terça-feira, 9 de junho de 2015

Tiago 3 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Tiago 3
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Alguém aprecia ser disciplinado e corrigido? Na maioria das vezes muitos respondem que sim, mas na prática ficam aborrecidos. Com ênfase além de missionária, que ultrapassa o teor evangelístico, esta carta visa chamar atenção dos conversos ao cristianismo objetivando disciplinar, corrigir e exortar – talvez por isso muitos não apreciem Tiago!

Alguns teólogos têm descartado a carta de Tiago, Lutero a chamou “epístola de palha”. E você?

Independente disso, o que Deus quer ensinar em Tiago 3? W. C. Taylor observa: “Este capítulo é um dos mais importantes do livro de Tiago, e mesmo da Bíblia inteira, e seu valor é incalculável a jovens pregadores”; e, logo declara: “Quem se sente movido a entrar no ministério por um espírito de vaidade mais do que pelo desejo de trabalho perseverante é indigno da posição”.

Extraímos dos versos 1-12 estes ensinamentos:

1. Nem todo falador será bom pregador;
2. Todo falador deve tomar extremo cuidado com as palavras;
3. Palavras precipitadas revelam falta de domínio próprio, ausência de sabedoria;
4. A língua é um órgão pequeno que faz um estrago tremendo;
5. A língua incontrolável está cheia de peçonha mortal, é pior que veneno.

“Há homens com uma aptidão moral para ensinar que são muito ignorantes. E há homens cheios de informações sobre uma multidão de assuntos que não têm o dom de ensinar coisa alguma”, diz B. H. Carroll. Ser sábio segundo o mundo é possuir uma sabedoria diabólica; precisamos da sabedoria do Céu (vs. 13-18).

Na igreja precisamos de líderes sábios segundo Deus. Pois estes...

• ...Não serão movidos por inveja, ambição e autoridade que promovem confusão, mas dependerão de Deus procedendo com mansidão, pois será regido pela verdadeira sabedoria. “Lembrem-se: Sempre que tentarem parecer melhores que os outros ou se aproveitar dos outros, tudo dará errado, e todos terminarão pulando na garganta do outro” (v. 16).

• ...Mostrarão caráter digno do nome cristão. Em todo tempo sua presença exercerá influência “cheia de gentileza, bom senso, misericórdia e é pra lá de abençoada” (vs. 17).

Cristãos desaprovados por Deus conduzem membros da Igreja de Cristo ao inferno. Portanto, devemos prezar por influências que tenham credenciais celestiais e fim de conduzir pecadores do inferno na estrada rumo ao Céu.
“Senhor, transforma nossas palavras, por favor... Amém”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...