quinta-feira, 5 de julho de 2012

Êxodo 30

Reavivados por Sua Palavra- 
 
Leitura Diária- Êxodo 30
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/30


Comentários do Pastor Jobson Santos- Êxodo 30
Cada utensilio do tabernáculo tinha um propósito específico e por isso deveria ser construído exatamente de acordo com as orientações fornecidas por Deus.

O altar do incenso deveria ser colocado defronte da cortina que ficava junto a tampa da propriciação, a qual cobria as tábuas da lei do concerto. “Coloque o altar em frente do véu que se encontra diante da arca da aliança, diante da tampa que está sobre ele, onde me encontrarei com você” (Êx 30:6).

No altar do incenso deveriam ser oferecidas diariamente ofertas de incenso pela manhã e pela tarde. Além do serviço diário havia também o anual. “Uma vez por ano, Arão fará propiciação sobre as pontas do altar. Essa propiciação anual será realizada com o sangue da oferta para propiciação pelo pecado, geração após geração. Esse altar é santíssimo ao Senhor” (Êx 30:10). Nessa cerimônia anual o sacerdote suplicava a Deus que os pecados do povo fossem completamente apagados.

Perante um Deus santo nenhuma sombra de impureza devia existir. Por isso, os sacerdotes deveriam lavar as mãos e os pés antes de realizarem qualquer sacrifício e também antes de entrarem na tenda.

O óleo do santuário e o incenso do santuário deveriam ser preparados com os ingredientes certos e nas  quantidades exatas determinadas por Deus. Seu uso deveria ser exclusivo para as atividades sagradas. Se alguém preparasse a mesma fórmula para usar noutras ocasiões deveria ser eliminado do povo.

Cada Israelita dos vinte anos para cima deveria compreender que sua vida havia sido comprada por Deus e precisava ser resgatada. O reconhecimento seria feito através de uma oferta a qual seria encaminhada para os serviços do santuário. “Receba dos israelitas o preço da propiciação e use-o para o serviço da Tenda do Encontro. Será um memorial perante o Senhor em favor dos israelitas, para fazerem propiciação por suas vidas” (Êx 30:16).

O santuário do deserto levava as pessoas a pensarem de forma elevada acerca do Deus a quem serviam e acerca deles próprios. Se um Deus tão grandioso os havia resgatado certamente era porque eles eram muito valiosos.

Senhor, agradeço-Te por ter sido comprado por alto preço. Aceita a minha gratidão e o meu serviço de amor./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...