domingo, 17 de maio de 2015

2 Timóteo 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- 2 Timóteo 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

É a última das cartas de Paulo. Agora, mais maduro e experiente; após ter feito muito por Cristo, fundado muitas igrejas, levado muitas pessoas a Cristo. Ele tem palavras poderosas a dizer-nos. Este legado espiritual é importante e devemos parar, ouvir e atender.

“A segunda epístola a Timóteo [...] é a expressão do coração de Paulo [...]. Foi escrita sob a visão das falhas do abandono dos princípios estabelecidos por Paulo na igreja” (J. N. Darby).

Baseado em Philip H. Towner, o esboço deste capítulo:
1. Saudação de abertura: O escritor, destinatário e saudação (vs. 1-2);
2. Chamado ao compromisso pessoal e ao ministério capacitado pelo Espírito:
a) Ação de graças pela fé de Timóteo (vs. 3-5);
b) Chamado renovado à valentia e fidelidade no ministério: Apelo à ação, o evangelho pelo qual sofremos, o modelo apostólico para Timóteo e o chamado à sucessão (vs. 11-14);
c) Modelos de vergonha e valentia (vs. 15-18).

Paulo escreveu as palavras desta carta “sentado em uma fria masmorra em Roma, tendo como luz apenas uma fresta no telhado e aguardando ser decapitado” (William MacDonald). Ele escreve para que o jovem Timóteo mantivesse firme a verdade, a doutrina e a pureza do evangelho; o que cabe também a nós:

1. Devemos agir sempre baseados no amor (vs. 1-2);
2. Orar sempre pelos outros, principalmente por quem trabalha para Deus (vs. 3-4);
3. Reconhecer o valor da mãe e da avó na educação espiritual (vs. 5-6);
4. Ter ousadia espiritual cheios de amor: “Deus não quer que sejamos tímidos com Seus dons, mas ousados, amorosos e sensíveis” (v. 7);
5. Não ter vergonha do verdadeiro evangelho, o qual trata de um Salvador que não teve vergonha de morrer por pecadores (vs. 8-10);
6. Correr risco para anunciar o evangelho unindo-nos à certeza de Paulo: “Aquele em quem tenho crido pode guardar até o fim aquilo que me confiou” (vs. 11-12).
7. Lutar neste grande conflito com fé e amor enraizados em Cristo, sabendo que muitos podem abandonar-nos, mas outros podem apoiar-nos/amparar-nos (vs. 13-18).

O verdadeiro evangelho não é palatável, não á apreciado com facilidade; por isso, pregadores fieis enfrentam hostilidades. Contudo, sejamos ousados e corajosos no poder do Espírito Santo.

Anunciemos verdades desprovidas de falsidades! Reavivemo-nos!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...