão e ainda duas horas mais de canoa pelo rio. Os preparativos para a grande festa espiritual me tinham ocupado completamente. Não podia viajar até La Merced, cidade até onde o ônibus chegava, para esperar o pastor visitante. Então pedi a um jovem índio para fazer esse trabalho para mim. 

   — Como saberei quem é o Pastor Aguilar, se no ônibus virão pelo menos 40 pessoas? — foi a pergunta do jovem índio. 

   - Não fique preocupado — respondi. — Aqui, neste papel estão escritas as características do pastor. É velhinho, cabelo branco, alto, magro, usa óculos, tem uma pinta grande no lado esquerdo do rosto e anda sempre de gravata. 

   Mais tranquilo, o jovem índio viajou a La Merced e ao cair da tarde estava de volta, trazendo consigo o pastor visitante. 

   Neste mundo existem nove grandes religiões e só dentro da religião cristã existem pelo menos 3 mil subdivisões. Como saber qual é a verdadeira igreja de Deus? É uma pergunta que muita gente faz, mas a resposta de Deus está no verso de hoje. O texto descreve as duas características principais da verdadeira igreja de Deus em nossos dias: “Tem a fé de Jesus e guarda os mandamentos de Deus.” 

   Para ser a Igreja Verdadeira não basta ter uma das características. E preciso ter ambas. Crer em Jesus de todo coração, levantar Jesus como o centro da vida e da mensagem e como resultado da fé em Jesus, viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus. 

   Você pode hoje procurar essa Igreja. Lá, Deus está tentando reunir Seus filhos para o grande encontro final com Cristo. Meu sonho é ver e poder abraçar Jesus naquele dia. 

Poderemos conhecer-nos pessoalmente ao lado de Jesus?

MINISTÉRIO  BULLÓN - MEDITAÇÃO DIÁRIA

O plano divino - Gênesis 36

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 36

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 36 – O plano divino para Israel visava alcançar as nações (Gênesis 12:1-3). Tendo Gênesis como público-alvo os israelitas escravizados no Egito, Moisés informou-os dos acontecimentos históricos “mundiais” para que vivessem o que Deus desejava para eles. 

Logo no início foram reveladas as origens de várias nações (Gênesis 10). Após o caso da Torre de Babel, outras nações surgiram, tais como as das filhas de Ló com filhos do próprio pai: moabitas e amonitas (Gênesis 19:36-38).

O relato inspirado também apresenta Melquisedeque como rei-sacerdote de Salém, a quem Abraão entregou-lhe dízimos dos seus bens, louvando a Deus como Criador dos céus e da terra (Gênesis 14:18-20), conforme indica Gênesis 1:1. O compromisso de Abraão com um Abimeleque (Gênesis 20:14-18), e o de Isaque com outro Abimeleque (Gênesis 26:26-31), são informações úteis quando os israelitas fossem libertos.

No capítulo em pauta, temos os edomitas, da descendência de Esaú. Edom significa avermelhado, supostamente um apelido pela troca da primogenitura por lentilhas vermelhas. Sendo Esaú irmão de Israel, uma das orientações de Moisés antes de entrar na Terra Prometida foi de não incomodar aos edomitas (Deuteronômio 2:2-8); o mesmo cuidado deveriam ter com moabitas, amonitas, etc. (Deuteronômio 2:8-23). Conhecendo a história, facilitaria o relacionamento com outras nações. 

Atualmente, o remanescente de Deus está espalhado pelas nações, denominações e inúmeras religiões do mundo. Jesus mesmo declarou aos judeus: “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (João 10:16).

Em Apocalipse 10:11, a revelação mostra que após o desapontamento com as profecias de Daniel (Apocalipse 10:8-10), era importante continuar pregando a “muitos povos, nações, línguas e reis”. Em Apocalipse 14:6, um anjo representando o remanescente de Deus no tempo do fim, proclama em alta voz o evangelho eterno “aos que habitam na terra, a toda a nação, tribo, língua e povo”. Deus tem filhos sinceros em diversas igrejas falsas (Apocalipse 18:4). Os salvos serão grande multidão “de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Apocalipse 7:9). As folhas da árvore misteriosa servirão “para a cura das nações” na Nova Terra (Apocalipse 22:2).

Além de nos prepararmos para morarmos com Jesus, devemos ajudar outros a se prepararem também. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 17/2/2022

✍PAI DE AMOR, obrigado por Teu cuidado constante. Peço-Te que me dês uma fé despreocupada e confiança constante em Ti. Ajuda-me a lembrar que Tu sempre estarás presente para me pegar quando eu cair ou para me conduzir pelos vales de tristeza. Lembra-me do Calvário e do Teu imensurável amor por mim. No nome do Salvador. Amém.

📖  Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. Salmos 55:22

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

O servo sofredor

A SÓS COM JESUS

17 de fevereiro

      O servo sofredor

    Então o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre. Êxodo 21:6.

   Aqui encontramos outra figura maravilhosa de Cristo. O relato que nos traz o texto fala-nos de um incidente da vida doméstica. Um servo hebreu é o protagonista da história. O período de sua escravidão acabou. O amo já não tem mais direitos sobre ele. Pode ficar livre se quiser, mas a liberdade não tem atrativo para ele. Existem vínculos que o ligam a seu senhor. Suas maiores alegrias estão ali e finalmente, conclui: “Amo ao meu senhor, a minha mulher e aos meus filhos; não sairei livre.” (Êxodo 21:5.) 

   Agora, numa cerimônia simples, chamam-se os juízes e as testemunhas e uma ferida é feita em seu corpo como um símbolo visível e permanente: “Seu amo o levará ante os juízes e lhe fará estar junto à porta ou ao poste e furará sua orelha com uma sovela e será seu servo para sempre.” A partir desse momento o servo não é servo por obrigação, mas porque quer. 

   No Salmo 40:6 encontramos a figura de Cristo como o Servo. Jesus anuncia o fato: “Pai, as Minhas orelhas têm sido furadas por Tua própria mão.” 

   Talvez a nossa mente finita nunca consiga entender a imensidão do amor de Cristo, que sendo igual a Deus, deixou tudo por amor ao homem. Os anjos se ofereceram para vir em Seu lugar. Não podiam suportar a idéia de verem Jesus na posição de um servo e morrendo a morte ignominiosa da cruz. Mas, nenhum ser criado podia fazer expiação pelo homem. Só podia ser Jesus e mais ninguém. Na forma de Servo, Ele vem a este mundo e tem que andar lentamente cada passo marcado na profecia. Sua comida e bebida são fazer a vontade de Seu Pai. Não há descanso. Vive numa cidade desprezada. Trabalha como carpinteiro e usa suas ferramentas. Bebe o cálice de Sua humilhação e quando se aproxima o momento final aceita o cálice mais amargo: O Jardim do Getsêmani é Sua agonia. O Servo carrega o pecado de todo o mundo. Não reclama, não exige justiça, simplesmente ama em silêncio € finalmente morre. 

  É esse caráter de Servo que Ele quer reproduzir na vida dos que O seguem, a docilidade de Seu caráter para entregar mansamente a orelha, ser furado e servi-Lo por amor. Como chegar a esse ponto do caráter? Só há um caminho: viver cada dia e cada minuto sentindo Sua presença ao nosso lado. Mais do que isso, em nós, pela presença do Espírito Santo.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Maus testemunhos - Gênesis 35

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 35

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 35 – A igreja de Deus no Antigo Testamento dava tantos maus testemunhos que talvez muitos de nós seríamos pagãos para não pertencer a um povo com uma história moral tão baixa. Infelizmente muitos mestres da Bíblia são maquiadores das histórias reveladas por Deus. Inúmeros professores cristãos não são íntegros em suas preleções.

Veja que, “quando Benjamim, o décimo segundo [filho], chegou, sua mãe morreu durante o parto (Gn 35:17, 18). Portanto, a inveja, o ciúme, a rivalidade e a contenda manchou o mundo em que aqueles irmãos nasceram. Um pai. Quatro mães. A melhor maneira de relacionar os irmãos e suas mães é lendo a genealogia em Gênesis 35: ‘Eram doze os filhos de Israel. Rúben, o primogênito de Jacó, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom, filhos de Lia; José e Benjamim, filhos de Raquel; Dã e Naftali, filhos de Bila, serva de Raquel; e Gade e Aser, filhos de Zilpa, serva de Lia’ (v. 22-26)” (Philip W. Dunham).

A dor e o sofrimento castigam o povo de Deus tanto por situações naturais como a morte de Débora, ama de Rebeca e a morte de Rebeca no parto de Benjamim, quanto por escolhas estúpidas, como é o caso de Diná (em Gênesis 34) e o caso de Ruben, que “deitou-se com Bila, concubina de seu pai. E Israel ficou sabendo” (Gênesis 35:22). Que família desestruturada e disfuncional!

Observe como Ellen White comenta sobre essa família: “O pecado de Jacó e o séquito de acontecimentos que determinou, não deixaram de exercer influência para o mal, influência esta que revelou seu amargo fruto no caráter e vida de seus filhos. Chegando esses filhos à virilidade, desenvolveram graves defeitos. Os resultados da poligamia foram manifestos na casa. Este terrível mal tende a secar as próprias fontes do amor, e sua influência enfraquece os laços mais sagrados. O ciúme das várias mães havia amargurado a relação da família; os filhos cresceram contenciosos, e sem a devida sujeição; e a vida do pai obscureceu-se pela ansiedade e dor” (PP, 208-209).

Para reverter esse quadro horrível da família de Jacó, Deus pede a ele devoção e adoração (Gênesis 35:1); Jacó age entendendo a importância da consagração resultante de reavivamento e reforma (Gênesis 35:2-14).

A intimidade transforma nossa vida! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 16/2/2022

✍ SANTO DEUS, obrigado por perdoares meus pecados continuamente. Pelo sangue purificador de Jesus, sei que me vês puro e salvo. Louvo-Te por tua misericórdia e graça insondáveis. Ajuda-me, ó Senhor, a não juntar os pedaços partidos da minha vida novamente, mas a deixá-los na cruz. Em nome de Jesus Cristo, que morreu na cruz por mim. Amém.

📖  Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Salmos 51:17

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Uma Nova Oportunidade

A SÓS COM JESUS

16 de fevereiro

      Uma Nova Oportunidade

    Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gênesis 6:9.

   Na vida de Noé, como acontece com muitos seres humanos, houve um episódio que, sem dúvida, o perturbou por muito tempo. Foi um momento vergonhoso e que trouxe vexame para toda a família. Ficou bêbado e sob os efeitos da embriaguez apareceu nu diante da vizinhança e da família, provocando escândalo e zombaria. 

   Com certeza no dia seguinte, quando lhe contaram o que tinha feito, Noé não teve coragem de sair à rua e olhar para os vizinhos. 

   Mas, quando o escritor bíblico faz um resumo da vida deste patriarca, diz que era um homem justo e íntegro entre seus contemporâneos, porque andava com Deus. 

   Aqui há algo maravilhoso que precisamos entender. No momento em que Noé ficou bêbado, sem dúvida estava longe de Deus, porque não é possível estar em comunhão com Deus e praticar atos pecaminosos ao mesmo tempo. Mas, a graça de Deus o alcançou e Noé levantou-se e, embora em seu passado houvesse episódios vergonhosos, no fim de sua vida ele é considerado um homem justo e perfeito. 

   Quanta esperança para os que um dia na vida foram feridos pelos dardos do inimigo. Quanta esperança para aqueles que um dia escorregaram e caíram e conheceram O gosto da derrota. 

   O segredo de Noé foi aprender a andar com Deus. Não é fácil, não. Às vezes, atraídos pelo brilho deste mundo, soltamos o braço poderoso de Jesus é aí nos machucamos, mas Ele sempre está com o braço estendido. 

   Disse alguém que muitas vezes a queda pode ter sido tão forte que não resta forças nem para levantar a mão. Mas é só olhar para Jesus, que entende tudo, que sabe interpretar nosso grito de socorro e corre até nós, nos levanta, cura nossas feridas e nos declara justos, como se nunca tivéssemos caído. 

   Seja a nossa oração hoje: “Graças, Senhor, por seres assim, por me amares e me compreenderes e me dares sempre novas oportunidades. Toma minha mão hoje e guia-me pelos caminhos da vida.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

O engano continua - Gênesis 34

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 34

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 34 – Grande parte dos que ensinam a Bíblia tende a apresentar os aspectos positivos dos seus personagens; porque, a verdade nua e crua da Bíblia pode assustar muitos crentes.

Jacó disse a Esaú que iria para Seir, entretanto foi para Sucote (Gênesis 33:14-17). O engano fazia parte da família. Seus filhos aprenderam dominar bem a prática da mentira (Gênesis 34:13).

A única filha de Jacó saiu sozinha a conhecer as mulheres da região da nova residência, evidenciando que “as más companhias corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33). Siquém, governador pagão daquela região agarrou-a e a violentou; contudo, depois a quis em casamento. Um requisito foi solicitado pelos irmãos de Diná: Todos os homens de Siquém deveriam circuncidar-se. Após três dias de aplicarem a condição, sob a liderança de Simeão e Levi, os filhos de Israel foram à cidade para cruelmente matar todos os homens – enquanto recuperavam do órgão genital dolorido; saquearam a cidade levando seus bens, mulheres e crianças.

“A horrível violação de Diná por Siquém motivou seus irmãos a manifestar uma reação de engano e violência muito maior que seu pai Jacó havia cometido”, comenta Philp W. Dunham. Mentira, assassinato, roubo, vingança, violência... Fazem parte do início da igreja do Antigo Testamento. 

Esse capítulo de chacina mancha as páginas da história do povo de Deus; porém, não é por capítulos assim que devemos afastar-nos do corpo de Cristo. Mesmo no Novo Testamento havia casos horríveis. Além do casal mentiroso em Atos 5:1-10, na igreja de Corinto “por toda parte se houve que há imoralidade entre vocês”, diz Paulo, “imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de um de vocês possuir a mulher de seu pai” (1 Coríntios 5:1) – o mesmo pecado da igreja do Antigo Testamento (Gênesis 35:22).

No tempo do fim, não é diferente. Ellen White afirma que “a igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá” (2ME, 380). Pois, “fraca e defeituosa como possa parecer, a igreja é o único objeto sobre que Deus concede em sentido especial Sua suprema atenção. É o cenário de Sua graça, na qual Se deleita em revelar Seu poder de transformar corações” (AA, 12). 

Apreciemos a Igreja como Deus aprecia e, permitamos que Ele transforme nosso coração! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...