sexta-feira, 22 de maio de 2015

Tito 2 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Tito 2
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

A Bíblia é um completo e maravilhoso manual de instrução. Seria tão bom se pregadores baseassem apenas nela para falar ao povo...
A tarefa de todo líder espiritual “é explicar os assuntos que contribuem para uma doutrina sólida” (v. 1). E, então, Paulo aplica (2-10):

1. Homens idosos devem ser orientados “a viver com equilíbrio, dignidade e sabedora, para que haja perseverança, fé e amor saudáveis”.
2. Mulheres mais velhas devem ser ensinadas “a viver com respeito, para que não sejam fofoqueiras nem bêbadas, mas modelos de bondade”.
3. Mulheres experientes deve ser inspiração às mais novas em “como amar o marido e os filhos”, em como ser “virtuosas e puras”, zelosas “pela casa e [...] boas esposas”. Não devem ser mau exemplo nem pedra de tropeço!
4. Jovens devem ser ensinados “a viver uma vida disciplinada”.
5. Quem tem função na igreja deve ser orientado a ser trabalhador leal, “sem falar mal pelas costas, sem atos de desonestidade”.

O ministro de Deus não deve ser omisso à verdade. Não deve negligenciar o alto e elevado padrão que Deus espera de cada cristão. Por isso, Paulo enfatiza: “Não corrompa seu ensino: ele deve ser sólido e saudável”.

Quais as vantagens de ensinar fielmente à Bíblia? “Assim, até alguém que seja contra nós, se não encontrar nada estranho ou errado, poderá no tempo oportuno, mudar de conduta” (vs. 7-8).
Com base em que isso pode acontecer?

Como cristianismo é mais que meros padrões de ética, Paulo afirma: “A salvação está disponível a qualquer um”. Eis o evangelho, o qual tem poder para, mediante a graça (vs.11-15) manifestada em Cristo...

• ...Capacitar o pecador a abandonar as paixões corruptas, perversas e imorais;
• ...Transformar a vida da pessoa para agir equilibrada, justa e piedosamente;
• ...Desenvolver esperança no advento de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo;
• ...Confiar nos méritos divinos como agente restaurador e purificador da imundícia do pecado;
• ...Receber poder para pertencer ao povo de Deus que “é cheio de energia para fazer o bem”.

Ao jovem Tito foi dito: “Edifique a coragem deles e discipline quem sair da linha. Você está no comando. Não permita que ninguém o humilhe”.

Deus conta com ousadia, coragem e firmeza dos jovens ainda que tenham de confrontar idosos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...