quinta-feira, 26 de julho de 2012

Levitico 11

Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Levítico 11
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/11
Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 11

O conhecimento acerca dos animais puros e impuros vem desde os tempos anteriores ao dilúvio. Tanto que na arca de Noé entraram sete casais de animais puros e um casal de impuros. Agora, na escola do deserto, Deus considerou importante repetir essas instruções.

“Vocês devem fazer separação entre o impuro e o puro, entre os animais que podem ser comidos e os que não podem. Lv 11:47, NIV”

Entre os animais que não deveriam ser comidos está o porco. “E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros” (Lv 11:7-8). Embora seja um alimento popular em nossos dias, cada vez mais a ciência comprova que a carne do porco é contraproducente em termos de saúde.

Acerca dos animais que se movem rente ao chão é dito: “Se um deles cair dentro de uma vasilha de barro, tudo o que nela houver ficará impuro, e vocês quebrarão a vasilha” (Lv 11:33). Deus estava protegendo o povo de adquirir doenças resultantes pelo contato com ratos e outros animais.

O apelo de Deus para a obediência a estas instruções alimentares veio da seguinte forma. “Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão. Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo” (Lv 11:44-45). Entendemos que a santidade abrange também o que comemos.

Hoje sabemos que a carne de alguns destes animais é deletéria à saúde, pois favorece o desenvolvimento de doenças. Mas Deus não utilizou este argumento. A razão apresentada foi acima de tudo relacional. Como um pai amoroso Deus disse o seguinte: “eu não comeria a carne destes animais. Então se quiserem ser santos como eu, também não comam”.

Deus convidou o povo para obedecer como fruto da gratidão pela libertação do Egito e pelo desejo de agradá-Lo em todas as coisas. Hoje também Ele deseja que obedeçamos pelos mesmos motivos.

Senhor ensina-me a te obedecer por gratidão e amor fruto da confiança na Tua direção./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...