sábado, 28 de julho de 2012

Levítico 13

Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária- Levítico 13
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/13
Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 13
Os sacerdotes de Israel, além de dirigirem atividades no culto, zelavam também pela saúde da comunidade.

“Disse o Senhor a Moisés e a Arão: Quando alguém tiver um inchaço, uma erupção ou uma mancha brilhante na pele que possa ser uma doença de pele contagiosa, será levado ao sacerdote Arão ou a um dos seus filhos que seja sacerdote” (Lv 13:1-2, NIV).

Se a doença de pele fosse superficial o sacerdote podia colocar o indivíduo em isolamento por sete dias então declará-lo limpo. Se, contudo, a doença de pele fosse grave a pessoa devia ser declarada imunda.

Quem ficar leproso, ou “tiver uma doença de pele contagiosa, usará roupas rasgadas, andará descabelado, cobrirá a parte inferior do rosto e gritará: ‘Impuro! Impuro!’ Enquanto tiver a doença, estará impuro. Viverá separado, fora do acampamento” (Lv 13:45-46, NIV).

Esta era uma notícia terrível para o indivíduo com graves consequencias para a sua vida social e familiar, pois teria que passar a morar fora do acampamento.

Embora austera, essa lei protegia o povo de epidemias. Esse é um exemplo de colocar o bem estar coletivo acima do bem estar pessoal. Em nossos dias não estamos acostumados a isso. Achamos que nosso gosto pessoal sempre deve prevalecer. Mas em termos de saúde pública as autoridades médicas precisam ter a palavra final, sob o risco de graves epidemias irromperem.

Nos dias de Israel a responsabilidade pela saúde pública era confiada aos sacerdotes. Em nossos dias diversos profissionais se revezam a fim de cumprirem essa tarefa. Entre outros, podemos citar os médicos e os profissionais de saúde de modo geral. Somam-se a eles engenheiros civis, administradores públicos e também juízes. Estes profissionais realizam uma nobre atividade.

Como sacerdotes modernos de Deus faremos bem em exercer algumas dessas funções outrora exercidas por Arão e seus filhos. Devemos também apoiar os profissionais que contribuem direta ou indiretamente para a saúde pública. Afinal de contas, a saúde e o bem estar pessoal dependem, em grande medida, do bem estar da coletividade./
Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...