quinta-feira, 4 de junho de 2015

Hebreus 11 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Hebreus 11
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

O padrão de vida do cristão atinge o patamar da fé, o qual ultrapassa a intelectualidade e engenhosidade humanas. A fé é um dom/presente de Deus, mas cabe ao cristão exercitá-la em seu dia-a-dia! “Foi um ato de fé que distinguiu nossos antepassados, elevando-os acima da multidão” (v. 2, AM).

“A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova daquilo que não vemos” (v. 1, NVI). A fé orienta a crença do cristão nas origens/passado (v. 3), regula o foco no futuro (vs. 14-16) e determina o comportamento, decisões e atitudes, no presente (vs. 4-13, 17-38).

Após compreendermos o que Jesus fez e faz (capítulos 1-10) temos, neste texto, vários exemplos de fé, mostrando que viver pela fé não significa ser blindado, inatingível ou superpoderoso(a) diante das aflições cruéis.

Embora a fé destes gigantes da “Galeria da fé” seja louvável, “nenhum desses exemplos de vida de fé puseram a mão na recompensa prometida. Deus tem um plano melhor para nós: que nossa fé se junte à deles, para formar um todo completo, como se a vida de fé que eles tiveram não fosse completa sem a nossa” (vs. 39-40).

Neste mundo relativista/pluralista, Paulo mostra-nos que a fé leva-nos a ver Deus como o arquiteto e construtor tanto de nosso Planeta como da Pátria Celestial, bem melhor que qualquer outra pátria. Esta fé nos faz desapegar deste mundo a fim de apegarmos à promessa de uma pátria melhor, superior – a Pátria Celestial.

Ao virar as costas ao mundo tornamo-nos estrangeiros, peregrinos – diferentes. A fé que tirou o foco de Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e de muitos outros das ilusões prazerosas, eleva-nos ao mesmo patamar que eles viveram: Perseverar na fé mesmo em face ao sofrimento e morte cruéis!

Observe atentamente:
1. Deus não se envergonha dos fieis;
2. Deus prepara uma cidade aos fieis;
3. Deus apresenta os fieis do passado objetivando motivar fieis do presente para alcançar vitória no futuro;
4. Deus prova os fieis e os aprova neste mundo de infiéis.

O alvo da vida cristã não é a glória deste mundo, mas chegar à glória celestial... ainda que custe a vida!
Que Deus nos dê forças!

Imagens do Google
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...