sábado, 7 de julho de 2012

Êxodo-32


Reavivados por Sua Palavra- 
 
Leitura Diária- Êxodo 32
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/32

Comentários do Pastor Jobson Santos- Êxodo 32

Enquanto Moisés estava no monte com Deus um grupo de pessoas influentes do povo começou a ficar incomodado. Para eles, Moisés estava demorando demais. Eles pressionaram a Arão a fim de que promovesse uma festa ao Senhor.

A princípio parecia uma boa estratégia, ocupar a mente do povo. Mas os grupos de discussão quanto a que tipo de festa deveria ser feita, trouxeram sugestões diferentes do que Arão esperava. A idéia que prevaleceu foi realizar um “festival ao Senhor”.No entanto, junto veio a proposta de fazer um ídolo de ouro que pudesse “unir” as pessoas ao redor de um objetivo “palpável”.

Arão cedeu as pressões e concordou com o plano aprovado pela maioria. O dia da festa foi marcado. Os preparativos começaram. O acampamento tornou-se animado.

O bezerro de ouro foi colocado num lugar elevado e a festa começou. Após apresentarem holocaustos e sacrifícios de comunhão “o povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra” (Êx 32:6). A festa, em algum momento, fugiu ao controle, e pessoas começaram a tirar a roupa e a se envolverem em orgias sexuais.

Deus então diz para Moisés descer do monte, pois o povo havia se corrompido. Moisés desceu e ao ver o que estava acontecendo ficou tão irado que jogou as duas tábuas escritas pelo dedo de Deus no chão e elas se quebraram.

Moisés foi enérgico, nas a orgia não parava. Então convovou pessoas para se unirem a ele em restabelecer a governabilidade. Os levitas se juntaram a ele. As palavras de Moisés aos levitas foram: “Assim diz o Senhor , o Deus de Israel: ‘Pegue cada um sua espada, percorra o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho’. Fizeram os levitas conforme Moisés ordenou, e naquele dia morreram cerca de três mil dentre o povo” (Êx 32:27-28).

Triste fim para um momento na história de Israel que poderia ter sido áureo. Enquanto alguns estavam em oração e meditação aguardando as orientações que Moisés traria do seu encontro com Deus, outros estavam apenas preocupados com o entretenimento e a busca do prazer.

Querido Deus, neste momento da história em que estamos tão próximos da terra prometida, ensina-me a Te adorar corretamente./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...