quarta-feira, 10 de junho de 2015

Tiago 4 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  
 Leitura Bíblica- Tiago 4

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Como surgem os problemas? Por que muitas orações não são respondidas? Qual a origem das brigas, confusões e conflitos? Como lidar com imprevisíveis?

Este capítulo é teológico-prático! Tem profundas lições de vida!

“Ao começar, Tiago apresenta as razões das discussões, das brigas e dos conflitos na comunidade (4:1-3). Ao fazê-lo, apresenta os fundamentos teológicos das tensões. O problema é que em lugar de escolher a Deus como amigo, Ele é visto como se fosse inimigo, e o mundo e Satanás são companheiros (vs. 4-6). Mas Tiago chama ao arrependimento, pedindo a seus ouvintes que se submetam a Deus, sabendo que Ele os exaltará (vs. 7-10).  Tiago, contudo, não conclui com esta suave nota positiva. Ele tem outra preocupação moral negativa que deve expor antes de falar das tensões econômicas. Para reverter as relações turbulentas devem acabar com as difamações e os julgamentos (vs. 11-12). Nesta passagem, não amenizará os assuntos. A seriedade da situação exige uma linguagem intensa”, resume Pedrito U. Maynard-Reid.

Temos muitas coisas a aprender. Observe:

1. Perversas paixões e sentimentos pecaminosos são fontes de desavenças, desentendimentos e desgraças nos relacionamentos (vs. 1-3);
2. A solução divina para acabar com problemas de relacionamentos é um insistente apelo veemente ao genuíno arrependimento (vs. 4-10);
3. Críticas, maledicências, fofocas, calúnias, etc. são claramente proibidas aos cristãos: “Não falem mal uns dos outros. A Palavra de Deus, a Mensagem, seu princípio Maior, condena a Maledicência [...]. Quem vocês pensam que são para se intrometer na vida alheia?” (vs. 11-12);
4. Além dos pontos citados, a Palavra de Deus também condena a arrogância e independência de Deus (vs. 13-17).

Alerta divina, mude logo de vida: “Vocês estão cheios de vocês mesmos. Toda essa arrogância é maligna. Na verdade, saber o que é certo e não fazer é pecado” (v. 17).

Embora este mundo esteja cada dia pior, aquele que é submisso, que se afasta de pecados e atitudes contrárias à revelação divina, que permite ser moldado e transformado pela Palavra de Deus, terá orações respondidas, paz em sua vida e confiança no Senhor – ainda que tudo pareça desesperador.

“Chega de se enlamear! Em vez de viver no pecado, busquem pureza de vida” diz Tiago. Precisamos conhecer e fazer o certo!

“Senhor, transforma-nos inteiramente. Amém”
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...