domingo, 9 de junho de 2019

1 Samuel 4 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 1 Samuel 4
Comentário:
David Manzano

Quando as pessoas recusam arrepender-se e continuam na prática do pecado até onde elas vão? O relato trágico do capítulo quatro, revela que não apenas Hofni e Fineias, mas os líderes de Israel estavam dispostos a fazer qualquer coisa para manter seus caminhos de pecado e orgulho. Eles não fizeram nenhum esforço para discernir a vontade de Deus e decidiram ir para a guerra. Suas ações mostram que eles acreditavam que por serem o “povo escolhido de Deus”, poderiam fazer tudo de errado e ainda se saírem vitoriosos na guerra.

Os eventos do capítulo 4 trazem à mente muito da sabedoria da Palavra de Deus: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa … Ao contrário, ele é paciente com vocês não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9); “Quando os crimes não são castigados logo, o coração do homem se enche de planos para fazer o mal” (Ec 8:11); “Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente” (Pv 29:1). “O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos” (Jr 2:19).

Israel perdeu a guerra, os filisteus tomaram a arca. Eli, ouvindo isso, caiu da cadeira para trás e morreu, aos 98 anos de idade. Quando sua nora ouviu isso ela entrou em trabalho de parto e morreu. Ela havia dado a seu filho o nome de Icabode, que significa “A glória se foi de Israel”.

Mais tarde, Saul colocou sua confiança em Aías, filho do irmão de Icabode, que havia colocado um éfode, fingindo ser um sacerdote, em vez de confiar no profeta Samuel.

Quando não somos fiéis nas pequenas coisas e não estamos dispostos a ouvir e obedecer aos profetas de Deus, nunca possuímos grande fé. Que o significado de Icabode, “A glória se foi de Israel,” nunca se aplique a qualquer de nós.


David Manzano
#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...