quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Os Problemas da Língua

 A SÓS COM JESUS

3 de fevereiro

Os Problemas da Língua

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão, capaz de refrear também todo o seu corpo. Tiago 3:2.

O capítulo 3 de Tiago é o capítulo da Bíblia que mais se estende no estudo do poder da língua. No início ele dá a impressão de que o problema todo do ser humano está no mau uso da língua e que refreando esta, poderá controlar todos os outros impulsos. Quem não ofende com palavras, diz Tiago, é varão perfeito, capaz também de refrear todo o corpo. Quem ler somente versículo estará querendo corrigir os problemas no lugar errado. Mas quem continuar a leitura, até o versículo 12, descobrirá que a raiz do problema está no coração. “Pode a Figueira produzir azeitonas, ou a videira, figos?”, é a pergunta com a qual Tiago tenta levar-nos à verdadeira raiz do problema.

Quantas pessoas andam pela vida, feridas, machucadas, desiludidas e ofendidas por uma simples palavra e a pessoa que a pronunciou nem sequer sabe disso. Em alguns casos a palavra ferina, sarcástica, ofensiva, já se tornou um estilo de vida; nem percebemos, às vezes, que nossas palavras, como flechas acesas e envenenadas vão levando dor e tristeza aos semelhantes. 

Existem muitos tipos de desculpas que inventamos para continuar usando a palavra dura. Algumas são: “Sempre digo a verdade”, “Sou muito franco”, “Comigo não existem meias palavras”, “Sou sincero”, “Eu não ando com rodeios, o que tenho que dizer, eu digo”. Quem diz que a verdade e a honestidade machucam ou ferem alguém? As pessoas não são feridas pela verdade nem pela sinceridade, mas pela maneira como essa “verdade” é dita. 

Nunca poderia esquecer a entrevista que tive com meu presidente quando era um jovem pastor. Lá no fundo eu sabia que estava errado, mas não o queria reconhecer e estava indo para entrevistar-me com ele, armado “até os dentes”. “A melhor defesa”, pensava para mim, “é o ataque” e ia disposto a “atacar”. Mas a maneira como ele encarou o assunto, a maneira como ele disse as “verdades” me abalou, acabou com meus argumentos e me fez pedir perdão e corrigir algo que mais tarde foi chave em meu ministério. 

Como controlar a língua sem controlar o coração? E como controlar o coração sem permitir que Jesus habite nele? Não podem existir dois controles. “ Acaso alguma fonte jorra da mesma abertura, água doce e amarga?” pergunta Tiago no verso 11. Se você percebe que tem dificuldades com a língua, falando coisas certas nos momentos inoportunos, ou falando inverdades pelo gosto de falar ou dizendo boas coisas de maneira errada, e você sente que essa atitude já lhe trouxe muitos problemas na vida, acredite, o segredo não é fechar os olhos e contar até dez, antes de falar. Esse método é humano e os métodos humanos só curam por fora. O verdadeiro remédio é ir a Jesus e viver com Ele uma vida de comunhão permanente.

MINISTÉRIO  BULLÓN - MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...