domingo, 2 de junho de 2019

Rute 1 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Rute 1
Comentário
Jan Haluska


Não há uma curta história melhor do que a de Rute no mundo. Este simples relato é um testemunho da providência de Deus e do verdadeiro amor. Seus três personagens principais vão da desesperança individual à abundância compartilhada em quatro capítulos curtos.

A história começa com três viúvas sem filhos – e portanto, totalmente desamparadas – em Moabe. Esta dura situação leva Noemi, cujo nome significa “agradável”, a desejar mudar seu nome para Mara, ou “amargo”.

Como Jó, Noemi perdeu a sua família – marido e os dois filhos -, mas também como Jó ela não culpou a Deus como Satanás gostaria que ela fizesse. No entanto, a situação a levou ao desespero. Ela parece ter perdido a esperança no futuro e diz a suas noras que elas devem buscar a sua esperança em outro lugar. Rute, porém, desenvolveu a fé que Noemi apresentara anteriormente, e esta fé a leva à escolha de compartilhar o futuro da Noemi, desanimador o quanto pareça.

O capítulo termina com uma dica do que está por vir – “Belém” [Beit-Lehem] significa “a Casa do Pão”, e eles chegam “no início da colheita da cevada.” O amor de Deus não mudou; e existe segurança em Seu plano para elas.

Jan Haluska
Southern Adventist University

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...