domingo, 3 de maio de 2015

1 Tessalonicenses 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- 1 Tessalonicenses 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

O cristão é a igreja. Sua vida é a Bíblia que muitos lerão. Muitos merecem reprovações, mas há outros que, sinceramente, merecem elogios e reconhecimento de suas atitudes positivas para influenciar outros.

Como é a igreja que merece e deve ser elogiada? Com base neste capítulo a resposta é aquela que for exemplar, evangelística, restauradora, misericordiosa, fervorosa e saudável em seu crescimento.

A igreja de Tessalônica do primeiro século recebeu uma carta do responsável por ela. Nesta carta, “Paulo, com sua maneira amorável, faz menção de seus colaboradores, saúda os crentes e dá graças a Deus pela ‘obra de fé’, ‘o trabalho da caridade’ e a ‘paciência da esperança’ dos tessalonicenses perante o Senhor (vv. 1-3). O Dr. Goodspeed traduz essa tríade cristã da seguinte maneira: ‘fé enérgica’, ‘serviço amoroso’, e ‘expectativa firme no Senhor Jesus Cristo’” (Frank M. Boyd).

“A igreja que se mantém cheia do espírito evangelístico”, aplica Frank, “dificilmente estará às voltas com o problema de tornar-se fria e desviada”.

A igreja de Tessalônica serve de inspiração para nossas igrejas do século XXI. As qualidades que agradam a Deus são:

1. Uma comunidade onde pessoas são eleitas de Deus, não um mero grupo de encontro social. Os escolhidos são aqueles que acolhem com amor, reverência e dedicação à totalidade da Palavra de Deus, revelando atitudes baseadas na fé, amor e esperança (vs. 1-5);

2. Uma comunidade onde cada cristão é um exemplo de Cristo que, apesar da oposição, permanece firme na Palavra de Deus (vs. 6-7);

3. Uma comunidade de crentes animados, entusiasmados e alegres no testemunhar ousadamente de Cristo àqueles que ainda não O conhecem (v. 8);

4. Uma comunidade que exala esperança, propaga confiança e certeza do que acontecerá no futuro: O advento de Cristo. Essa expectativa não é apenas teórica, mas viva e dinâmica (vs. 9-10).

A igreja...

• ...que perde a esperança viva perdeu o rumo, a direção e não tem nenhum propósito de existir.

• ...que desanima frente às tribulações perdeu o fôlego do Espírito Santo que dá alento até nos momentos desafiadores.

• ...onde a Palavra Divina perdeu a centralidade não será exemplo de cristianismo para nenhuma sociedade.

• ...sem amor, sem fé e sem esperança está morta, precisando ser ressuscitada urgentemente pelo poder divino.

Reavivemo-nos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...