quinta-feira, 21 de maio de 2015

Tito 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Tito 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Procura-se muitos sermões na internet, em vídeo ou escrito. Outros ouvem-no pelo rádio ou assistem na TV. Você saberia dizer se eles são bíblicos? A mensagem está correta? A aplicação foi bem apresentada e é coerente com o texto inspirado?

Quando o sermão é fundamentado na Bíblia, qual é tua reação? Você mudou deste o último sermão que ouviu? Quem não ouve sermões pré-disposto a mudar, na verdade não o ouviu verdadeiramente; não estar aberto a mudanças significa dizer a Deus: “Não estou aqui para que me transformes”.

Todos precisam aprender do apóstolo Paulo a apresentar “a Mensagem de maneira precisa e explicando como viver de acordo com ela”. Seu “propósito é promover a esperança, apontando o caminho para a vida sem fim”. Ele diz: “Fui encarregado de proclamar a Mensagem por ordem do nosso Salvador, o próprio Deus”.

Paulo escreve esta carta a Tito, que, após saudação e introdução (vs. 1-4), passa a dar orientações eclesiásticas. Philip H. Towner divide os versos 5-16 em três tópicos:

1. Instrução geral a Tito: Colocar em ordem e terminar o que Paulo havia começado (v. 5);
2. Designar líderes capazes de instruir à igreja e de corrigir os oponentes (vs. 6-9);
3. Identificar e repreender aos oponentes da verdade (vs. 10-16).

O que fazer com aqueles que adulteram ao evangelho? “Há muitos rebeldes por aí, com discurso confuso, ilusório e nocivo. Os que cresceram como religiosos e que deveriam conhecer melhor a verdade são os piores. Eles precisam ser silenciados [...]. Eles deixam suas pegadas de lama em cada pensamento e ação. Dizem que conhecem a Deus, mas suas ações falam mais alto que suas palavras. Não passam de bajuladores, desobedientes e inúteis” (vs. 10-16).

Muitos líderes espirituais não têm o perfil nem foram chamados por Deus. Atualmente, “alguns dos que se supõem serem dedicados a Deus de coração e alma estão agindo contrariamente a Ele em Sua obra” (TM, p. 291).

Por outro lado, Deus tem bons líderes espirituais que representam bem Seu caráter e proclamam com integridade Sua Palavra. A estes, ninguém deve interferir em Sua obra.

Deus fala através de Seus líderes: Qual a tua reação? Acatas suas palavras quando eles te repreendem severamente para que sejas são na fé?

Reavivemo-nos!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...