quarta-feira, 11 de julho de 2012

Êxodo 36


Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Êxodo 36
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/36

Comentários do Pastor Jobson Santos- Êxodo 36

A construção do santuário foi um projeto colaborativo em que todos os que desejaram tiveram a oportunidade de participar.

Moisés delegou a construção do santuário a especialistas, mas com a condição de que as instruções dadas por Deus fossem seguidas fielmente. “Assim Bezalel, Aoliabe e todos os homens capazes, a quem o Senhor concedeu destreza e habilidade para fazerem toda a obra de construção do santuário, realizarão a obra como o Senhor ordenou” (Êx 36:1).

Deus havia dado orientações precisas acerca do tamanho de cada móvel, dos materiais que deveriam ser utilizados para a construção dos mesmos e da posição que que cada móvel devia ter no santuário. Mesmo assim havia espaço para a criação artística.

Moisés passou aos artífices todas as ofertas trazidas pelo povo. Nenhum projeto secundário foi desenvolvido com parte das ofertas trazidas.

Os artífices começaram a trabalhar e diariamente o povo continuava a trazer ofertas voluntárias. Quando as dádivas para o santuário já eram suficientes, eles avisaram a Moisés, que solicitou ao povo para não trazer mais ofertas.

Quando a quantia necessária de tecidos e ouro e prata e demais materiais foi alcançada as pessoas foram notificadas. Sempre que um projeto for desenvolvido para a obra do Senhor deve haver tal transparência. As pessoas devem ser informadas que os recursos desejados já foram alcançados. Isso gera confiança nos líderes que estão á frente do projeto.

Deus tinha planos específicos para o santuário e por isso cada peça e cortina tinha o seu lugar definido. Como uma lição objetiva do plano da salvação, o santuário do deserto devia seguir o modelo mostrado a Moisés no monte.

O modo como o santuário foi erigido traz lições para projetos que desejamos realizar para Deus em nossos dias. Em primeiro lugar precisamos pedir a Deus uma visão clara do que queremos alcançar. A seguir devemos reunir colaboradores que acreditem na importância do projeto e doadores movidos pelo Espírito Santo. Por último deve ocorrer uma prestação de contas do que foi realizado com os recursos existentes. Ao assim fazermos estaremos representando bem a Deus que é sábio e justo em todo os seus caminhos.

Senhor ajuda-me a ser fiel no desempenho das responsabilidades a mim confiadas.
/Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...