segunda-feira, 30 de julho de 2012

Levítico 15


Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Levítico 15
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/15
Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 15

O capítulo 15 de Levitico trata da impureza dos corpos.

“Quando um homem tiver um fluxo que sai do corpo, o fluxo é impuro. Ele ficará impuro por causa do seu fluxo, quer continue, quer fique retido” (Lv 15:2-3).

O fluxo do corpo pode significar tanto um fluído que se esvai quanto um fluído estancado ou coagulado. Fluxos provenientes de vários tipos de infecções incluem diarreia, descargas uretrais (incluindo a gonorreia) e infecções respiratórias (como um nariz escorrendo).

Nos casos de fluxo do corpo, após o total restabelecimento da saúde a impureza se prolongava por sete dias. Então, no oitavo dia, duas aves deveriam ser oferecidas a Deus, uma pelo pecado e outra em holocausto. A pessoa então voltava a ficar pura.

“Quando um homem se deitar com uma mulher e lhe sair o sêmen, ambos terão que se banhar com água, e estarão impuros até a tarde” (Lv 15:18).

O intercurso sexual e o ciclo mensal não causavam impureza no sentido médico, mas causavam impureza ritual. Nos dois casos, não havia necessidade de se oferecer sacrifícios para a purificação. Após o intercurso sexual bastava lavar-se e esperar até a noite para ficar puro novamente.

Uma mulher menstruada ficava impura pelo tempo em que seu período durasse. Contudo uma mulher com um fluxo de sangue anormal de longa duração, após sarar necessitava oferecer sacrifícios (Lv 15:25-30).

Seja qual fosse a natureza da impureza, todo aquele que entrasse em contato com pessoas ou coisas impuras purificar-se-ia por meio de banhos, lavando ao mesmo tempo os vestidos, mas ficava “imundo” apenas até à tarde (v. 22).

“Mantenham os israelitas separados das coisas que os tornam impuros, para que não morram por contaminar com sua impureza o meu tabernáculo, que está entre eles” (v. 31).

As leis a respeito da higiene e pureza ritual serviam pelo menos a dois propósitos: (1) distinguiam os Israelitas dos outros povos como santos, separados para um Deus santo. (2) Com bem menos tratamentos médicos disponíveis estas leis a respeito dos banhos rituais e do isolamento preveniam que doenças infecciosas se espalhassem. A santidade pessoal tinha portanto um valor espiritual e prático.

Senhor, dá-me saúde e pureza a fim de que possa Te adorar como Tu mereces./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...